Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Papa propõe nova obra de misericórdia: o cuidado com a Casa Comum


A mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração e Cuidado da Criação, celebrado em 1º de setembro, é apresentada sob um único capítulo: “Usemos de misericórdia para com a nossa Casa Comum”, dividida em 6 subtítulos.

Quando instituiu o Dia Mundial de Oração e Cuidado da Criação em 2015, ano do lançamento da Encíclica Laudato Si’, Francisco explicou o porquê deste dia. “Para oferecer a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à sua vocação de guardiões da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.

Pastoral

No primeiro subtítulo que fala sobre a Terra que clama, o papa recorda que 2015 foi o ano mais quente da história e que, provavelmente, 2016 será ainda mais.

“Como salienta a ecologia integral, os seres humanos estão profundamente ligados entre si e à criação na sua totalidade. Quando maltratamos a natureza, maltratamos também os seres humanos. Ao mesmo tempo, cada criatura tem o seu próprio valor intrínseco que deve ser respeitado. Escutemos ‘tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres’ e procuremos atentamente ver como se pode garantir uma resposta adequada”, destaca o pontífice.

Conversão ecológica O papa cita o Patriarca Bartolomeu que tem evidenciado os pecados contra a criação. Neste ponto, Francisco pede em sua mensagem que “aprendamos a procurar a misericórdia de Deus para os pecados contra a criação que até agora não soubemos reconhecer nem confessar; e comprometamo-nos a dar passos concretos no caminho da conversão ecológica”.

A consciência ecológica, todavia, toma forma somente após algumas reflexões, explica o papa: “Depois de um sério exame de consciência e habitados por tal arrependimento, podemos confessar os nossos pecados contra o Criador, contra a criação, contra os nossos irmãos e irmãs”.

Mudar de rumo “O exame de consciência, o arrependimento e a confissão ao Pai, rico em misericórdia, levam-nos a um propósito firme de mudar de vida”, destaca Francisco. O pontífice recorda algumas coisas práticas apresentadas por ele na Laudato Si’ e que cada um de nós pode fazer para respeitar a criação.

“Utilizar com critérios o plástico e o papel, não desperdiçar água, comida e eletricidade, diferenciar o lixo, tratar com zelo os outros seres vivos, usar os transportes públicos e partilhar o mesmo veículo com várias pessoas”. A estas pequenas ações de grande importância somam-se os compromissos em nível global, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris. “Os governos têm o dever de respeitar os compromissos que assumiram, enquanto as empresas devem responsavelmente cumprir a sua parte, e cabe aos cidadãos exigir que isto aconteça e também se aponte para objetivos cada vez mais ambiciosos”, exorta o papa.

Nova obra de misericórdia Ao concluir a mensagem, sob uma ótica holística da vida humana que na sua totalidade inclui o cuidado da casa comum, Francisco diz: “Tomo a liberdade de propor um complemento aos dois elencos de sete obras de misericórdia, acrescentando a cada um o cuidado da Casa Comum".

E explica: "Como obra de misericórdia espiritual, o cuidado da Casa Comum requer 'a grata contemplação do mundo', que 'nos permite descobrir qualquer ensinamento que Deus quer nos transmitir por meio de cada coisa'. Como obra de misericórdia corporal, o cuidado da Casa Comum requer aqueles 'simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo' e se manifesta o amor 'em todas as ações que procuram construir um mundo melhor'”.

 Na tarde desta quinta-feira, dia 1º de setembro, o papa Francisco presidiu, na Basílica de São Pedro, as Solenes Vésperas pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A pregação ficou a cargo de frei Raniero Cantalamessa, pregador da casa pontifícia.

Fonte: Rádio Vaticano.


Artigos relacionados

Novidades

Ação entre amigos

Querida família xaveriana, Eis os números premiados na Loteria Federal, que coincidem com "Nossa ...
Novidades

Cura de brasileiro leva Teresa de Calcutá à honra dos altares

Um homem brasileiro, natural do litoral paulistano, hoje com 42 anos de idade, é o responsável pe...
Novidades

VISITA DO BISPO DO XINGU EM TUCUMÃ

Queridos amig@s partilhamos com vocês a alegria de ter recebido a visita do nosso bispo dom João ...
Novidades

Mídia social a serviço da missão

Entre os dias 25 a 27 de maio de 2018, no Centro Cultural Conforti em Curitiba, aconteceu a confe...