angelus.jpg

“O bastão e as sandálias são a dotação dos peregrinos, porque assim são os mensageiros do reino de Deus, não gestores onipotentes, não funcionários estáveis, não divos em turnê”. A missão tem um centro e a missão tem um rosto: estes são os dois pontos que resumem o “estilo missionário” destacado pelo Papa Francisco no Angelus deste domingo, 15 de julho.

Continue lendo

FranciscoAudenciaGeneral.jpg

Para Oscar Beozzo, a grande novidade do pontificado é a proposta pastoral, mas que nem sempre é bem aceita e compreendida

O professor Oscar Beozzo elenca vários avanços de Francisco nesses cinco anos de pontificado. Entretanto, aponta como central a perspectiva da “Igreja em saída”. Ele destaca que o Papa “quer uma Igreja em saída, que aceite sujar pés e mãos para socorrer os necessitados e que seja um hospital de campanha para os feridos nas vicissitudes da vida”.

Continue lendo

earth-charter.jpg

De que falamos

Falamos de “espiritualidade” como espírito, força, jeito de ser e sentir, sentido que move, paixão que empurra e arrasta. Falamos de espiritualidade “missionária”, não no sentido amplo de “evangelizadora” ou “apostólica”, mas no sentido específico de “ad gentes”, tendo por objetivo os não-cristãos.

Continue lendo

ressuscitado.png

A origem da páscoa

A Páscoa era uma antiga festa dos pastores de ovelhas. Era uma festa pré-israelítica. Era celebrada na primavera, e era marcada pelo sacrifício de um animal novo, com um ritual de sangue, para obter a fecundidade dos rebanhos e ter a proteção dos animais, espantando os espíritos maus para longe dos rebanhos.

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018