Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Pós pandemia: normalidade ou desejo de novidade?


A erupção do vírus nas nossas vidas nos desestabilizou e colocou nossa segurança pessoal em crise. Quando a vida recomeçar. Claro, devemos levar em conta as repercussões psicológicas, as incógnitas, as consequências econômicas e sociais, o aumento do cansaço físico e mental, a depressão, a violência ...

Mas o que nós queremos? Voltar à normalidade da pré-pandemia ou, neste período doloroso, também sentimos vontade de novidades, de ir mais longe? Voltar ao normal significa não ter aprendido a lição que a história nos ensinou. Como disse o Papa Francisco em 27 de março de 2020, não era possível pensar em permanecer saudável em um mundo doente. A pandemia revelou todas as lacunas em nossa sociedade e a sabedoria teria feito com que fossem consertadas, tratadas, administradas e curadas. Se, então, ampliarmos nosso olhar para o mundo, perceberemos situações ainda mais trágicas onde, mesmo antes da pandemia, não há segurança, nem mesmo quando... chegar à noite.

Pode ser que na sociedade em que vivemos nos sentíssemos muito seguros, ao ponto de prever quase tudo, enquanto em outros lugares, sob outros céus, haja mais formação nas carências, privações, incógnitas. Mas, acima de tudo, há mais treinamento de reação. Na verdade, é todos os dias que tentamos reagir para ganhar a vida e derrotar a morte em suas várias formas. A incerteza da existência desenvolveu a criatividade mais para desvendar, para se ocupar.

O Papa Francisco nos lembra isso em sua encíclica Fratelli Tutti: “A dor, a incerteza, o medo e a consciência das próprias limitações que a pandemia suscitou, ecoam o apelo a repensar nossos estilos de vida, nossas relações, a organização de nossas sociedades e, acima de tudo o sentido da nossa existência "(33).

O Papa recorda um dos seus princípios enunciados na encíclica anterior, Laudato si ': «Se tudo está interligado, é difícil pensar que este desastre mundial não esteja relacionado com a nossa forma de lidar com a realidade» (34), portanto «a salto para uma nova forma de viver "(35). Aqui, então, que o almejado retorno à normalidade não deve coincidir com o modo de vida que tínhamos antes da Covid-19. Seria mais útil mudar hábitos, caminhar para um estilo de vida mais sustentável, interessar-se pela situação dos outros, prestar mais atenção ao clamor dos pobres. São eles que suportam o impacto das mudanças em curso.

Mas as desigualdades não estão todas aqui. Mesmo dentro da nossa sociedade, estão surgindo profundas diferenças entre quem tem renda e trabalho garantidos e quem foi muito mais afetado por ter um emprego precário ou por atuar nos setores mais afetados pelo bloqueio.

Ser missionário hoje em nosso mundo deve nos motivar na formação para administrar o que é desconhecido, inesperado, repentino e fazê-lo junto com os outros, para sermos mais fortes, resistentes e solidários com todos. Para quem tem o dom da fé, isso pode se tornar uma tarefa para ajudar outros a entrar nesta visão das coisas. Como escreveu Alessandro Manzoni em “Os Noivos”, Deus sabe transformar bem tudo o que nos acontece, até as coisas mais dramáticas, como esta pandemia, desde que saibamos dar bom uso aos seus ensinamentos e não perder esta oportunidade.

Podemos dar testemunho de nossa fé aprendendo a lidar com a ansiedade, o medo, o medo, os acontecimentos inesperados, as inconveniências, compartilhando mais com os necessitados e clamando por ajuda. Ter também aquela capacidade de "reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social (FT 6), de fazer crescer" uma abertura universal sincera e cordial (...) deixando-nos enriquecer pelos outros (...) solidarizando-nos com as tragédias de outros povos ”(FT 146). Essa reação agora é chamada de resiliência!

Gianni Brentegani, sx.


Artigos relacionados

Artigos

Educar o coração, São Guido Conforti

A celebração xaveriana do dia 05 de novembro, que faz memória de São Guido Maria Conforti, fundad...
Artigos

Uma nova etapa dos xaverianos no Marrocos

Os padres xaverianos padres Antônio, Rolando e François, partir de 31 de maio de 2021, começam um...
Artigos

5º EJUMIX

Entre os dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro acontece na Paróquia Sant´Ana de Laranjeiras do S...
Artigos

O mito da liberdade de expressão

  “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, disse em seu discurso de posse o atu...