Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

O carisma xaveriano compartilhado!


O carisma missionário recebido de São Guido, é um dom do Espírito para a Igreja, e, portanto, é um dom a ser acolhido pelo povo de Deus, pelos consagrados e consagradas e, pelos leigos/as.

A experiência de Família que vivemos é de partilha do carisma missionário. Com São Guido ainda vivo, Dom Luigi Calza, bispo xaveriano de Cheg-Chow China, fundou um Instituto religioso feminino, as Irmãs de São José, que apesar da perseguição do comunismo, continua ainda vivo. Nos anos quarenta (1940), o padre xaveriano Giacomo Spagnolo acompanhado por Celestina Bottego iniciou o Instituto das Missionárias de Maria-Xaverianas.

Durante os anos 80 (1980), leigos/as que frequentavam as comunidades xaverianas, principalmente na Itália, começaram uma caminhada de identificação com o carisma xaveriano, vivendo a própria vocação laical. Desde então, grupos de leigos/as surgiram em quase todos países, onde trabalham os Missionários Xaverianos. Ultimamente, alguns grupos de famílias expressaram o desejo de aderir ao carisma de São Guido. Tudo isso, constitui uma bela realidade que, conduzida pelo Espírito, vai crescendo e dando frutos em prol do Reino de Deus.              

A canonização de São Conforti, outubro de 2011, foi um verdadeiro kairós para a Família xaveriana. A Igreja, ao reconhecer a santidade de vida do Fundador da família xaveriana, indicando-o como modelo de vida cristã e missionário para toda a Igreja. Desde então, estamos sentindo de forma especial, que a Igreja renovou a confiança na nossa família. E esta confiança deve ser acolhida com grande alegria.

Com a família xaveriana somos depositários de um grande tesouro – o carisma missionário – que recebemos como herança. Acolhamos como família este tesouro na nossa realidade que é grande e, ao mesmo tempo, vulnerável. Aquilo que deve dar serenidade, alegria e força interior é o fato de que, como diz São Paulo, “eu sei em que tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia aquilo que ele me confiou” (2 Tm. 1,12).

Jutos como missionários e missionárias, estamos realizando o grande sonho de São Guido Maria Conforti de "Fazer do mundo uma só família".


Artigos relacionados

Leigos

Partilha da coordenadora dos leigos no Capitulo dos xaverianos

Na manhã do 25 de janeiro de 2023, os padres Xaverianos receberam em seu XVIII Capítulo (Assemble...
Leigos

KAIRÓS PARA A FAMÍLIA XAVERIANA

Em 02 de julho de 1921 são  aprovadas as Constituições da Pia Sociedade de São Francisco Xav...
Leigos

Em Atalaya com os povos indígenas

Marta, leiga xaveriana espanhola, trabalha em Atalaya do Norte (AM), na diocese de Alto Solimões....
Leigos

Memória e partilha em sintonia aos 70 anos dos Xaverianos no Brasil

Nós Leigas(os) Missionárias(os) Xaverianos de Hortolândia, e o Pe. Rafael Lopez Villasenor, estiv...