Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

A Carta Testamento na minha vida de Leigo Xaveriano


Federico é um leigo missionário xaveriano, coordenador dos leigos xaverianos do México, nos relata a seguir a sua experiência missionária a partir da Espiritualidade da Carta Testamento de São Guido.

Quando em 1985, tive o primeiro contato com os Missionários Xaverianos, o que mais me chamou a atenção foi o carisma de seu fundador, o Bispo de Parma, agora São Guido Maria Conforti. A paixão pelo crucifixo e por torná-lo conhecido aos não cristãos, inerente ao carisma de São Guido Maria Conforti, foi o motivo pelo qual na época decidi dedicar minha vida à Congregação dos Missionários Xaverianos.

Aos poucos fui conhecendo a vida do Fundador, seu carisma, seus escritos, as constituições, a sua obra episcopal e missionária que me ajudaram a tomar as decisões mais importantes de minha vida, principalmente porque reforçaram a minha educação cristã que recebi em minha família, isso me motivou a dedicar minha vida inteira à vida missionária.

O tempo foi passando, com o passar dos anos de formação religiosa e missionária, dedicado a discernir o que eu queria da minha vida e o que Deus queria para mim; tomei, junto com o meu diretor espiritual, a decisão de continuar, a serviço de Deus e do Evangelho, na vida leiga. Atualmente formei minha família e junto com minha esposa optamos por ser missionários xaverianos leigos.

Nesta ocasião, 100 anos após a publicação da Carta Testamento do fundador dos Missionários Xaverianos, permito-me exprimir as ressonâncias que teve na minha vida e as que poderão ter no futuro dos Leigos Xaverianos no México e no mundo.

Com efeito, a Carta Testamento é a herança mais preciosa que os filhos de São Guido poderiam ter recebido do Pai, sendo o testamento espiritual para seus filhos religiosos missionários; no entanto, para mim, como leigo xaveriano, constitui também a herança espiritual do carisma missionário que se aplica em qualquer estado de vida, em qualquer circunstância na opção do trabalho missionário e como fonte inspiradora de vida cristã, entendida como valor e opção fundamental do seguimento da mensagem de Jesus no Evangelho.

Refletindo sobre como a Carta do Testamento impacta minha vida e o que ela pode contribuir para os leigos xaverianos, posso fazer um extrato dos pontos mais importantes que podem ser aplicados à nossa missão de cristãos que optaram pelo carisma missionário.

O Fundador diz, em sua herança espiritual, que "a vida apostólica unida à profissão dos votos religiosos constitui em si mesma, o que há de mais perfeito, segundo o Evangelho, pode se conceber..." Esta frase é fundamental para seus filhos religiosos e os a transferência para nós como leigos, como batizados, onde a vida cristã vivida intensamente unida à vida apostólica que cada leigo pode escolher, resulta na tarefa de dar testemunho e de ser portadores da boa nova. Sinto-me empenhada em continuar na preparação evangélica que me permita continuar descobrindo o ser e a obra do cristão; o estado perfeito do cristão é ir continuamente à fonte: o Evangelho; A leitura, a reflexão, o aprofundamento, a oração e a prática nos permitirão ser fiéis ao mandamento de Jesus: Vá pelo mundo e pregue o Evangelho.

Quando a gente está consciente da missão, o faz vida, quer dizer, tudo o que faz em um dia a dia se torna uma vida cristã, pedindo a Deus que nos conceda “o espírito de fé viva que nos faz ver a Deus, buscar a Deus, amar a Deus em todas as coisas”, ou seja, permanecer no estado em quem foi chamado, procure partilhar a riqueza do Evangelho na própria pessoa, na família, no trabalho, na sociedade e segundo a possibilidade do leigo de viajar para quem não recebeu a mensagem do Evangelho.

Isso não será alcançado se as experiências pessoais não forem realizadas antes do crucifixo e antes da Eucaristia, que nos permitem ter um encontro pessoal com Deus através da oração, das práticas de piedade, da devoção à Virgem Maria, do amor e do exercício, as virtudes, a exemplo de tantas pessoas que compreenderam o que é a vida cristã, que a professam e a põem em prática na sua vida quotidiana.

Convencido de que tudo o que posso obter pessoalmente orando, estudando e refletindo, não dará o fruto esperado se não se traduzir em voltar-se para os outros, abandonar o nosso egoísmo e pensar nos outros, realizando efetivamente as obras de caridade que aquele que está a em torno de nós necessidades; isso além de levar uma mensagem evangélica que o incentiva e motiva a fazer o mesmo pelas pessoas ao seu redor.

Que Deus nos conceda, como leigos xaverianos, fazer nosso o carisma, aumentar nossa fé, para que em nossa vida haja total transparência dos valores evangélicos, humanos, espirituais e missionários herdados da vida de Santo Guido Maria Conforti e que junto com os missionários Xaverianos façamos do mundo uma só família, para que nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos.

Federico López Jiménez
Leigo coordenador – Guadalajara (México)


Artigos relacionados

Leigos

Amar Nossa Vocação leiga xaveriana: rumo ao Capítulo Geral

O título do tema do XVIII Capítulo Geral "Amar a nossa vocação xaveriana", nos coloca diante de a...
Leigos

Partilha da coordenadora dos leigos no Capitulo dos xaverianos

Na manhã do 25 de janeiro de 2023, os padres Xaverianos receberam em seu XVIII Capítulo (Assemble...
Leigos

Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no mundo

Sou a Patrícia atuo na igreja dedse os 12 anos de idade. Sou casada com o Ricardo e temos uma fil...
Leigos

UNIDOS NA ORAÇÃO, SOLIDÁRIOS NA PROVAÇÃO

Entre os dias 06  a 10 de julho de 2020, somos convidados a rezar pelos seminaristas do Bras...