Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

A nova missão xaveriana em Chade


Os missionários xaverianos da região Camarões-Chade abriram em 2019 uma presença missionária em Bitkine, Chade, no vicariato apostólico de Mongo. É um vasto território onde os cristãos são apenas uma pequena minoria, 1% da população. É uma missão  "nas periferias", no sentido mais amplo do termo. Periferias humanas: porque a população não tem acesso às muitas bênçãos materiais que a providência proporcionou no Chade e a isso se soma uma forte presença de refugiados sudaneses fugindo das atrocidades da guerra em casa. Periferias missionárias: porque o anúncio do Evangelho ainda engatinha. Periferias geográficas: já que o meio ambiente está muito distante dos principais centros urbanos do país.

Em maio de 2023, o padre Ntabala Ntamwira Antoine Budubula foi nomeado pároco desta paróquia de Bitkine. Ele compartilha conosco sua experiência nesta terra missionária. É um jovem missionário xaveriano da Arquidiocese de Bukavu, na República Democrática do Congo.

Desde 2019, missionários xaverianos da região Camarões-Chade abriram uma presença missionária em Bitkine, Chade, no Vicariato Apostólico de Mongo. Por que Bitkine?

A escolha de abrir uma presença missionária em Bitkine foi motivada pelo desejo de responder ao nosso carisma: o de anunciar o Evangelho de Cristo àqueles que ainda não o conhecem. E para isso, Bitkine é uma missão de primeiro anúncio. Na verdade, Bitkine é uma paróquia onde a população nômade e sedentária, grupos étnicos árabes e negro-africanos, muçulmanos, animistas e cristãos coexistem. Entre estes últimos, há os que são do sul do país. Esta paróquia é a única no centro norte do Chade com cristãos indígenas. Nossa presença é, portanto, uma "missão nas fronteiras". Por isso, tem a vocação do encontro e o desejo de apoiar minorias de menos de 1% de católicos dispersos em um território, mantendo cerca de 95% dos muçulmanos pela presença, testemunho e serviço. É uma Igreja de diálogo de vida e colaboração diante dos desafios comuns da água, da segurança alimentar, da saúde, da escola e da paz.

chad

Concretamente, em que consiste o seu serviço missionário neste lugar, que tem apenas 1% de cristãos?

Desde a nossa chegada, em setembro de 2019, estamos envolvidos na animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), na formação de catequistas, na organização da catequese, na animação da pastoral paroquial visitando comunidades dispersas, porque algumas estão a mais de 130 km do centro onde vivemos. O diálogo inter-religioso está no centro das nossas prioridades pastorais. Parafraseando as palavras do apóstolo Pedro no centurião Cornélio, posso dizer que com a nossa presença procuramos ser testemunhas de um Deus que é Pai de todos e imparcial (At 10,34).

Muçulmanos e religiões tradicionais são a maioria em sua área. Como são as relações entre cristãos e crentes de outras religiões?

Entre muçulmanos, seguidores da religião tradicional e cristãos há uma boa relação. Muitas famílias são inter-religiosas, pode-se dizer. Porque há cristãos, muçulmanos e os da religião tradicional, então na família há convivência. As adaptações do Islã aqui não são fundamentalistas. Embora também seja verdade que em alguns lugares os cristãos são considerados "Kafir", isto é, incrédulos. Além disso, o poder econômico e político está nas mãos dos muçulmanos e alguns cristãos para obter uma promoção no trabalho às vezes são forçados a se converter ao Islã, caso contrário, eles perdem essa oportunidade. Apesar desses casos isolados de desconfiança que têm sido notados por alguns, há a promoção da convivência pacífica entre muçulmanos, cristãos e seguidores de religiões tradicionais. Todos os anos, no dia 28 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Convivência Pacífica. Em nossa paróquia, organizamos em colaboração com protestantes, muçulmanos, sob um tema escolhido de comum acordo. Além deste dia, temos outros espaços para os encontros: o Centro Cultural, as bibliotecas paroquiais, o centro da mulher e as sessões de formação sobre o diálogo inter-religioso.

Você vem de um país e de uma arquidiocese onde os cristãos são a maioria. O que significa para você viver nesta região onde o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo ainda está engatinhando?

Cresci em um ambiente predominantemente cristão. Esse ambiente moldou meu ser religioso e missionário. No entanto, o que me levou a ser missionário xaveriano foi estar disponível para ir onde Cristo ainda não é conhecido para anunciar o Evangelho. Bitkine e todo o Vicariato Apostólico de Mongo são lugares do primeiro anúncio do Evangelho e, portanto, espaços para responder ao chamado que recebi na família xaveriana e de acordo com o carisma que nos legou o fundador, São Guido M. Conforti. Para mim, viver num ambiente onde o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo ainda está na sua infância, consiste em continuar a missão que Cristo confiou aos seus discípulos: "Saí de todas as nações, fazei discípulos: batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... (Mt 28,19-20). Imagine por um momento que os primeiros discípulos do Senhor Jesus não tivessem pregado o evangelho. Como essa boa notícia teria chegado até nós? Então, como os não-cristãos viriam ao Senhor se ninguém pregasse? Conheci o Senhor porque os missionários que vieram à minha Arquidiocese de origem levaram a sério essa missão e nos falaram de Jesus. E, de fato, à medida que o evangelho nos foi pregado, eles também passaram um bastão de revezamento para nós, para que nós também fizéssemos o mesmo para que outros pudessem ser salvos.

Por estar localizado na fronteira com o Sudão, o Vicariato de Mongo abriga muitos refugiados sudaneses. Como é organizado o seu atendimento e quem cuida de você?

Desde abril de 2023, o Chade enfrenta um fluxo maciço de refugiados sudaneses que fogem de confrontos entre duas facções militares rivais, lideradas por dois homens por trás do golpe de outubro de 2021. O Vicariato Apostólico de Mongo, através da Cáritas diocesana, está nos campos de refugiados para fornecer ajuda alimentar e não alimentar. De acordo com o testemunho do padre Calero Jesús sx, vigário geral de Mongo e membro da comissão diocesana para o cuidado dos refugiados sudaneses, "há muito a fazer todos os dias porque acolhemos milhares de refugiados que chegam sem trazer nada".


Artigos relacionados

Missiologia

O que vimos e ouvimos vos anunciamos

O desejo de responder com amor a quem nos amou primeiro é a essência da vida cristã. Tomar consci...
Missiologia

Igrejas vazias, para quem toca o sino?

No ano passado, antes da Páscoa, testemunhamos assombrados o incêndio da catedral de No...
Missiologia

Amar a missão Ad Extra

O Cristo ressuscitado enviou seus discípulos para serem suas testemunhas até os confins da terra ...
Missiologia

Carta do 5º Congresso Missionário Nacional

Em uma carta aos missionários e missionárias das Igrejas locais, o 5º Congresso Missionário Nacio...