Amigos e Leigos Xaverianos do Brasil Sul (Vídeo)

De acordo com os documentos xaverianos, por leigos missionários xaverianos (LMX) se entende as pessoas que participam do carisma missionário de São Guido, mantendo uma organização e autonomia própria. Por sua vez, amigos dos Xaverianos são os leigos que em vários níveis colaboram com os Missionários Xaverianos, compartilhando o trabalho tanto na Animação Missionária e Vocacional, como na missão.

Tanto os LMX como os amigos dos xaverianos têm a possibilidade de realizar um serviço missionário “ad gentes” e “ad extra”, de acordo com as próprias possibilidades, indo ao encontro das necessidades dos mais pobres e não cristãos, no primeiro anúncio.

Os grupos de leigos xaverianos no Brasil Sul em harmonia com os Missionários Xaverianos começaram a própria organização a partir do ano de 2009, sendo parte da Família Xaveriana. Os LMX buscam que a vocação missionária floresça sempre mais, participando e contribuindo na Animação Vocacional e Missionária, na Ação Pastoral, inclusive em projetos missionários “Ad Gentes”.

A finalidade dos Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul é atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária “ad-gentes” que é própria de todas as igrejas na espiritualidade e carisma de São Guido, na família, na comunidade, no trabalho, onde estiver, sendo corresponsável com a animação missionária na Igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia com a Congregação dos Missionários Xaverianos e diretrizes da Igreja, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz, a tolerância, o diálogo inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade, a misericórdia e a justiça com os pobres e excluídos à luz da perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo.

O vídeo, a seguir, apresenta depoimentos dos amigos e dos leigos dos Missionários Xaverianos, falando das próprias experiências e das vivências do carisma missionário Além-Fronteiras de São Guido Maria Conforti.