As Aparições de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Gerardo Custódio Lopez, sx
  • Missiologia

Dia 12 de dezembro celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe Emperatriz das Américas. Ela apareceu ao Indígena Juan Diego, porém, mais que aparições   foram encontros, aproximações fraternas. Os encontros vão mostrando, por um lado, à Senhora que se revela progressivamente na identidade e no desejo que a leva a estar aí; por outro lado, Juan Diego e logo o bispo vão entendendo a identidade da Senhora na medida em que acontecem os encontros.

Continue lendo

Cada batizado um missionário

Outubro é o mês missionário, cada ano a Igreja nos convida a não esquecer a nossa vocação missionária. Este ano tem o tema: "Enviados para testemunhar o Evangelho da paz" e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) que vem ao encontro com a Campanha da Fraternidade que refletiu sobre a superação da violência.

Continue lendo

Caminhada missionária dos xaverianos na Tailândia

“Senhor, por meio do Fundador, nos reuniu em família religiosa, para tornar presente entre os não cristãos a Igreja que é comunhão e fraternidade nova em Cristo. Como família compartilhamos tudo...” (C. 35).  Nestas últimas duas semanas, estas palavras das nossas Constituições adquiriram particular relevância na nossa vida aqui na Tailândia.

Continue lendo

O missionário deve estar amparado unicamente em Cristo

“O bastão e as sandálias são a dotação dos peregrinos, porque assim são os mensageiros do reino de Deus, não gestores onipotentes, não funcionários estáveis, não divos em turnê”. A missão tem um centro e a missão tem um rosto: estes são os dois pontos que resumem o “estilo missionário” destacado pelo Papa Francisco no Angelus deste domingo, 15 de julho.

Continue lendo

A “Igreja em saída” de Bergoglio: adesões e resistências do clero brasileiro

Para Oscar Beozzo, a grande novidade do pontificado é a proposta pastoral, mas que nem sempre é bem aceita e compreendida

O professor Oscar Beozzo elenca vários avanços de Francisco nesses cinco anos de pontificado. Entretanto, aponta como central a perspectiva da “Igreja em saída”. Ele destaca que o Papa “quer uma Igreja em saída, que aceite sujar pés e mãos para socorrer os necessitados e que seja um hospital de campanha para os feridos nas vicissitudes da vida”.

Continue lendo

ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

De que falamos

Falamos de “espiritualidade” como espírito, força, jeito de ser e sentir, sentido que move, paixão que empurra e arrasta. Falamos de espiritualidade “missionária”, não no sentido amplo de “evangelizadora” ou “apostólica”, mas no sentido específico de “ad gentes”, tendo por objetivo os não-cristãos.

Continue lendo