Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Santa Marta modelo da Hospitalidade


"Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa” (Lc 10, 38).

Em 29 de julho, a Igreja nos convida a fazer memória de Santa Marta. Aqui não queria entrar naquela discussão entre Maria e Marta, quem foi a melhor com respeito a Jesus. Sabemos que como missionários discípulos de Jesus temos que integrar as duas. Temos que ser Maria-Marta. Temos que juntar oração e ação.

Queria aqui me referir a palavra Hospitalidade. Marta é modelo da hospitalidade. Num mundo cheio de muros, ódio, preconceitos, autofechamento e autodefesa, temos que ser especialistas em hospitalidade.

Hospitalidade é ter um coração aberto ao próximo. Um coração que sabe se abrir ao outro e lhe oferecer um lugar, onde possa se sentir acolhido, amado, escutado sem preconceito o julgamento.

Hospitalidade é uma nova espiritualidade que temos que redescobrir tanto na Igreja, como pessoalmente. E isso que quer dizer o Papa Francisco, quando fala que a Igreja deve ter as portas sempre abertas. Para o Papa a Igreja necessita ser o lugar onde todo mundo pode se sentir acolhido, especialmente as pessoas passando por momentos difíceis: os pobres, os pecadores, os marginalizados etc.

Hospitalidade é ser ponte, aconchego, gratidão. Sobretudo é ver em cada ser humano um filho ou filha de Deus que merece ser acolhido. “Era peregrino e me acolhestes... todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’" (Mt 25, 35;40).

E fácil viver assim? Não é fácil, mas é possível. Porque essa disposição requer gratuidade, sensibilidade, respeito, sacrifício e flexibilidade, porque a maioria das vezes, não escolhemos quem é o nosso hospede. Temos que o acolher sem julgamento e com amor.

Para nós cristãos e cristãs, o maior hospede que vem ao nosso encontro clamando e pedindo para ser acolhido nas nossas vidas é o próprio Jesus. Quando o acolhemos toda a nossa vida muda. "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo." (Ap 3, 20)

E para nós Xaverianos, o nosso Fundador São Guido Maria Conforti diria: “Amai-vos como irmãos e respeitai-vos como príncipes”. Santa Marta, rogai por nós!

Pe. Elvis Ndihokubwayo, sx


Artigos relacionados

Novidades

Encontro do papa com os cardeais

Os dias 29 e 30 de agosto, se realiza o encontro dos cardeais no vaticano com o Papa para refleti...
Novidades

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DO BISPO XAVERIANO DE PADANG, SUMATRA - INDONÉSIA

A Diocese de Padang está em festa. O povo de Deus e a Família Xaveriana na Indonésia se alegram, ...
Novidades

Os inimigos da santidade

Pelagianismo e gnosticismo, "inimigos sutis" da santidade No segundo capítulo da Exortação Apost...
Novidades

A tenda da misericórdia

Vivemos em 2016 o Ano da misericórdia instituída pelo Papa Francisco na festa da Imaculada Concei...