Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Os Missionários Xaverianos participam do 5º Congresso Missionário Nacional


O 5º Congresso Missionário Nacional que foi realizado em Manaus- Amazonas de 10 a 15 de novembro com tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema: “Corações ardentes pés a caminho” ajuda a lembrar e despertar de novo a consciência missionária de cada batizados/batizadas de ver e viver a missão Ad Gentes como paradigma da missão. O congresso reuniu em torno por mais de 800 pessoas: 40 bispos, 150 consagrados e consagradas, 110 presbíteros, 10 diáconos, 30 seminaristas, 300 leigos e leigas, representantes de povos originários e 200 voluntários e voluntárias das equipes de Manaus- AM

.

IMG 20231113 WA0036

Os missionários Xaverianos compostos pelo Dom Adolfo (Bispo da diocese de Alto Solimões), Dom Paulo (Bispo auxiliar da arquidiocese Belém), Pe. Estevão Raschetti (Missíologo) e Pe. Marselinus Yerisko (Animador missionário e vocacional Brasil Norte) participaram bem atentos, cheios de entusiasmos e expectativas para motivar e impulsar o espirito missionário de maneira especial missão Ad Gentes.

20231112 152225

O encontro foi dinâmico, marcado por momentos e atividades de reflexão e partilha com o objetivo de despertar e impulsar a consciência missionária e a ampliação e dinamização das quatro prioridades do Programa Missionário Nacional: formação missionária, animação missionária, missão Ad Gentes e compromisso profético-social. 
Também se realizou a caminhada dos mártires lembrando os fiéis que doaram sua vida para o Reino de Deus.

IMG 20231112 WA0094

Pe. Yerisko na sua reflexão destacou que participando pela primeira vez deste grandioso congresso ajudou muito a fortalecer o espirito missionário que marca sua identidade como cristão batizado e como missionário xaveriano. Também afirmou que este congresso lhe dar motivação para trabalhar com a juventude dando-lhes a consciência missionária e a beleza da missão Ad Gentes que pode ser como estilo de vida e determina a vida das juventudes.

 Dom Paulo afirmou que o congresso missionário nacional com o tema id da igreja local até os confins do mundo confirma nossa identidade no qual recebemos de nosso fundador Guido Maria Conforti. Temos que nos preocupar com a igreja local para que ela possa amadurecer até o ponto de enviar missionário. A missão enriquece a quem vai e quem acolhe. Por tanto, toda a igreja local deve se esforçar seja para enviar, ou seja para acolher missionários. 

Dom Adolfo falou que uma das conclusões deste congresso é a necessidade das nossas Igrejas locais com suas comunidades saírem aos confins do mundo a partir da sua presença significativa nas periferias geográficas, existências culturais e ecológicas sem descuidar a missão ad gentes além fronteiras. Hoje precisamos resgatar o primeiro anúncio que seria Jesus Cristo e não a Igreja assim fazendo com que esquente os corações das pessoas e que elas estejam a caminho de uma sociedade em construção pautada nos valores do Reino de Deus onde se sintam mais irmãs e irmãos. 

Por último Pe. Estevão Raschietti em um dos painéis, nos lembrou três elementos importantes na consciência missionária: sendo o primeiro a missão como abertura, afirmando que deve ter uma conexão com uma mística universal que eleva a compaixão com toda a humanidade. O segundo a missão como aprendizagem. A missão é chamada hoje a cruzar as fronteiras que ela mesmo criou (ad gentes) para aprender e desaprender uma maneira de se dirigir aos outros (contra gentes) a reaprender novamente na reciprocidade junto aos outros; o terceiro a missão como aproximação. Missão é assumir, partilhar e viver uma condição existencial de exclusão e de invisibilidade.

20231114 095053

Finalmente, como sabemos que como uma das conclusões desse congresso é fortalecer o espirito missionário e colocar a missão Ad Gente como paradigma da missão, a família xaveriana também está convidada a colaborar e levar para frente este objetivo e este sonho na missão, seja nas pastorais ou na vida cotidiana, sempre lembrando o lema FAZER DO MUNDO UMA SÓ FAMILIA. Que São Guido Maria Conforti e São Francisco Xavier intercedam nossa caminhada de ser missionário/a nesta terra.

 

Pe. Marselinus Yerisko


Artigos relacionados

Novidades

Dom Casaldáliga: “Não volto mais à Europa”

"Meu sonho era ir para a África quando chegasse o momento da aposentadoria, para viver na oração ...
Novidades

Sínodo: multiplicidade de temas

  Sábado, dia 12 e segunda, dia 14, concluímos a segunda etapa das intervenções no Plenário...
Novidades

A ONU declara 2019 o Ano Internacional das Línguas Indígenas

2019 foi declarado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o Ano Internacional das Língua...
Novidades

Vaticano intensifica a luta contra o tráfico humano

Conferência internacional reúne 200 especialistas para colocar em prática as Orientações pastorai...