Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Quaresma: tempo de preparação interior


Quaresma é um período de 40 dias penitenciais, da Quarta Feira de Cinza até a Quinta Feira da Semana Santa (Missa e Lava-pés excluídos), menos os domingos. “40” é número sagrado pois nos lembra os 40 dias de Noé na arca, de Moisés no Sinai e de Elias no caminho para o Horeb; e ainda os 40 anos do povo de Deus no deserto rumo à terra prometida. Jesus viveu sua Quaresma rezando e jejuando 40 dias após o batismo.


A Quaresma é um tempo que a Igreja nos oferece para aperfeiçoarmos a nossa fé e a nossa vida.  Propondo-nos (1) as práticas penitenciais, como o jejum, (2) as práticas de caridade, como a esmola e as obras de misericórdia, e (3) uma vida de oração mais intensa, a Igreja nos ajuda em vista da Páscoa e também para todo o tempo pascal.

As práticas penitenciais ajudam a fortalecer o espírito nas tentações e a nossa intimidade com Deus. Não é só fazer por fazer ou por aparecer. (Nós cuidamos mais de melhorar nosso ser ou apenas nossa imagem?)

**Hoje em dia, muitas pessoas aprenderam a adaptar o empenho quaresmal conforme a sua realidade. Quem é guloso reduz a comida (jejum), ou deixa de comer algum prato mais gostoso ou rico (abstinência). A Igreja recomenda de não comer carne (de boi, de frango, de porco...)

nas sextas feiras da quaresma.  Pode-se abster ou jejuar das telenovelas, do cigarro, dos alcoólicos, das redes sociais, do jogo de baralho, do jogo do bicho, dos pornôs, dos palavrões, do pessimismo, da raiva ...

É uma oportunidade, sobretudo para os jovens. Por exemplo, pode-se cortar as redes sociais a cada dois dias, ou duas vezes por semana...

O Senhor dá força para preservar no propósito. A igreja é lugar privilegiado onde procurar um padre que oriente sobre que tipo de exercício fazer e que dê o perdão de Deus na confissão.

“Desejo uma boa Quaresma, bons exercícios espirituais!”

Pe. Arnaldo Devidi


Artigos relacionados

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

ALGODÃO DOCE No. 13

Algodão Doce, na sua 13a edição, anuncia o lançamento do seu festejo 2021 e nos fala sobre os don...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

CATECUMENATO EUCARÍSTICO

Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza o Cateecumenato Eucarístico A coord...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Mensagem do Povo de Deus de Abaetetuba

VOCAÇÃO É MISTÉRIO Almeje a se tornar aquele que pode ser! (Pe Arnaldo De Vidi) Mensagem do Pov...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

III Encontro d@s Amig@s e Leig@s Xaverian@s / Região Norte

A Espiritualidade Xaveriana. No último domingo, dia 31 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Pe...