Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

O Covid-19 mata na Amazônia sem fazer notícia!


“Os números dos mortos não são números, são histórias de vida. Vidas cuja perda tem um enorme impacto nas comunidades. Deveríamos parar e pensar no que representa para eles verem seus idosos morrerem, guardiões do saber ancestral. E os professores, que custou tanto sacrifício formar e representam a ponte entre a cultura tradicional e os valores”, afirmam Maria Eugenia Lloris Aguado, missionária da Fraternidade do Divino Verbo e Raimunda Paixão, leiga e índia.

amaElas fazem parte da equipe itinerante, uma das poucas instituições a visitar as pequenas aldeias indígenas espalhadas ao longo do curso do "Grande Rio". O rio Amazonas percorre os 7.500 quilômetros quadrados da Pan-amazônia, o "coração do mundo", como uma artéria vital. A pandemia, no entanto, a transformou na "estrada do contágio".

No domingo, no final de Regina Coeli, o Papa fez um apelo sincero em defesa da Amazônia e dos indígenas "particularmente vulneráveis". A mensagem tocou fundo o povo da região - religiosos, bispos, líderes indígenas, os cardeais Claudio Hummes e Pedro Barreto - que, através da Repam, enviaram um sincero agradecimento a Francisco pela proximidade na tragédia.

Em Tabatinga, capital do Alto Solimões, foram confirmados 760 casos e 58 pessoas morreram. Destes, treze eram indígenas Koka,a e Tikuna. A partir daí a infecção se espalhou para Benjamin Constant, a duas horas de barco, onde já existem 356 positivos e 15 mortes. “O medo é que o vírus chegue agora a Atalaia do Norte, a porta de entrada para o Vale do Javarí, lar de sete grupos étnicos e 15 povos em isolamento voluntário, o maior número do planeta. Se a Covid chegar, seria um massacre. Não há médicos ou atendentes em todo o vale ", destacam Maria Eugenia e Raimunda.regia

A fragilidade crônica do sistema de saúde da Amazônia - resultado do desinteresse dos governos - explica, em parte, por que a mortalidade do Covid entre os indígenas seja o dobro em comparação com a restante da população - 12,6 contra 6,4% - segundo a Associação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib). O outro fator determinante é a curta memória imunológica dos nativos, o que os torna presas fáceis de vírus. É por isso que, com a disseminação da Covid-19, muitas comunidades tentaram se fechar aos visitantes. Isso não é fácil, uma vez que os caçadores de recursos - madeira e ouro - estão aproveitando a pandemia para avançar no território.

Lucia Capuzzi. A tradução é de Luísa Rabolini. Fonte Unisinos


Artigos relacionados

Novidades

Com luta, teimosia e esperança, os povos indígenas resistem

Apesar de toda a violência no passado e no presente, os povos indígenas continuam mobilizados em ...
Novidades

Embaixador assassinado na RD do Congo era engajado no social

Quem acompanha as notícias, ficou sabendo da morte do embaixador italiano, segunda feira 22 de fe...
Novidades

Fazenda da Esperança em Tucumã (PA)

Sinais de ressurreição... parabéns, xaverianos no Pará!!! A Fazenda da Esperança continua se espa...
Novidades

A viagem do Papa a Cuba e EUA: um significado especial

O Papa Francisco partiu na manhã de sábado 19, para a decima Viagem Apostólica internacional, a m...