Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Um ano, passado com São Guido


Este ano jubilar foi uma oportunidade para eu crescer no conhecimento de São Guido Maria Conforti, desfrutando da sua companhia.

confortoÉ uma figura que sempre percebi muito próxima e que inicialmente, ainda jovem, despertou em mim curiosidade quando ouvia falar sobre ele os vários Missionários Xaverianos que conheci na minha paróquia de origem ou na comunidade de Desio. Esse sobrenome fez com que se tornasse quase uma pessoa da família, embora eu não soubesse muito sobre ele: afinal, só uma vogal nos difere!

Nos tempos do postulado e do noviciado em Parma, gostei de permanecer nas calorosas palavras de sua Carta aos Jovens (8 de março de 1925), porque sentia dirigidas um pouco também para mim: “Queridos jovens: não vim agora para solicitar sua oferta. Eu vim para lhes oferecer algo muito maior. Se o Senhor quiser, se vocês já estão sentindo o desejo há muito tempo, venho em nome de Deus para pedir-lhes o sacrifício de suas juventudes, seu talento, suas energias e seus mais legítimos e queridos afetos. Eu peço para vocês, em nome Daquele que se entregou por nós”.

E depois pude obter um exemplar das Constituições Xaverianas - a edição cor laranja que antecede à atual - e assim, pude reler várias vezes a Carta Testamento. Ficava impressionada com os tons afetuosos do Pai, alcançada pelo abraço dado “com uma efusão de coração”. Na época, não tive oportunidade de aprofundar o conteúdo do texto, a não ser por meio das Cartas Circulares de P. Spagnolo (LP), que o retoma em vários pontos de seus escritos. Penso em particular em LP 30, que é uma das cartas mais importantes porque transmite a síntese do nosso carisma precisamente a partir de Conforti, o progenitor do “xaverianismo”, como dizia o nosso Pe. Spagnolo.

Sempre me pareceu mais que uma coincidência que Conforti a tivesse assinado no dia 2 de julho, festa de Família para nós irmãs Xaverianas, dia marcado pela celebração das profissões religiosas, data em que, antes da reforma do calendário litúrgico, era a festa da Visitação.

Os acontecimentos da vida, depois de onze anos no Brasil, me trouxeram de volta à Itália e a Providência quis que eu estivesse em Parma neste ano jubilar, cúmplice também a pandemia. Esperava a oportunidade de aprofundar a Carta Testamento no Encontro dos Formadores de julho de 2020, que infelizmente foi cancelado. Ler, estudar, rezar e meditar este texto significa ir às fontes da Família Carismática Xaveriana, irmãos e irmãs juntos. Voltar lá depois de mais de vinte anos de consagração missionária e um período de missão, é reencontrá-lo com maior consistência. Creio que o que Gregório Magno diz sobre a Palavra também pode ser aplicado à Carta Testamento: “A Escritura cresce com quem a lê”.

Além disso, por uma série de circunstâncias, ao longo deste ano, comecei a animar os retiros mensais das comunidades das Irmãs da Casa Mãe e da Direção Geral precisamente sobre a Carta Testamento. Foi-me pedido que compartilhasse na minha pobreza o que eu mesma teria precisado receber para aprofundá-la, para conhecer, amar e viver melhor o carisma. Assim comecei a minha “escola”, levada pela mão do Padre Spagnolo e da Madre, que já haviam traduzido este texto para nós. Mas foi preciso também ter outras ajudas que me acompanharam em todos esses meses: estou pensando nos demais escritos de Xaverianos, como os Pe. Marini, Pe. Ferrari, Pe. Venturini, Pe. Zucchinelli, Pe. Tosolini, Pe. Ferro, Pe. Ceresoli ... uma multidão de testemunhas... Sozinha não consigo compreender bem esta carta, preciso da ajuda da própria Família e de quem soube aproximar-se mais ao coração do Santo Conforti.

Em particular, guardo para mim o retrato que ele faz do Xaveriano, presente e futuro, que, por analogia, poderíamos estender também a nós Missionários de Maria - Xaverianas. Isso é a resultante dos “famosos três coeficientes”. Ele destaca a importância da , do espírito de obediência e do amor pela Família Religiosa. Nessas poucas linhas de síntese, ele nos deixa os traços fundamentais do nosso rosto humano e cristão.

Quanto mais penso nisso, mais vejo a distância que me separa do ideal e da necessidade de conversão, considerando também as solicitações que vêm das mudanças pelas quais a humanidade está passando e dos desafios lançados pela missão em contínua transformação. Somos um povo, uma Família a caminho, mas com a necessidade de objetivos claros a serem perseguidos na unidade e na fé. P. Spagnolo chamava muito à atenção sobre a coesão, porque, como o seu pai Fundador, ele temia as divisões. O convite é viver a união com flexibilidade e leveza, capazes de se adaptar, sem muita ginástica mental, aos diversos cenários, harmonizando as diferenças (temperamentais, culturais, geracionais, de pensamento ...) que compõem nossas comunidades.

A nós, neste horizonte muitas vezes achatado no imanente, no aqui e agora, em que toda autoridade é posta em causa, nos é confiada novamente a tarefa de redesenhar o rosto humano e cristão do missionário segundo estas três perspectivas: fé, obediência e amor pela Família.

Elena Conforto, mmx


Artigos relacionados

Artigos

Outubro é o Mês das Missões!

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperaçã...
Artigos

A vocação humana para a Caminhada

Em diversas regiões do Brasil, é tempo de peregrinações, romarias e caminhadas. No primeiro final...
Artigos

Pré-sínodo da Juventude em Roma

“Os idosos sonharão, e os jovens profetizarão”. (Joel 3,1) - “Nós precisamos de jovens profe...
Artigos

Mensagem do 4º Congresso Missionário Nacional às comunidades eclesiais do Brasil

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, domingo, 10 d...