Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A opção pelos pobres


Os documentos dos bispos latino-americanos – em particular de Medellín e Puebla - falam da “necessidade de conversão de toda a Igreja para uma opção preferencial pelos pobres, em vista de sua libertação integral” (Puebla, n.1134).

Jesus fez a opção pelos pobres

Jesus cresceu no meio de uma realidade conflitante de exploração econômica, de convulsões sociais, de desintegração crescente das instituições e de explosões messiânicas. Desde o início de seu ministério público, Jesus rompe com o poder que escraviza, em sua tríplice dimensão – econômica, política e religiosa –, e assume a causa da libertação dos pobres, presos, cegos e oprimidos (Lc 4,18-19).

A parábola do samaritano solidário (Lc 10,25-37) ilustra bem a opção e a caminhada profética feita por Jesus, modelo para todos os que o seguem. Jesus contou a parábola do Bom Samaritano em resposta a um doutor da lei que lhe tinha perguntado: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”. Diante da preocupação do doutor da lei a respeito da “vida eterna”, Jesus indica o caminho que promove a vida sem exclusão já neste mundo. O centro da parábola é “um homem”,  ícone de todas as pessoas em situações de necessidade. Um homem vítima de assalto, semimorto, abandonado. Jesus revela, nessa parábola, aguda percepção da realidade social. Denuncia o sistema de exclusão e subverte os valores estabelecidos pelos senhores do Templo, aqui representados pelo sacerdote e pelo levita. Ambos viram o homem abandonado e passaram adiante. Contrariamente age o samaritano, pertencente a um povo odiado pela elite religiosa judaica, idealizadora do sistema do puro e do impuro.

A parábola reflete a prática cotidiana de Jesus de Nazaré. Sua vida foi pautada por atitudes de amor e solidariedade, sensibilidade e carinho, acolhida e perdão, cuidado e indignação. Em todos os lugares, suas palavras e ações são portadoras de liberdade e vida para os possessos das ideologias dominantes, para os doentes, enfermos e excluídos (=pobres, mulheres, pecadores, estrangeiros…).

Há quem diga: Jesus não era nem de direita nem de esquerda, nem de cima nem de baixo... Seria ele um ser etéreo? Ele não fugiu do mundo, dos conflitos e exigências da época. Ele não fica a igual distância dos grupos. Ele participa e toma posição, e o faz a partir de um “lugar social” bem preciso, definindo-se diante da questão vital: a instauração de uma sociedade outra, diferente…

cebs e sua pratica

 A Igreja fez a opção pelos pobres

O Concílio Vaticano II, por meio da Gaudium et Spes, formulou princípios orientadores para a missão da Igreja num mundo desigual e em transformação.

No fim do Concílio 40 bispos latino-americanos prepararam e assinaram o “Pacto das Catacumbas da Igreja serva e pobre”: Procuraremos viver segundo o modo ordinário da nossa população, no que concerne à habitação, à alimentação, aos meios de locomoção e a tudo que daí se segue.

Para sempre renunciamos à aparência e à realidade da riqueza, especialmente no traje, nas insígnias. Não possuiremos nem imóveis, nem móveis, nem conta em banco... em nosso próprio nome.

Desde o começo, as CEBs (Comunidades Eclesiais de base) praticam a eclesiogênesis, isso é, quando uma CEB passa dos 80 membros, ela se reparte em duas. E este crescimento missionário é bastante incentivado.

* As CEBs puxaram uma nova estratégia, pois elas simplificam tudo: as pessoas são todos por um e um por todos. Elas fazem que os cristãos sejam protagonistas, cresçam na fé, se conheçam e ajudem, celebrem, preparem a si e aos filhos para os sacramentos...

* Elas acabam com o anonimato na Igreja. * Elas dão valor ao lado do carisma, tirando a gordura da instituição. * Fazem que a Igreja de piramidal torne-se circular.

* Aprovadas pelos bispos, as CEBs se sentem integradas e em comunhão com a  Igreja. Elas colocam a Eucaristia, junto com a Bíblia, bem no centro. Participam da celebração eucarística e da vida paroquial.

* Formam-se “Federações de CEBs” e dá-se vida aos “Encontros Intereclesiais das CEBs” a nível regional e nacional.

* Sendo que os “círculos bíblicos” mexem com a realidade, puxando uma salutar transformação, eles acabam fazendo um trabalho político, pois tem a ver com o bem comum, a conjuntura, os direitos das pessoas, e com vícios e virtudes das estruturas e instituições. Colocar a Palavra de Deus como juiz da realidade, significa fazer que a utopia do Reino de Deus açode toda política. Deste modo as CEBs foram protagonistas na travessia da ditadura para a democratização do País.

Medellín falou alto da temática eclesial da libertação e Puebla da opção preferencial pelos pobres, duas balizas das CEBs. Assim como colaborou a “conversão” da Igreja latino-americana: a descentralização, o movimento do baixo para o alto e da periferia para o centro, enquanto a práxis milenar da Igreja é de cima para o baixo e do centro para a periferia.

Simplificando muito, poderíamos dizer que um grupo de vizinhos, geralmente pessoas das classes populares, decide se encontrar com espírito de fé, tendo também proximidade de consciência social: nasce uma CEB. Então determinantes são os encontros, que podem ser semanais ou quinzenais. Eles são na linha do chamado “círculo bíblico”.

Podemos colocar assim: nos encontros o grupo pega numa mão a Vida e na outra a Bíblia, confronta as duas e decide o que fazer. Em outras palavras: após a oração inicial, os participantes tomam conhecimento da realidade -de um problema existencial, através de dados ou de um fato...-, em seguida eles procuram julgar ou iluminar a realidade à luz da Palavra de Deus e, por fim, decidem o que fazer. Em suma, a Realidade (a Vida da nossa sociedade) é projetada no espelho da Bíblia que nos traz a Vontade de Deus: se a Realidade não bate com a Vontade de Deus (com o Reino de Deus) precisa arregaçar as mangas, agir, mudar, transformar. É a hermenêutica do método ver-julgar-agir.

Uma ideia tão simples vingou! Para subsidiar os encontros, foram produzidos centenas, milhares de cadernos, reproduzidos em milhões de copias impressas ou xerocadas ou mimeografadas. Nos anos 1970 e 80, os núcleos das CEBs chegaram a cem mil, espalhados no Brasil inteiro, especialmente nas zonas rurais e nas periferias. No ano 2000, quando já passara o pique das CEBs, existiam cerca de 70 mil núcleos de Comunidades Eclesiais de Base, nas cidades e no campo; existiam quase dois milhões de católicos adultos atuantes nas CEBs.

Peregrina neste mundo, a Igreja precisa ser discípula missionária do Senhor. Não distante, burocrática e sancionadora, mas evangélica, comunitária, participativa, realista e mística (CNBB, Doc 100, n. 37). A preocupação da justiça foi sempre presente na Igreja, embora às vezes fosse equivocada. É nesta preocupação que a Igreja desenvolveu sua Doutrina Social.

O papa Francisco nos diz: “A proposta é o Reino de Deus; trata-se de amar a Deus que reina no mundo. À medida que Ele conseguir reinar entre nós, a vida social será um espaço de fraternidade, justiça, paz, dignidade para todos” (EG 180).

SORRISO papa

 A Igreja América Latima fez a “opção pelos pobres” (antes tinha feito a opção pelos não-pobres?). A expressão “opção pelos pobres” espantou. Então em momentos seguidos falou-se de opção “preferencial”, “evangélica” e “não exclusiva”.

Porém não precisava tanto. Dizer “opção pelos pobres” não quer dizer “amar os pobres mais que os ricos”, mas “amar a todos, ricos incluídos, a partir dos pobres”.

Jesus não usa duas linguagens, não faz duas propostas: com misericórdia, vai ao encontro de todos, oferecendo-lhes a oportunidade de um novo caminho: é a libertação de todos a partir dos pobres. Zaqueu toma consciência (Lc 19,1-10): enriquecera à custa do empobrecimento do povo.

Ele se compromete a restituir o que roubou e Jesus lhe garante: “Hoje a salvação chegou a esta casa”.

Pe. Arnaldo De Vidi sx.


Artigos relacionados

Artigos

150 aniversário do natalício de São Guido

São Guido Maria Conforti nasceu em 30 de março de 1865, na cidadezinha de Casarola di Ravadese (Itália). Ele foi o oitavo filho de Reinaldo Confort...
Artigos

150 anos do nascimento do Beato Paolo Manna

O Beato Padre Paolo Manna nasceu em Avelino (Itália), no dia 16 de janeiro de 1872. Depois de ter frequentado a escola primária em Nápoles e o giná...
Artigos

Do “like” ao “amém”: Dia das Comunicações Sociais

Este ano, a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais será em 2 de junho, sobre o tema “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comu...
Artigos

Fake-news em tempos de pandemia

Estamos de acordo que as redes sociais são uteis e conectam pessoas, ajudam para compartilhar informações, conhecimentos, mensagens, conteúdos.... ...