Gincana bíblica da IAM

  • Giomar Henrique Clemente
  • Novidades
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia São Guido Maria Conforti, cidade de Hortolândia –SP, realizou neste sábado, 24 de setembro, a I Gincana Bíblica 2016 com o tema “Criatividade a serviço do Reino” e o lema “O Reino de Deus está no meio de vocês” (Lc 17, 21).

O objetivo do evento foi celebrar o mês bíblico através de atividades lúdicas, recreativas, orantes e formativas com os participantes, além de divulgar a IAM para as comunidades e assim chamar novos integrantes para esta bonita missão.

Foi preparada com empenho e dedicação pelos assessores dos grupos com a colaboração do noviciado xaveriano, e a divulgação e inscrição nas comunidades da paróquia iniciou no mês de agosto. Nesse período, os grupos foram orientados a retomarem a história de fundação da Infância Missionária, alguns elementos básicos da bíblia e informações sobre a Igreja, sendo estes os três eixos temáticos para as perguntas elaboradas nesta atividade.

O início da gincana ocorreu as 14:00hs, no salão da Comunidade Santa Edwiges (Bairro Nova América), com a acolhida e momento de oração, iluminados pelo texto bíblico de Lucas 14, 15-24 e a música “Aquarela” de Toquinho. O evangelho apresentava o Reino de Deus como um convite destinado para todos os povos, característica do espírito vivenciado pelos pequenos missionários nos seus respectivos grupos de base. E a música “Aquarela”, enfatizava a criatividade, imaginação, sonhos, mostrando que “ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está”. E o futuro como participação do ser humano, filho, filha de Deus. Não como simples obra do acaso.

Gincana 36

Assim deu-se abertura à gincana, reunindo cerca de 110 participantes, crianças e adolescentes dos grupos da IAM e da catequese.A seguir fez-se a divisão dos participantes em 05 equipes, nome dos personagens que representam os cinco continentes: Kamba, Takara, Irenia, Fiji, Avaré. Cada equipe teve um assessor como orientador para ajudar na organização e encaminhar a participação nas tarefas propostas pelos animadores.

O primeiro trabalho foi marcar os integrantes com a cor da equipe, elaborar e ensaiar o grito de paz e apresentar de maneira criativa.

Nesta alegria, as crianças e adolescentes se envolveram na dinâmica da proposta e se divertiram com a sequência de tarefas preparadas: caça-ao-tesouro, blocos de perguntas sobre os três eixos temáticos, montagem do Quebra-cabeça da paz, complete a música, caracterização de Jesus Cristo, passagens bíblicas.

Todas as equipes interagiram de forma positiva com os demais no decorrer da atividade, aprendendo algo a mais nesta divertida tarde missionária. A gincana encerrou as 18:00hs com a divulgação do resultado e entrega da premiação às equipes, de acordo com a classificação de pontos: Kamba – 510 pontos; Fiji – 710 pontos; Takara – 770 pontos; Avaré – 840 pontos; Irenia – 880 pontos. Parabéns à equipe Irenia, campeã nesta I Gincana Bíblica da IAM!

Gincana 26

Na conclusão da gincana fez-se a partilha do lanche servido à todos.

Gratidão à todos os pais, assessores, catequistas, noviços xaverianos, pároco, e demais lideranças da paróquia que colaboraram nesta realização. Parabéns à todos os participantes!

Que São Francisco Xavier, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Guido Maria Conforti interceda pelo bom êxito da caminhada de todos os grupos da IAM!

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!