Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia São Francisco Xavier MG

Lições do caranguejo


A paróquia São Francisco Xavier, na cidade de Coronel Fabriaciano, celebrou seu padroeiro em missa solene com participação dos representantes das vinte comunidades que formam o tecido de nossa família paroquial. Segue abaixo a homilia do nosso pároco, padre Thiago, nesta ocasiâo:

Reza a lenda, que em uma de suas viagens São Francisco Xavier mergulhara o crucifixo que trazia consigo nas águas agitadas do mar das Molucas, tentando assim aplacar uma feroz tempestade que ameaçava a tripulação no barco onde também ele se encontrava. Para sua tristeza, ao realizar tal gesto, o cordão do crucifixo se rompeu e a cruz se perdeu no mar. Quando desembarcaram na praia de Céran, Xavier permanecia desolado e estava recolhendo seus pertences junto com a equipe na Ilha das Especiarias. Neste instante, algo inesperado acontece: um caranguejo gigante saiu do mar, caminhou nas areias da praia, em direção a Xavier, e depositou nos pés do jesuíta o crucifixo que trazia atrelado à sua cintura.

Um milagre de grande magnitude e digno do "gigante do Oriente”!

Romantismo e veracidade a parte, me chama a atenção por um lado, a atitude de fé implacável do nosso santo, por outro a constatação que, do mesmo mar agitado e ameaçador (ladrão dos bens mais preciosos) veio a solução e o remédio para o coração desolado e aflito do insigne apóstolo das Índias.

Neste romantizado episódio na vida de São Francisco Xavier, colho uma eloquente metáfora para sedentos de significados e respostas; para viajadores imersos em águas também turbulentas de nossos dias! E bota turbulenta nisso... descompasso nas esferas públicas, cuidados negligenciados à casa comum e, por fim, ele, o grande vilão de 2020: o Coranavírus.

Assistimos atônitos e sobre o signo da precariedade, este mal que tem assolado a família humana e ceifado perversamente tantas vidas. Similar é também nossa indignação diante de tantas cenas opacas e insípidas; monocromáticas pela insensibilidade que é fruto da indiferença.

Como para Xavier, sair do barco não dá. O problema é mais endêmico. A questão é a tempestade que deixa o mar em fúria. Empunhar a cruz de Jesus (não como gesto mágico e supersticioso, mas apostando na altura da divina humanidade de Cristo e na vivência do Evangelho da alegria) é a resposta que nós cristãos podemos oferecer ao mundo cansado e abatido; desbotado e sem brilho.

E então veremos que, das mesmas águas ameaçadoras e nocivas, despontará o bem mais precioso e revolucionário que trazemos escondido nas potencialidades de nossa humana existência animada por um sopro divino: a fraternidade universal. O mar borrascoso e tirano das desumanas procelas, atravessado com fé e sabedoria, desenterrará nas praias do novo dia um outro mundo possível.

Ah sim... reza ainda a lenda que São Francisco Xavier abençoara também o caranguejo após recuperar seu grande tesouro (o crucifixo). Desde então, todos os caranguejos daquela espécie trazem uma cruz na couraça lembrando constantemente ao mar e as possíveis tempestades que hão de vir quem está no controle e quem tem a última palavra!


Artigos relacionados

Paróquia São Francisco Xavier MG

Pe Thiago, novo pároco da São Francisco Xavier

Pe Thiago Rodrigues é o novo Pároco da paróquia São Francisco Xavier, Coronel Fabriciano (MG). El...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: A Conversão A chamada à conversão evoca quase sempre em nós a memória do esforço...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: Missão Neste dia dedicado a São Francisco Xavier, patrono dos Missionários Xaver...
Paróquia São Francisco Xavier MG

Até Belém

Palavra do dia: A Espera Advento é tempo de espera, mas esperar o quê? A manifestação do Salvado...