Bispo do Alto Solimões preside Missa de abertura do Mês Missionário em Brasília

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A abertura oficial do Mês Missionário na Arquidiocese de Brasília foi celebrada na manhã deste domingo, 02/10, com Santa Missa na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo bispo da diocese de Alto Solimões, AM, dom Adolfo Zon Pereira, sx.

Para juntos celebrarem e vivenciarem o Jubileu, no contexto do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Santo Padre, cerca de 600 pessoas atravessaram a Porta Santa da Igreja Mãe, em peregrinação.

Entre os presentes estavam representações missionárias da Arquidiocese de Brasília, como: A Infância, Adolescência e Juventude Missionária-que levaram 50 crianças e adolescentes; a Escola de Evangelização Santo André; a Pontifícias Obras Missionárias, POM; as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), leigas Consagradas, o Centro Cultural Missionário (CCM), o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB. Também participaram da celebração, 17 missionárias e missionários estrangeiros que estão no curso do Cenfi e que vêm de 14 países: Timor Leste, China, Gana, Haiti, México, Filipinas, Honduras, Porto Rico, Tanzânia, Peru, República Centro Africana, Vietnã, Indonésia e Japão. O Curso é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).

Durante a homilia, dom Adolfo destacou a importância da missão de cada batizado, de levar a Palavra de Deus a todos, principalmente aos mais sedentos. “Neste mês de outubro, todos somos chamados a partilhar com os irmãos, o dom da Palavra que acolhemos. Que o rosto missionário da Igreja possa resplandecer em todas as nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos”, disse o bispo que completou em seguida:

“Sejamos Igreja em estado permanente de missão, ‘Igreja em saída’, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho!”.

Além de marcar o início das atividades Missionárias na Arquidiocese de Brasília, a celebração quer contribuir com o despertar da comunidade para a responsabilidade cristã de evangelização e missão, como enfatizou abaixo, Irene Masae Okada, membro do Conselho Missionário Diocesano, COMDI.

“Essa celebração tem o fim de enfatizar que o mês de outubro é o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo por meio da Campanha Missionária, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM); sensibilizando, despertando vocações missionárias, bem como conscientizando que devemos realizar a Coleta do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro, este ano nos dias 22 e 23, tornando possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal. Além das ofertas, somo convidados a rezar e refletir sobre a nossa missão no mundo e nos ofertarmos para servirmos como missionários”, disse Irene.

Após a Santa Missa, foi realizada uma breve formação e reflexão dos elementos fundamentais sobre a missão, no auditório da Cúria, com o tema ”Igreja em Estado Permanente De Missão" e o lema “Vão e Façam Discípulos a Todos os Povos" (Mt 28,19), ministrado pelo Pe. Sidnei Marco Dornelas.

Fonte: Arquidiocese de Brasília.