Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Leigos Missionários Xaverianos: 10 anos de caminhada


Celebramos no mês de novembro 10 anos que o carisma xaveriano reuniu pela primeira vez em Assembleia os Leigos Missionários Xaverianos de três estados: Minas Gerais, Paraná e São Paulo em Hortolândia/SP. Naquela ocasião iniciou a organização do Laicato e a descoberta de sonhos, de gratidão e de fé em comum relacionadas com a questão missionária. Por iniciativa dos padres João Bortolocci e Rafael Lopez o encontro aconteceu em dois dias e contou com a participação de mais de 50 pessoas e outros padres xaverianos que contribuíram grandemente para formação e entendimento dos que tiveram a oportunidade de estar lá. E que retornaram para seus grupos e comunidades com o coração inquieto e uma chama acesa.

Alguns grupos já se reuniam para reza do terço missionário, adoração ao Santíssimo, formação sobre os xaverianos e até por isso a percepção dos padres em preparar a primeira Assembleia. Além de terem conhecimento de ex xaverianos que se reuniam esporadicamente e que também são parte do Laicato.

Bebemos da mesma fonte e partilhar do desejo de São Guido Maria Conforti em “fazer do mundo uma só família” nos deve fazer querer, estar e trabalhar em sintonia. E isso tem alimentado os Leigos nos últimos dez anos, fortalecendo os que caminham desde o início e cativando outros a conhecerem, permanecerem e partilharem o carisma e os sonhos. 

 Se ouvires a voz de Jesus que vos chama, respondam generosamente: “Iremos te seguir por qualquer caminho, iremos a qualquer lugar, será nossa glória ficar por toda vida às tuas ordens.” São Guido Maria Conforti

Neste período bastante coisa aconteceu: grupos se formaram e se encontram mensalmente; um Estatuto foi feito,  aprovado e registrado, restando agora a inscrição do CNPJ; sete subsídios de formação foram preparados como material formativo e de unidade para os grupos, sendo os três primeiros preparados pelo padre João, o quarto subsídio que foi preparado pelos Leigos com apoio e estrutura do material feita pelo padre Rafael, o quinto subsídio e o sexto foi preparado pelos Leigos também com auxílio dos padres assessores e o sétimo agora em 2020 também feito pelos Leigos com colaboração preciosa do padre João que destaca a importância da Carta Testamento de São Guido Maria Conforti em razão do Jubileu dos 100 anos da aprovação das Constituições Xaverianas. Um documento com as Regras de Vida que já são vivenciadas foi feito e também temos o Compromisso/Promessa que o Leigo assume após compreender e sentir vontade em realizar.

São 10 grupos atualmente que estão inclusive retomando as atividades agora no meio do semestre em razão da Pandemia de Covid19. Desta maneira, totalizamos aproximadamente 120 membros ativos na região. São seis grupos/núcleos com presença dos padres xaverianos e quatro que atuam em localidade com paróquia diocesana e em dois deles nunca houve presença xaveriana.

Foi a primeira Assembleia que possibilitou iniciar conhecer as realidades de cada local, apresentar os missionários xaverianos e sua atuação no mundo com uma formação consistente. Além de permitir que as pessoas de diversas localidades pudessem perceber que tinham sonhos em comum. E a vontade que todos tinham de dar um tipo de retorno a Congregação (Seminário, casa) e aos padres xaverianos pelos ensinamentos, alegria e formação recebidos.

Rezar pelas missões aqui e no mundo, o desejo do leigo em partir para missão ad gentes, fazer mais além dos limites das comunidades e paróquias e uma inquietação gostosa, um fogo no coração, uma vontade de amar e servir além das pastorais, como um modo de ser.

2AssembleiaLMX Hortolandia

Em 2012 tivemos a oportunidade enriquecedora da partilha da família do Alessandro e Alessandra Andreolli e seus filhos, leigos italianos que vieram fazer uma experiência missionária no Brasil, morando por um período em Laranjeiras do Sul-PR e que visitaram os grupos já existentes na época, participando inclusive da segunda Assembleia geral do Laicato.

Em 2013 no Capítulo geral dos Xaverianos, os Leigos estiveram presentes a convite e apresentaram aos padres, inclusive ao Superior Geral Luigi Menegazzo o que já haviam feito e o que desejavam fazer. Foi uma ótima oportunidade esta abertura recebida e que motivou bastante os Leigos de modo geral.

As reuniões da coordenação e os demais encontros foram possibilitando criar laços de amizade entre os Leigos das diversas cidades do Brasil e com os padres também e inclusive os estudantes e noviços. Podemos afirmar que temos uma relação de família entre nós.

CapítuloXaveriano2014

No início de 2016 houve o convite do Bispo xaveriano Dom Adolfo Zon para conhecer a realidade da Diocese do Alto Solimões na Amazonia. E em agosto do mesmo ano a coordenadora do grupo teve a oportunidade de passar dez dias na região e conhecer um pouco das necessidades e possibilidades de vivência e ação para uma futura Missão Leiga. Experiência essa que em novembro de 2016 foi apresentada em Assembleia e se tornou para os Leigos Missionários Xaverianos da região um objetivo comum de trabalho – é um sonho, mas um sonho possível e que a pequenos passos temos trabalhado para realizar a médio prazo.

Em 2016 também estivemos por duas vezes com o Padre Luigi Menegazzo e padre Mario Mula e partilhamos fotos, histórico, documentos impressos, subsídios, os sonhos e as possibilidades. Recebemos apoio, carinho e as orações. Eles conseguiram visitar três grupos da região e os leigos se sentiram muito animados com o interesse dos padres em entender e colaborar com os grupos.

Em julho de 2018, a coordenadora, secretária e mais uma leiga passaram alguns dias no Alto Solimões e fizeram também uma experiência missionária naquela região contribuindo para preparar a sonhada missão ad gente para os Leigos.

Cada grupo/núcleo se encontra mensalmente em reuniões que variam de uma hora e meia à seis horas. Varia de acordo com a realidade local. O grupo que permanece mais tempo reunido é composto 90% por casais. Na reunião é utilizado um dos subsídios produzidos (que traz formação e espiritualidade), são realizadas orações e leitura bíblica e partilha da vida (espaço aberto para acolher) e preparação de atividades comuns nas comunidades/paróquias.

E em todas as Profissões de Votos, os Leigos se fazem presente em grande número, pois entendemos que este apoio e motivação é importante para a vocação.

Regional SP Nana

Enfim, mesmo caminhando a pequenos passos, entendemos que estamos evoluindo. Se no coração se mantem a fé a missão vai se realizando aos poucos e se tornando efetiva no dia a dia. Pois, acreditamos, que a missão se faz com os joelhos dos que rezam, as mãos dos que ajudam e os pés dos que partem, não sendo isso necessariamente uma ordem, e podendo acontecer em conjunto ou não.

Destaco a missão dos LMX’s constante no Estatuto e difundida na atuação dos grupos:

“A missão institucional dos Leigos Missionários Xaverianos, no Brasil Sul, é atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária ad gentes, na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti, na família, no trabalho, na comunidade, onde estiver, sendo corresponsável com a animação missionária na Igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia e unidade com a Congregação dos Missionários Xaverianos e Diretrizes Gerais da Igreja – CNBB, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz entre todos os povos, o respeito inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade e a justiça com os pobres e excluídos.”

RegionalSP2017

Realizaram-se desde 2010 sete Assembleias Ordinárias, oito Encontros Regionais de Formação e uma semana missionária à nível de Coordenação geral em Hortolândia. Nas Assembleias todos os grupos enviam representantes. E ficou definido que a cada dois anos ocorre a Assembleia Ordinária de caráter eletivo e formativo e no ano que não tem Assembleia realiza-se o Encontro Regional de Formação em cada estado (Minas Gerais, São Paulo e Paraná) – então, a cada dois anos intercala entre uma atividade e outra.

 RegionalPR2017O primeiro Encontro da Juventude Missionária (EJUMIX) em 2015 foi planejado pelos padres com colaboração dos Leigos e em todos os Encontros seguintes houve participação efetiva dos Leigos.

Existe a Coordenação Regional – Brasil Sul, eleita a cada dois anos. A coordenação regional tenta englobar representantes de cada núcleo. E nos núcleos há um coordenador, vice, tesoureiro e secretário.

A ações missionárias nos grupos de base se alicerçam nas visitas às famílias, entidades como asilos, creches, penitenciária entre outras. Também houve cavalgada, carreatas, peregrinação nas Comunidades ligadas as Paróquias Xaverianas levando São Guido em procissão para que seja conhecido e amado. Além disso foram feitas ações sociais nas comunidades, campanhas das obras de misericórdia atendendo segmentos carentes. Houve participação e representatividade nos COMIPAs – Conselho Missionário Paroquial, COMIDIs – Conselho Missionário Diocesano, COMIPROs – Conselho Missionário Provincial, IAM – Infância e Adolescência Missionária, CRB – Conselho de Religiosos do Brasil, Cnlb - Conselho Nacional de Leigos do Brasil, CEBI entre outros.

RegionalMG2017

Para a gestão econômica a nível de Regional Sul foram promovidas a venda de chaveiros, a rifa de um celular e um bingo. Houve iniciativas dos grupos de base, como por exemplo: festas, jantares, almoços, participação nas festas paroquiais e semana missionária.

A formação missionária deve ser permanente e o Leigo comprometido deve busca-la. Amadurecer a fé centrados no Amor de Cristo e fundamentados nos ensinamentos de São Guido deve nos mover a viver e agir. Há muito material disponível no site dos Xaverianos, onde os Leigos têm espaço para publicações como essa aqui também.

Também as redes sociais são utilizadas para partilhar e estreitar laços de amizade entre os membros dos grupos e a coordenação. Algumas iniciativas particulares de formação aconteceram em quase todos os grupos.

O Jubileu da Carta Testamento já está contribuindo bastante na formação dos membros, mesmo não podendo ter encontros como desejado devido a Pandemia, também de modo online tem-se a oportunidade de aprender, lembrando que entre os Leigos tem também os que tem acesso limitado a internet e ao próprio manuseio dos meios tecnológicos. É preciso pensar em todos para que ninguém fique excluído.

Sonhamos com a missão no Alto Solimões com a presença de pelo menos 2 leigos por um período mínimo inicial de 6 meses, preparando o campo de missão para que possamos realizar a missão por um período maior.

Vale lembrar que uma leiga pelo Regional Sul 2 foi para uma breve uma missão na África – Guiné Bissau (Quebo – Projeto Paulo VI) por 60 dias, onde os LMX contribuíram com o custeio de mais de 50 % do valor total. Essa experiência também foi partilhada na Assembleia de 2016 e foi motivadora para os grupos. Clareou o entendimento de onde podemos focar esforços para realizar Missão além fronteiras, que no caso agora é no Alto Solimões.

E em fevereiro de 2018 a Direção Geral Xaveriana, com base nas decisões do 17º Capítulo Geral, escreveu aos Leigos, buscando entender nosso histórico, como atuamos e se estávamos enquadrados como amigos e benfeitores dos xaverianos ou como Leigos com carisma inseridos na comunidade. Através de um questionário apresentou-se o histórico. Isso para ter compreensão de como estão os Leigos Missionários com carisma Xaveriano no mundo todo e buscar partilha, unidade e pontos em comum entre os grupos presentes nas diversas regiões.

Acreditamos que São Guido Maria Conforti intercede por nós para que seja possível ser e atuar como Leigos Missionários Xaverianos. Ele que em 1902 quis enviar leigos para a missão, mas encontrou forte resistência. Ele morreu 30 anos antes do Concílio Vaticano II e havia efetivado na sua ação eclesial e vida os sonhos do Vaticano II no que diz respeito à Igreja Missionária e prenunciava o protagonismo dos Leigos na igreja. Ele é para nós modelo e testemunho de que amar à Deus é amar o próximo e que mesmo com limitações é possível realizar muito mais que pensamos.

Na Solenidade de Cristo Rei, que celebramos hoje, Jesus se faz presnete no rosto do irmão e recordar a história dos Leigos Missionários Xaverianos deve nos fazer refletir e agradecer por termos construído juntos uma história e nos fazer lembrar que há ainda muitos passos a serem dados, mas os primeiros já aconteceram e cada um de nós faz parte desse caminho.

Aqui um pouco do que somos, queremos e já realizamos. Somos família. A família xaveriana e que sonha junto com São Guido “em fazer do mundo uma só família”, onde o Amor de Jesus seja conhecido e vivenciado.

Patricia Nunes Araujo


Artigos relacionados

Leigos

REDES SOCIAIS

O Papa Francisco, atento aos desafios do mundo atual confia à Igreja, na Rede Mundial de Oração, ...
Leigos

XVIII ASSEMBLÉIA ANUAL DO LAICATO XAVERIANO – REGIONAL NORTE/BRASIL

Nós, Leigos e Leigas Missionários Xaverianos, realizamos desta vez a Assembleia no dia 1º de outu...
Leigos

Fazer do mundo uma só família no amor!

Dos meus 51 anos, 37 foram vividos nesta Paróquia Sant´Ana, de Laranjeiras do Sul, conduzida pelo...
Leigos

O carisma xaveriano compartilhado!

O carisma missionário recebido de São Guido, é um dom do Espírito para a Igreja, e, portanto, é u...