Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

PJMP celebra 43 anos de Organização Pastoral


A Pastoral da Juventude do Meio Popular estará completando, na sexta-feira, dia 09 de julho, 43 anos de luta, de reza comprometida com as causas do povo, com as diferentes realidades de jovens do Brasil. O DNO – Dia Nacional de Oração é um momento de partilha, comunhão, oração e reflexão, para que a juventude possa celebrar, festejar e comemorar o aniversário de sua pastoral.

A atividade dos 43 anos será um momento destinado a uma grande celebração virtual, a partir das 18h, noite em que também acontecerá a abertura do Seminário Nacional. “A celebração do DNO trará o simbolismo de comemoração do aniversário, mas, também, de abertura para outro momento importante da nossa organização pastoral, que é o seminário nacional”, destacou o Secretário Nacional da PJMP, Filipe Xavier.

Para o mês de julho, também considerado “o mês da PJMP”, acontecerá durante o seminário nacional, uma roda de conversa no dia 17, a partir das 15h e um sarau cultural, no dia 31, a partir das 16h, com o link, temas e informações a serem disponibilizadas nas redes sociais virtuais da PJMP. “O objetivo com o seminário é de proporcionar outros dois grandes momentos, dialogando com as artes, a música, poesia, as formas de expressão das juventudes do Brasil, incentivando e contribuindo na construção de um mundo diferente e justo”, disse Xavier.

pjmp2Confira a programação completa da celebração: https://pjmp.org/roteiro-celebrativo-do-dno-2021

Pré-programação

Para quem não conseguiu acompanhar a pré-programação realizada pela PJMP ainda nos meses de maio e junho, é importante destacar que essa agenda movimentou os grupos de jovens em uma grande rede virtual, por várias semanas.

Toda a programação do Dia Nacional de Oração, em celebração aos 43 anos de organização da Pastoral da Juventude do Meio Popular, foi pensada para dialogar, segundo o Secretário Nacional, com as pautas atuais da Igreja do Brasil e da América Latina. O calendário, guiado por um cronograma de datas celebrativas, propôs, além de uma contagem regressiva para os 43 anos, interagir e evidenciar o cenário brasileiro, que aponta para uma problemática comum: a luta pela vida e por justiça, em um contexto de mais de 500 mil vítimas da antipolítica na pandemia da covid-19.

A contagem regressiva para esse momento histórico e necessário, iniciou ainda no dia 30 de maio, quando faltavam 40 dias para o DNO. As atividades subsequentes contemplaram a contagem dos 30 dias, 20 e 10 dias para o aniversário da PJMP. Nessas datas simbólicas, foram realizadas as seguintes atividades:

No dia 30 de maio, aconteceu a atividade denominada: “Plenária Geral – Pacto pela Vida e pelo Brasil”, com a presença dos aliados/a: Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Sônia Gomes, Presidenta Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Dom Giovane, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO). A Plenária Geral firmou o compromisso da PJMP com o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil.

Assista a Plenária Geral: https://www.youtube.com/watch?v=xmzPp5ARKNE

Faltando 30 dias para o DNO, aconteceu a oficina temática: “Pelos Caminhos da América: processos de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina”, com a Irmã Valéria Leal, Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para as Juventudes da CNBB, na quarta-feira, 09.06, às 19h, na Plataforma Zoom. A Oficina Temática motivou as Juventudes do Meio Popular para o engajamento no processo de escuta da Assembleia Eclesial convocada pelo CELAM.

Assista a oficina temática: https://www.youtube.com/watch?v=2YRntquCxLE

No dia 18 de junho, faltando 20 dias para o DNO, também aconteceu a roda de conversa: “Terra, Teto e Trabalho”, dialogando sobre a temática da 6º Semana Social Brasileira, a partir das 19h, na plataforma Zoom, com assessoria de Dom José Valdeci Santos Mendes, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e bispo de Brejo (MA) e Alessandra Miranda, Secretária Executiva da 6º Semana Social Brasileira.

Assista a roda de conversa: https://www.youtube.com/watch?v=Sj7w0QIUWqY

Finalmente, para celebrar os 10 dias que antecederam o DNO, foi realizado o “Painel Cultural – Artes e Comunicação Popular: Caminhos Subversivos”, no dia 29.06, a partir das 19h, pela plataforma Streamyard, momento em que se efetivou o lançamento da Revista Eletrônica do Meio Popular e da PlayList do Projeto Nas Trilhas do Meio Popular, no canal do YouTube da PJMP, além de um bate-papo sobre cultura popular, mídias independentes e valorização das identidades da juventude do Brasil.

Assista o Painel Cultural:  https://www.youtube.com/watch?v=jN5vj7r_Lr8

pjmp1

Por Claudia Weinman/GT de comunicação – PJMP SC


Artigos relacionados

Juventude

Missionários Xaverianos animam encontro voltado às juventudes em Tomé Açu no Pará

Com o 3° ano vocacional, surge um anseio de todas as paróquias, de toda a igreja, a promover uma ...
Juventude

Juventude Missionária de Abaetetuba/PA realiza formação interparoquial.

No último domingo dia 03 de fevereiro aconteceu um encontro de formação da Juventude Missionária ...
Juventude

Envio para Missão Além-Fronteiras

No dia 18 de junho de 2018 na sede da CNBB do Regional Norte 2 em Belém, aconteceu a missa de env...
Juventude

Jovens brasileiros se preparam para o encontro “A economia de Francisco”

De 26 a 28 de março deste ano, Assis, a cidade de São Francisco na Itália, vai receber mais de 20...