Mês extraordinário missionário (vídeo)

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

Continue lendo

Paróquia Missionária, comunidade de comunidades (Vídeo)

A paróquia geralmente, tem apenas um desempenho burocrática, no sentido que é distribuidora de sacramentos e prestadora de serviços religiosos, portanto é um grande desafio que a paróquia se torne missionaria. O vídeo apresenta a experiência da paróquia São Francisco Xavier, atendida pelos missionários xaverianos formada por comunidade de comunidades em Coronel Fabriciano (MG).

Continue lendo

PARA UMA IGREJA E UM POVO EM PÉ

  • Elza Brogeato
  • Artigos

O que significa hoje ser missionários/as? Perguntamos isso a Elza Brogeato, missionária xaveriana. Após treze anos vividos no Tchad, voltou para o Brasil onde passou mais nove anos; em seguida voltou de novo no Tchad onde está há seis anos, como responsável das três comunidades das missionárias xaverianas que lá se encontram, entre Tchad e Camarões.

Continue lendo

CNBB aprova projeto para o Mês Missionário Extraordinário

Em reunião realizada nesta semana, de 20 a 22 de novembro, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) discutiu e aprovou o projeto de preparação do Mês Missionário Extraordinário (MME), em outubro de 2019. O Conselho Permanente, constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos conselhos episcopais regionais, tem caráter eletivo e deliberativo.

Continue lendo

Educar o coração, São Guido Conforti

  • Rolando Ruiz Duran
  • Artigos

A celebração xaveriana do dia 05 de novembro, que faz memória de São Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários Xaverianos, nos leva a seus escritos, em particular, a um texto inspirador para fazer o nosso processo de conversão a que todos estamos chamados. O número 7 do Capítulo Geral XVII dos Missionários Xaverianos, realizada há pouco mais de um ano, diz: "as repetidas interpelações do Papa Francis sobre a missão e a missionariedade, nos convidam a colaborar com um processo de "metanoia eclesial" (cf. RMi 49), por outro lado, nos convidam-nos a admitir que nós também como toda a Igreja, precisamos de uma profunda conversão. Na verdade, devemos reconhecer que não estamos em uma posição de vanguarda, mas estamos sendo desafiados pelo magistério papal a reexaminar nossa visão, a nossa maneira de ser, nossa espiritualidade e nossos projetos. Nós, portanto, precisam de "uma forte sacudida para impedir-nos contentar em conforto, a estagnação e calor, em termos de um determinado processo de discernimento, purificação e reforma (EG, 30)".

Continue lendo

São Oscar Romero, um santo para nosso tempo

  • Maria Clara Lucchetti Bingemer
  • Artigos

A santidade pode acontecer sem direta e necessária conexão com a moralidade, em especial dentro dos parâmetros casuísticos como tem sido concebida. Juntamente com esta afirmação está a convicção de que a santidade não ocorre necessariamente dentro dos cânones habituais de uma instituição religiosa.

Continue lendo