Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Formação em Política Públicas favorece presença da Igreja na Sociedade


Cristãos leigos e leigas formados para atuarem em realidades sociais e políticas que precisam com urgência da presença da Igreja. Este foi o objetivo apresentado pela diocese de Alto Solimões (AM) ao Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ter acesso aos recursos da Campanha da Fraternidade 2019. A contribuição favoreceu a realização do 3º Módulo do projeto Cidadania em ação, do qual participaram 50 lideranças das oito paróquias da diocese.

 “É um curso que objetiva preparar leigos e leigas com sólida formação cultural para serem o sal da terra e luz do mundo”, informa a diocese. O resultado pretendido é que as lideranças formadas estejam comprometidas com as causas sociais, a defesa da vida e a conquista dos direitos, “capazes de fazer incidência política nas esferas governamentais de suas localidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas e populações em seu conjunto”, explica a missionária leiga marista Verônica Rubi, uma das coordenadoras do projeto.solimoes3

Localizada no extremo oeste do Brasil, na fronteira com a Colômbia e o Peru, a diocese de Alto Solimões acompanha em seus municípios a implementação deficitária das leis e das políticas públicas, o mal funcionamento dos órgãos governamentais e a ocupação dos cargos públicos por pessoas que nem sempre tem como princípio que as políticas públicas existem para defender e promover a dignidade das pessoas em todas as etapas da vida. A população, por sua vez, não exerce a cidadania plena, reivindicando seus direitos, exigindo justiça e realizando o controle social que deveria. É neste contexto, que o Curso de Formação em Políticas Públicas se mostrou urgente para a realidade local.

Diante da dificuldade de transporte das lideranças até Tabatinga (AM), sede da diocese, os recursos do FNS contribuíram com os gastos das viagens, na hospedagem e na alimentação desses agentes da diocese. “Agradecemos ao FNS por nos ajudar. E nos satisfaz muito mais porque é um dinheiro da própria Igreja que torna possível a realização destes cursos”, disse o bispo diocesano de Alto Solimões, dom Adolfo Zon Pereira.

A formação

O curso foi oferecido pelo Instituto Agostín Castejón, sediado em Brasília, e com larga experiência em desenvolvimento de ações de Formação Política de Lideranças; ação cultural voltada para as populações solimões2tradicionais; ações de cidadania para a promoção e protagonismo das lideranças populares e sociais.

A metodologia da formação teve como uma das atividades a investigação do funcionamento de vários conselhos de direitos da região, na perspectiva proposta pela Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema foi “Fraternidade e Políticas Públicas”. Os participantes do curso visitaram os conselhos de Meio Ambiente; de Assistência Social; Saúde; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); de Alimentação Escolar; e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nas visitas, foram convidados a conhecer sobre a constituição destes espaços de participação popular, seu funcionamento e seus objetivos. Ao final da observação, deveriam participar dos conselhos inicialmente como ouvintes e depois como membros efetivos.

Continuidade

O bispo de Alto Solimões, dom Adolfo Zon, relata que o curso está nas iniciativas pastorais da diocese ao longo dos últimos três anos e que é uma prioridade com elementos importantes da evangelização. “Nós pretendemos continuar o que foi iniciado para nós como diocese. Inclusive seria bom com esta gente que fez os três anos, todos os módulos, criar uma equipe para passar nas paróquias e ir dando continuidade para que mais pessoas possam assumir a sua cidadania como cristãos”, deseja, recordando o Documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, que “nos impele para que os cristãos sejam sujeitos na sociedade”.solimoes1

Em ano de eleições municipais, dom Adolfo reforça esta importância da formação dos cristãos para que tenham consciência do verdadeiro sentido da atividade política. “A política está desnaturalizada, não dá mais resultados. A finalidade não é tanto o bem comum, o que é melhor para a cidade, mas o interesse particular. Então, como resgatar o objetivo da política?”.

A formação também favoreceu lideranças indígenas e, segundo dom Adolfo, deve ter uma ação mais incisiva de formação para a cidadania.

“Hoje mais que nunca nosso Brasil está precisando de lideranças formadas em direitos humanos, cidadania, políticas públicas, participação social para fazer frente à crise que o país está atravessando, necessitamos lideranças sólidas com olhar crítico, com visão de conjunto e o mais importante com valores do Reino, com opção preferencial pelos mais pobres”, ressalta Verônica.

Fonte: CNBB


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

Encontro Vocacional na diocese de Alto Solimões

A Diocese de Alto Solimões (AM) organizou no último final de semana, de 28 a 30 de abril, mais um...
Diocese de Alto Solimões

Encontro Vocacional Alto Solimões

Depois de ter acontecido um encontro vocacional no mês de junho 2021, para os jovens que exp...
Diocese de Alto Solimões

Indígenas Ticuna planejaram Ação Pastoral à luz das Diretrizes Gerais da CNBB 

Os quatro pilares que sustentam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (...
Diocese de Alto Solimões

III Encontro da Igreja na Amazônia Legal

"Igreja da Amazônia não pode ser separada do cuidado de seus territórios e povos,  uma Igrej...