Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

“O quarto Andar”, lar dos missionários idosos.


Na cidade de Parma, no norte da Itália, no "Quarto Andar" da Casa Mãe dos Missionários Xaverianos, funciona uma espécie de hospital, um setor adaptado para acolher os missionários idosos e doentes que precisam de atenção especial.

O Centro que os Xaverianos chamam afetuosamente de "Quarto Andar" tem duas dúzias de vagas para os missionários xaverianos doentes, que voltam para Itália dos vários países onde a congregação tem missões. Nele os missionários vivem uma intensa vida comunitária que leva em conta os limites de cada um, mas não permite que ninguém se sinta esquecido ou excluído.

É uma vida que inclui momentos de oração comum (Laudes, Eucaristia, Rosário), encontros diários sobre diversos temas, fisioterapia e terapia ocupacional sob a orientação de técnicos leigos. Ainda há muito tempo para atividades pessoais.

Alguns Xaverianos mais jovens e com saúde doam parte de suas vidas para ajudar os missionários enfermos e idosos. São esses missionários que planejam as atividades e ajudam a realizá-las. A execução das tarefas domésticas - enfermagem, alimentação, limpeza, serviços gerais - é confiada a funcionários contratados.

Colabora também um grupo de voluntários, dedicando algumas horas do tempo ao que for necessário para tornar o dia a dia dos doentes mais agradável. Entre os voluntários estão os estudantes da teologia e outros missionários que moram na mesma casa nos andares inferiores do prédio. Eles ajudam a empurrar a cadeira de rodas de um paciente, alimentar os doentes ou apenas conversar e desejar um bom dia ...

Para o atendimento médico especializado, se usam os serviços públicos de saúde da cidade. A medicação, o acompanhamento diário e a supervisão são de responsabilidade da equipe médica interna.

parma4

Os missionários doentes aprendem a viver esta nova fase da vida, com as limitações impostas pela doença e pela velhice. Com uma certeza: na vida missionária é possível ser útil mesmo estando doente, idoso ou limitado fisicamente. Basta recordar o que Jesus disse a São Pedro: «Quando eras jovem, vestiste-te e ia para onde querias; mas quando envelheceres estenderás a mão e os outros te vestirão e te levarão aonde não queres» (Jo 21,18).

Como em todas as partes do planeta, também no “Quarto Andar” a pandemia atingiu com extrema violência, levando quase vinte missionários e obrigando a uma reestruturação da organização interna. Mesmo a solidariedade da cidade, que sempre foi rica em iniciativas e gestos, teve que reduzir suas manifestações, obedecendo às normas legais e às exigências da prudência.

O sonho ideal do missionário é a morte em terra de missão. Mas nem sempre é assim. Com a deterioração da saúde ou outros motivos, muitos missionários acabam se tornando um fardo para sua comunidade. Eles resistem por muito tempo, mas no final devem desistir. Eles sabem que a Congregação - no caso dos Missionários Xaverianos - tem um lar para missionários idosos e/ou enfermos. E assim, um dia chegam na Itália e entram no “Quarto Andar” da Casa Mãe em Parma, sendo acolhidos por cerca de trinta colegas idosos e doentes, confiados aos cuidados de uma equipe especializada.

Se trata de missionários que doaram suas vidas às margens dos rios da Amazônia, entre os pobres das periferias das grandes cidades do Terceiro Mundo. Agora, já velhos e com a saúde debilitada, terão que "fazer missão" dentro das quatro paredes de um edifício que há sessenta anos os acolheu como jovens estudantes. Eles sabiam, e hoje sabem ainda melhor, que a utilidade de uma pessoa para a obra missionária não depende do seu estado de saúde. Recordam as palavras de um bispo (italiano), que gostava de repetir: «Não é a geografia que faz o missionário». Mas a amargura da distância de "seu povo" não pode ser apagada com boas intenções.

Infelizmente, a chegada da pandemia, ao impor um rigor imprevisto ao isolamento, pesou sobre a situação dos moradores do "Quarto Andar", que aceitaram a realidade, tendo diante dos olhos as condições de vida de quem não tem casa, comida ou assistência médica.

Pe. Sávio Corinaldesi, sx


Artigos relacionados

Artigos

175 ANOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Em 2019 o Apostolado da Oração completa 175 anos.  O AO nasceu em 1844, numa casa de for...
Artigos

Às portas do 14º Intereclesial das CEBs

Às portas do 14º Intereclesial, grande encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil (CEB’...
Artigos

Festa dos povos

Aconteceu no seminário xaveriano de Londrina (PR) o sábado 09 e o domingo 10 de novembro de 2019,...
Artigos

Aumentam os índices de assassinato, suicídio e mortalidade infantil de indígenas, aponta relatório do Cimi

Houve um severo aumento da violência e das violações praticadas contra os povos indígenas no Bras...