Notícias desde Tailândia

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Nonthaburi (Tailândia), 24 de Dezembro de 2012 * Queridos irmãos e irmãs: Como vocês estão? Eu estou bem, graças a Deus. Depois de um ano estudando inglês nas Filipinas, eis-me aqui em terras tailandesas.

Faz mais de duas semanas que cheguei à Tailândia – no dia 07 de dezembro – e este período tem sido bem movimentado. Estivemos visitando alguns lugares – vilarejos e campos de refugiados – na diocese de NakhonSawan onde provavelmente vamos trabalhar.

São realidades desafiadoras que pedem o anúncio do Evangelho; que pedem o anúncio da Boa-Bonita mensagem de Jesus.

Na diocese de NakhonSawan encontramos pe. Joseph que nos acolheu dizendo: “Sejam bem-vindos! O mesmo sol que brilha na vossa pátria, brilha aqui também. Portanto, sintam-se em casa.” Atualmente moro em uma cidade chamada Nonthaburi na província de Bangkok. A nossa comunidade é composta de quatro padres: dois italianos, um camaronês e eu brasileiro. A nossa presença na Tailândia é recente.

Os dois primeiros Xaverianos chegaram aqui no mês de janeiro deste ano. As irmãs Xaverianas invés, estão trabalhando aqui desde o ano 2000. Próprio porque a nossa presença na Tailândia é recente nós ainda não temos uma paróquia. A nossa casa é situada em uma paróquia dos padres do Pime. Eles possuem um amplo ambiente com a paróquia, uma casa de retiros, um orfanato e outras estruturas onde – juntamente com as irmãs Xaverianas – eles realizam atividades muito significativas.

Neste período tivemos a oportunidadede visitar, juntamente com o pároco, algumas famílias que residem no território da paróquia. Levávamos conosco a imagem do menino Jesus como sinal do Deus que vem abitar no meio de Deus. A maioria daquelas famílias nãosão cristãs, porém desta maneira partilhamos com eles a nossa fé e ao mesmo tempo eles partilham conosco a vida deles. Posso dizer-vos que estou feliz por estar aqui. As dificuldades são tantas, a começar pela língua – bem desafiadora. Mas este idioma é tão bonito que não vejo a hora de começar as aulas de tai. A minha comunidade e as irmãs Xaverianas tem me ajudado a realizar aquele mistério pascal tão importante na vida do missionário.

Além do mais, nós estamos nas mãos de Deus, portanto estamos em boas mãos. Agora estamos nos preparando para celebrar a festa do Natal. Esta solenidade dá o tom da nossa presença na Tailândia. Estamos aqui para testemunhar que Deus amou o mundo de tal maneira da dar o seu Filho para nos salvar, para viver no meio de nós, para estar conosco.

Termino desejando uma santa celebração do mistério da Encarnação com as palavras de um bispo italiano chamado don Tonino Bello: “Vamos até Belém, como os pastores. O importante é colocar-se a caminho. E se em lugar de um Deus glorioso, deparar-nos na fragilidade de uma criança, não nos sob venha a dúvida de ter errado o caminho. O rosto assustado dos oprimidos, a solidão dos infelizes, a amargura de todos os homens da Terra, são o lugar onde Ele continua a viver na clandestinidade. A nós a tarefa de procurá-Lo. Coloquemo-nos a caminho sem medo.”

Thiago Rodrigues, xaveriano paranaense (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)