Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Formação para a CF 2023: “Fraternidade e Fome”, Regional Norte 1


A Campanha da Fraternidade, “o jeito brasileiro de viver a Quaresma”, segundo o Padre Patricky Samuel Batista, tem como tema em 2023 “Fraternidade e Fome”. O Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou de 2 a 4 de dezembro um encontro de formação para conhecer melhor essa temática.

Imagem2Uma Campanha que busca “vivenciarmos a Quaresma na dimensão sociotransformadora, sociopolítica da fé, uma fé que tem que ser encarnada no chão”, afirmou Dom Adolfo Zon na acolhida dos aproximadamente 40 representantes de todas as dioceses e prelazias e das pastorais em nível regional.

Um encontro que conta com a assessoria do Padre Patricky Samuel Batista, a Ir. Gervis Monteiro e Dom Adolfo Zon. Ao longo dos três dias está sendo aprofundado o conteúdo da Campanha seguindo o método ver-julgar-agir, presente no Texto Base. O ponto de partida foi a partilha de como foi a preparação e vivência da Campanha da Fraternidade 2022 nas dioceses e prelazias, que teve como tema “Fraternidade e Educação”.

Ao longo do encontro, os participantes, a quem a Ir. Rose Bertoldo, Secretária Executiva do Regional, chamou a se sentir em casa, conheceram os objetivos da Campanha e foram refletindo a partir da realidade local. Uma temática que precisa ser iluminada à luz da Palavra, buscando chegar em ações concretas e estratégias de articulação da Campanha nas igrejas locais.

Dom Adolfo Zon destacou que o encontro “é um momento muito importante porque aqui se faz a apresentação da Texto Base, é apresentado o Objetivo Geral da Campanha, o que se quer atingir durante a Quaresma, e sobretudo ver quais ações podemos realizar das pastorais, dos movimentos populares para atingir os objetivos específicos”. O Bispo referencial das Pastorais Sociais no Regional Norte1insistiu na importância de abordar essa temática no momento atual.

“O Brasil depois da pandemia sofreu uma debilidade no combate à fome”. É por isso que “a Campanha vem para nos fazermos acordar, para nos colocarmos todos num mutirão e resgatar todas aquelas políticas, também aquela Campanha da CNBB de superar a fome no início do século, resgatar tudo isso para a través de uma mobilização do povo ir criando condições para diminuir os efeitos desta falta de alimentos”, lembrou o Bispo da Diocese de Alto Solimões.

“Quando os bispos escolheram o tema da fome foi uma continuidade da Campanha da Fraternidade de 2020, que se transformou na ação solidaria emergencial ‘É tempo de cuidar’”, disse o Padre Patricky. O coordenador de Campanhas da CNBB insistiu em que “tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar, também devido à pandemia da Covid-19 e às diversas opções que o governo fez de desmanche dos conselhos que favorecem uma alimentação de qualidade, os bispos então escolheram o tema da fome”.

Uma temática que é abordada pela terceira vez, depois de 1975 e 1985, e que “agora vem ainda mais agravado por esse contexto da pandemia”. O Padre Patricky destacou que “o tema traz diversas provocações, por exemplo o Brasil é conhecido no cenário internacional como celeiro do mundo”, se questionando: “Como é que ele permite que muitos dos seus filhos e filhas estejam nessa situação de fome, de vulnerabilidade social?”. Diante dessa realidade, “em linhas gerais, isso que os bispos esperam com a Campanha da Fraternidade, sensibilizar a sociedade para que a gente encontre caminhos de superação desses contrastes que existem em nosso país, para atender sobretudo os nossos irmãos e irmãs que estão nessa situação”, destacou.Imagem1 copy

Segundo o coordenador de Campanhas da CNBB, “a Campanha da Fraternidade é uma plataforma muito importante de diálogo com a sociedade. Prova disso a Campanha de 2017 que já falava da importância de nos envolvermos diretamente na construção de políticas públicas para que a gente possa cuidar sobretudo dos mais pobres”. Ele disse que “um dos caminhos que a Campanha apresenta é justamente essa parceria para que nós possamos ajudar a superar esse cenário, de sensibilizar a sociedade”.

“Daí alguns temas transversais que aparecem, como por exemplo a questão do desperdício de alimentos, políticas públicas que favoreçam também a agricultura familiar, e não simplesmente políticas públicas que favorecem o agronegócio e as comodities, mas que possam ser pensados realmente alguns programas”, afirmou o Padre Patricky, que como exemplo diz esperar “recuperar o PNE, Programa Nacional de Educação, que tem uma parceria com a agricultura familiar local”. Uma Campanha que segue uma dinâmica desde 2020: cuidar, dialogar, educar, alimentar.

Luis Miguel Modino,


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBS DO ALTO SOLIMÕES: SINODALIDADE

Na sexta dia 14 de setembro de 1022 iniciamos o 1° encontro diocesano das CEBS (Comunidades Ecles...
Diocese de Alto Solimões

Encontro de Pastoral de Alto Solimões

A Diocese de Alto Solimões encerrou nesta quinta-feira, 21 de abril, seu Encontro de Pastora...
Diocese de Alto Solimões

Indígenas do Vale de Javari resistem perante o perigo da pandemia

O Vale de Javari faz parte da diocese de Alto Solimões, município de Atalaia do Norte (AM), aonde...
Diocese de Alto Solimões

Formação em Política Públicas favorece presença da Igreja na Sociedade

Cristãos leigos e leigas formados para atuarem em realidades sociais e políticas que precisam com...