Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Repasse da Campanha da Fraternidade


A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro encontros sobre a Campanha da Fraternidade para a comunidade paroquial. O tema desse ano é Fraternidade e vida: dom e compromisso e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

O tema e o lema nortearam todo o encontro, especialmente no primeiro dia em que o palestrante Professor Junior, levou-nos a refletir pontos importantes do texto base da Campanha da Fraternidade, nos métodos: ver e julgar. Partindo disso, percorremos numa reflexão intensa acerca do olhar de Jesus. Olhando a vida com intercâmbios de cuidados e ver o outro na sua realidade existente. Olhar o outro em seu estado de necessidade deve nos comover interiormente para ajudar e sentir compaixão. Ter um olhar como o de Jesus, um olhar do bom Samaritano e redescobrir em nós a missionariedade da ação fraterna com o próximo.

 No segundo dia de repasse ministrado pela professora Maria Geci, ouvimos sobre o método Agir, que nos direcionou e nos colocou frente às necessidades existentes, partindo do ponto de vista do cuidado com próximo. Um olhar de misericórdia, cheio de compaixão com o outro. É um reconhecimento do outro, num acolhimento empático, buscando estar em fraternidade.

Foi introduzida uma dinâmica em grupos partindo da iniciativa que nos inspirou do método Agir, tendo presente à ação missionária em nossa comunidade e fora dela. A partir dos verbos: primeirar, envolver, acompanhar, frutificar e festejar desenvolveram as atividades dos grupos, novas propostas e ações foram criadas, tendo em vista fazer a diferença e Agir. Os verbos fizeram a diferença, o que antes refletimos acerca do olhar do Bom Samaritano, o ver e julgar, agora para o método do Agir, que inspirou-nos num diálogo fraterno olhando e julgando a nossa realidade para a ação.

As propostas das duas noites de formação

1 “Primeirar”:  Aprimorar a Pastoral da Criança, no Centro Pe. Nic, nas comunidades;

2 “Envolver”: Fortalecer a juventude, com formação, encontros e ação social;

3 “Acompanhar”: Estabelecer programas de visitas missionárias nas regiões desassistidas e as famílias enlutadas;

4 “Frutificar”: Organizar o Dia do Pobre, no Dia Mundial do Pobre e nas Festividade;

5 “Festejar”: Caprichar nos encerramentos dos encontros da cartilha da CF, em particular nas ocupações e baixadas da Paróquia e no Santuário.

É preciso ver a realidade, é preciso julgar o que se está vendo e tomarmos a iniciativa da ação, pois ficar parado a tantas injustiças existentes é ser como os dois primeiros homens que passaram pelo caminho e não ajudaram. Precisamos ser como o Bom Samaritano, é um desafio, mas começar com poucos atos, é fazer a diferença e conviver nos ensinamentos de Jesus, que nos ensina como ter um olhar misericordioso.

 “Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria foças para ir sempre em frente”. (Santa Dulce dos Pobres)

foto primeiro dia

foto trabalho em grupos


Artigos relacionados

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Um Poema para Arnaldo sx

Um poema para Arnaldo. Um mês se passou A saudade só aumentou Cada vez mais, seu jeito inesqu...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

ALGODÃO DOCE No. 12

Nesta semana Algodão Doce nos fala sobre a festa da Ascenção; do dia mundial das comunicações soc...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

ALGODÃO DOCE No. 08

Algodão Doce Eco do Santuário Mariano Missionário Xaveriano. Boletim de publicação semanal da Par...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

ALGODÃO DOCE No. 07

ALGODÃO DOCE No. 07 Algodão Doce Eco do Santuário Mariano Missionário Xaveriano. Boletim de publ...