Documento final do Sínodo dos Jovens

  • Xaverianos do Brasil Sul
  • Juventude

Três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos, 60 páginas: assim se apresenta o documento final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional". O texto foi aprovado na tarde de 27 de outubro na Sala do Sínodo. O documento foi entregue nas mãos do Papa, que então autorizou a sua publicação.

Continue lendo

Carta dos Padres Sinodais aos jovens do mundo

  • Xaverianos do Brasil Sul
  • Juventude

A Igreja e o mundo precisam urgentemente do entusiasmo dos jovens. "Sejam companheiros de estrada dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida. Vocês são o presente, sejam o futuro mais luminoso", exortam os Padres Sinodais na Carta a eles endereçada, cujo texto integral publicamo a seguir.

Continue lendo

Retiro da Juventude Missionária 2018

Um pouco desse final de semana maravilhoso❤

retiro jm 2018 2

    Deus vem e nos surpreende, coloca pessoas em nossos caminhos e momentos inesquecíveis. O retiro da Juventude Missionária tinha o objetivo de despertar o desejo pela missão e o amor de Deus em nossos corações, eu tenho certeza que todos os objetivos e expectativas foram alcançados e superados.

Continue lendo

DNJ, juventude construindo uma cultura de paz

  • Xaverianos do Brasil Sul
  • Juventude

O papel do jovem brasileiro na construção de uma cultura de paz é o foco do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018, celebrado no domingo, 21 de outubro. A juventude está organizada de maneira plural e com várias expressões: movimentos, grupos jovens paroquiais, grupos de PJs, novas comunidades, congregações entre outras, ressalta o bispo de Valença (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Nelson Francelino Ferreira.

Continue lendo

Um analise do Sínodo dos jovens

  • Eugênio Pulcini, sx.
  • Juventude

"Nunca conheci um pessimista que tenha conseguido realizar algo de valioso" (João XXIII).

As palavras de Papa Francisco, no início do Sínodo, revelam com clareza o fato de que mais de que sobre a juventude, é um Sínodo sobre a Igreja e sobre sua capacidade de ser fecunda pela fé e pela escuta da realidade. A Igreja, para poder ter mais credibilidade, é chamada a caminhar, enraizada e fundamentada na Fé, juntamente com os jovens convencida do fato de eles são capazes, se receberem apoio e confiança, de realizarem grandes coisas no sentido da construção do futuro.

Continue lendo

Francisco abre o Sínodo dos Jovens

  • Xaverianos do Brasil Sul
  • Juventude

O Santo Padre presidiu na manhã de 03 de outubro, na Praça São Pedro, à solene celebração da Santa Missa por ocasião da inauguração do Sínodo dos Bispos, que se realiza no Vaticano de 3 a 28 do corrente, sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Continue lendo

Sínodo da Juventude

Entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018, acontecerá, em Roma, o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo papa Francisco, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O sínodo é oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, sugestões e esperanças e, em conversão pastoral, oportunizar à juventude o “sair”, o “em saída”, para que seja sal e luz. Diz o papa Francisco: “Também a Igreja deseja colocar-se na escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até mesmo das vossas dúvidas e das vossas críticas […]. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”.

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018