Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Missionárias Xaverianas são assassinadas em Burundi - África


Três religiosas xaverianas foram assassinadas na tarde deste domingo, 07, na paróquia de Kamenge, Burundi –Africa.

De acordo com informações da Agencia Nacional italiana, as religiosas, Irmã Olga Raschietti ( tia do diretor do Centro Cultural Missionário em Brasília, padre Estevão Raschietti), Lucia Pulici e Bernadetta Boggian foram assassinadas no convento, em uma tentativa de assalto, por uma pessoa, supostamente desequilibrada.

“A morte das Irmãs Lúcia, Olga e Bernadetta no convento em  Kamenge, é uma grande dor. Eu gostaria de estender minhas mais profundas condolências às famílias e à ordem das Missionárias Xaverianas de Maria, disse a ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini. "Mais uma vez, disse, assistimos o sacrifício daquelas que, com dedicação total, gastaram a própria vida aliviando os sofrimentos que ainda existem no continente africano”. E acrescentou: “Um sacrifício sobre o qual o governo se empenha na busca de esclarecimentos da parte de Burundi, país no centro dos conflitos que nas últimas décadas ensanguentaram em particular as região da África dos grandes lagos, a começar por Ruanda.

A ministra afirmou, também, que farão o possível para transportarem o mais rápido possível os corpos das missionárias para a Itália.

A Superiora Geral das Missionárias Xaverianas, Irmã Giordana Bertacchini fala  sobre a perda das missionárias.

“Um amor incondicional pela gente daquela terra: as três irmãs assassinadas tinham retornado a  Burundi  não obstante as suas condições, que não eram boas. Eram três missionárias idosas com  graves problemas de saúde que há pouco haviam retornado  a serviço daquele povo”, disse à  Agência Fides, a superiora Geral das Missionárias Xaverianas de Parma, Itália, a Irmã Giordana  Bertacchini.

Irmã Lucia Pulici, havia festejado no mês de julho, cinquenta anos de vida religiosa. Ela e Irmã Olga  Raschietti sempre trabalharam na África. O Convento de Kamenge, onde aconteceu a tragédia se  encontra a um quarteirão setentrional de Bujumbura, um centro  Xaveriano para jovens,  que  promove a convivência entre diversas etnias.

O Superior dos missionários xaverianos em Burundi, explica o acontecido

De acordo com o superior dos missionários xaverianos, em Burundi, padre Mario Pulcini, pelas 16  horas de  Domingo, Irmã Bernadetta foi até seu escritório perguntar  pelas Irmãs Olga e Lucia que haviam permanecido em  casa, enquanto ela  e Irmã Mercedes se encontravam no aeroporto para acolher  outras Irmãs que retornavam a  Burundi,  após o Capitulo Geral que aconteceu em Parma-Itália. Havia grande suspense, sobretudo, porque do  interno da casa  não havia nenhum sinal de vida. Padre Pulcini chamou pelas Irmãs Olga e Lucia  e não obteve  respostas. Irmã Bernadetta entrou por uma porta de serviço e encontrou os corpos das Irmãs sem vida. Os guardas passaram revista,  deram uma volta pelo quarteirão sem encontrar ninguém.

Padre Pulcini relatou,  ainda, que não obstante o acontecido, as Irmãs  decidiram permanecer e dormir na mesma casa. "E as Irmãs foram me  chamar  novamente temendo que o agressor estivesse rondando a residência. Quando entraram na casa, encontraram também Irmã Bernadetta sem vida, decapitada. No local havia pedras com sangue", informou. "Foram mortas em Burundi, no coração daquela África na qual dedicaram a vida para ajudar os últimos em nome do Evangelho”, afirmou.

Irmã Lucia Pulici, que comemoraria seu aniversário nesta segunda, dia 08, tinha 75 anos, Olga Raschietti, 82  e Irmã Bernadetta, 79.

Artigo por: Rosinha Martins, CRB NACIONAL.


Na foto: as Irmãs Olga Raschietti, Lucia Pulici e Bernadetta Boggian, xaverianas.


Artigos relacionados

Novidades

Abertura do 5º Congresso Missionário Nacional

Abertura do 5º Congresso Missionário NacionalManaus é casa de centenas de missionários e missionárias de todo o Brasil a partir deste dia 10 de nov...
Novidades

Semana pela Unidade dos Cristãos 2023

O Conselho de Igrejas Cristãs escolheu o tema para orações ecumênicas de 18 a 25 de janeiro, uma invocação do Livro de Isaías: "Aprendei a fazer o ...
Novidades

Descanse em paz Pe Lao

O passado 30 de dezembro de 2015, em Londrina (PR), faleceu o Pe Stanislao Pirola, aos 81 anos. Nasceu em Milão (Itália) em 08 de fevereiro de 1834...
Novidades

Exposição missionária na catedral da Sé (SP)

Na Catedral de São Paulo, respondendo a um desejo do Cardeal dom Odilo, aconteceu a expo missionária no mês de outubro com a participação dos Insti...