Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Juventude Xaveriana Missionária


“O Reino do Céu é como a semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas.

E se torna uma árvore, de modo que os pássaros do céu vêm e fazem ninhos em seus ramos”. (Mt 13, 31-32)

A Juventude Missionária Xaveriana- JUMIX, é a mais recente novidade na Família Xaveriana. A idéia nasceu em 2015, com o primeiro Encontro ocorrido nos dias 21, 22 e 23 de agosto na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Jerônimo Batista Fabiano, 441, Jardim Rosolém), cidade de Hortolândia, São Paulo. Iluminados pela celebração dos 150 anos do nascimento de São Guido Maria Conforti (30.03.1865), fundador dos Missionários Xaverianos, a proposta ganhou repercussão com a iniciativa do xaveriano Pe. Humberto Vega Aviña, responsável pela organização e articulação do Encontro desde o início do ano.

O primeiro Encontro teve como finalidade reunir os jovens dos ambientes xaverianos para um primeiro contato de partilha sobre a presença, trabalho, aprendizado, entre outros elementos nascidos nesta caminhada junto aos Missionários Xaverianos. Foi o momento de perceber o carisma presente na vida dos jovens, as marcas deixadas, a identificação com nosso DNA xaveriano. A resposta foi positiva. Participaram cerca de 150 jovens, advindos das 09 paróquias: Imaculado Coração de Maria (Piracicaba-SP); Sagrado Coração de Jesus (Guaianazes-SP); São Guido Maria Conforti, Nossa Senhora Aparecida (Hortolândia-SP); São João Batista (Nova Laranjeiras-PR); Sant’Ana (Laranjeiras do Sul-PR); Jesus Cristo Operário e Mãe da Igreja (Londrina-PR); Bom Pastor (Curitiba-PR); São Francisco Xavier (Coronel Fabriciano-MG).

No primeiro dia, 21, a abertura ocorreu as 18:00hs, com a acolhida dos participantes no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde foram entregues as pastas e o material para os dias de encontro. Momento de conhecer, entrosar, se aproximar dos demais jovens que vieram vivenciar este acontecimento, orientados pela dinâmica de grupo proposto pela organização. A seguir, os jovens foram encaminhados para as famílias onde ficaram hospedados nos três dias.

G0020014

No segundo dia, 22, foi momento de escutar e partilhar as lembranças, as marcas, o aprendizado suscitado nos lugares onde os xaverianos estiveram ou estão presentes.

O que aprendemos? O que trazemos conosco desse período de vivência com esses missionários?

Foram as questões que nortearam a conversa nos grupos de trabalho. Houve também a reflexão acerca do mundo juvenil no atual contexto, trabalhada por um professor de Piracicaba, e a apresentação da caminhada dos Leigos Xaverianos, explanada pela Elizete Toledo e Maria Angélica.

A tarde ocorreu a Gincana com diversas atividades de lazer, e o dia encerrou com a Celebração da Luz, preparada e conduzida pelo noviço Evanderson Luiz. No período da noite houve apresentações culturais preparada por cada grupo presente, apresentando aspectos regionais por meio do teatro, música, dança, entre outros meios criativos.

No terceiro dia, 23, foi o momento do envio. Houve a caminhada missionária dos jovens pelas ruas de Hortolândia. Momento de agradecer a Deus pelos dias intensamente vividos, as partilhas, as amizades, e retornar para as comunidades com a alegria de não estar só, certos do sentimento de pertença à família de São Guido Maria Conforti.

O II encontro anual da Juventude Missionária Xaveriana, ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016, na Paróquia Cristo Operário (Londrina-PR), com o tema “Missão e Misericórdia” e o lema “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.

Em clima festivo, os jovens da Paróquia São Guido Maria Conforti, assessorado pelos noviços xaverianos (Gilberto, Everson, Giomar), realizaram o seu primeiro encontro preparatório neste domingo, 10 de julho de 2016, as 15:00hs, na sala catequética da Comunidade Santa Edwiges. O encontro teve como tema “Essa tal da Juventude Missionária Xaveriana”, e o lema “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15), seguindo a proposta encaminhada pela organização. O encontro teve como finalidade apresentar a proposta da JUMIX aos jovens.

Participaram deste primeiro encontro, 20 jovens, que por meio do canto, da oração, da Palavra de Deus, dinâmica, refletiram acerca da proposta xaveriana para a juventude. Na chegada, cada participante recebeu a marca de uma mão previamente preparada pelos organizadores numa folha de sulfite, e foi orientado a escrever seu nome, idade, informações sobre si. Assim iniciou o encontro. Na acolhida aos participantes apresentou-se o tema e o lema do mesmo, bem como sua finalidade, enfatizando o grande encontro a ser vivido em Londrina, em agosto desse ano. Houve a oração inicial, conduzida pela Letícia, iluminado pela leitura do evangelho de Mc 16, 14-18. Os jovens foram convidados a colocar todos os seus anseios, as realidades que os acompanham, aquilo que percebem, os sonhos nutridos por um mundo novo a ser construído.

Como todo primeiro encontro, foi momento de conhecer o outro e se deixar conhecer. A ‘dinâmica das mãos’ ajudou na apresentação. Cada jovem ao dizer seu nome, de onde vinha, o que fazia, entre outras informações, deixava a gravura da mão no ambiente central da reunião de grupo. Ao fim de toda a apresentação, as mãos formaram um grande círculo, a partir dos quais, cada um foi chamado a observar e partilhar as impressões desse gesto.

Adentrando a temática, houve grupos de discussão sobre os termos:1) juventude; 2) missionária; 3) xaveriana. Para ajudar neste trabalho, serviu-se da dinâmica “A certidão de nascimento”, explicando que, assim como toda pessoa que nasce precisa ser registrada, o grupo que hora nasce necessita também ser conhecido, conhecido suas raízes, seus fundamentos, para poder assim ser assumido por quem se identifica com a proposta. Após alguns minutos de conversa, os grupos retornaram para plenária do que analisaram na dinâmica. Em seguida, quem conduziu a dinâmica fez algumas considerações e concluiu que “a Juventude Missionária Xaveriana é esta proposta de viver o carisma e a espiritualidade dos filhos de São Guido Maria Conforti, com uma visão da fraternidade universal no mundo".

No exercício de fazer memória da caminhada feita, passou-se o vídeo que resgatava o Encontro ocorrido em 2015, com relato de alguns participantes sobre o que significou participar do mesmo. A seguir, questionou-se os jovens acerca da palavra “CARISMA”, sobressaída no decorrer do vídeo. E para esclarecer, assistiu-se o vídeo gravado por Pe. Alfiero Ceresolli, que definia o carisma como “presente para presentear”.

Após esse momento, houve espaço para questionamentos sobre o tema, que foram respondidos e esclarecidos pelos noviços. Continuando, passou-se as informações sobre o encontro de agosto em Londrina, bem como as atividades promovidas pelo grupo nos próximos dias com o objetivo de arrecadar fundos para tal participação. A seguir, explicou-se o gesto concreto do encontro (assistir o vídeo sobre São Guido Maria Conforti), cujo link será informado no grupo do Whatsapp.

Concluiu-se o encontro as 16:50hs com a oração, rezando o tema da misericórdia a partir do hino da Jornada Mundial da Juventude 2016, provocado pelas diversas imagens que interpelam nossa resposta no mundo de hoje. Na sequência, houve confraternização com todos, renovando assim o compromisso de se encontrar novamente no próximo dia 24 de julho, na Comunidade do Fátima.

Rendemos graças ao Senhor por esta caminhada que começa, uma semente lançada no coração da juventude que já começa a germinar com o passar dos dias.

Os colocamos no coração de São Guido, implorando sua intercessão a Deus para que seja um campo fecundo de missão, onde muitos possam se encontrar. Até o próximo encontro!


Artigos relacionados

Novidades

Memórias de Pe. Nicola Masi, s.x.

Agradecemos a Deus pela vida e testemunho de nosso caro irmão padre Nic.  Ele interceda por...
Novidades

Mensagem do Natal e Ano Novo do Superior Geral

"Do tronco de Jessé  sairá um ramo, um broto  Nascerá   de suas  raízes,...
Novidades

Secretário do Cimi denuncia governo Bolsonaro na ONU

Na segunda, a Articulação Justiça e Direitos Humanos criticou na ONU Sérgio Moro pego em conversa...
Novidades

Grito dos Excluídos 2015 chama a atenção à violência

O Grito dos Excluídos/as, que se realiza anualmente no dia 7 de setembro em todo o Brasil, chega ...