Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Viva São Romero, bispo e mártir!


Oscar Romero foi bispo da Diocese de São Salvador, capital de El Salvador, de 1977 a 1980. Um pequeno país da América Central, marcado por muitas injustiças, por uma profunda desigualdade social e vivendo sob uma ditadura militar. Na medida em que os pobres começaram a se organizar para defender seus direitos, passaram a ser perseguidos pelos latifundiários e pelo governo. Muitos foram presos, torturados e até assassinados. Também os que apoiavam os pobres em suas lutas e organizações sofreram na pele as mesmas consequências e o mesmo destino: perseguidos com os pobres e por causa dos pobres. A lista é imensa: de camponeses a operários e estudantes; de sindicalistas a advogados e jornalistas; de religiosas a padres e bispo… Foram mais de 75 mil salvadorenhos assassinados na década de 1980.

Essa situação de miséria, injustiça e violência contra os pobres e seus aliados foi abrindo os olhos e o coração do bispo Romero… Aos poucos, ele foi percebendo que isso era contra a vontade de Deus e que a Igreja não podia ficar calada diante dessa situação. Passou a denunciar as injustiças e violências, a defender o direito dos pobres de se organizarem e a apoiar suas lutas e organizações. A cada domingo, na homilia, fazia um relato das violações de direitos humanos no país. Era, muitas vezes, a única voz profética pública no país. Suas homilias, transmitidas pela rádio, eram ouvidas no país inteiro.

Mas também Romero passou a ser caluniado e perseguido por estar do lado dos pobres. Até mesmo por muita gente de Igreja que estava do lado dos ricos. Jornais, rádios e televisão o acusavam de ser comunista e de incitar a discórdia e a violência; a rádio da diocese foi bombardeada muitas vezes; vários padres e religiosos foram perseguidos, expulsos do país, torturados e até assassinados; a maioria dos bispos, aliada dos militares e latifundiários e/ou preocupada em manter os privilégios da Igreja, ficou contra ele. Mas Romero permaneceu firme. Dizia que o maior tesouro e a maior riqueza que a Igreja tinha para proteger era a vida dos pobres. E que esta era sua missão como cristão e como bispo. Sempre respeitou e amou todas as pessoas, inclusive as que o caluniavam e o perseguiam; sempre condenou a violência; perdoou antecipadamente seus assassinos. Mas defendia com toda força e sem vacilar a dignidade e os direitos dos pobres. Muitos camponeses e operários diziam que ele era a sua voz: a “voz dos sem voz”.

E no dia 24 de março de 1980, foi assassinado, a mando dos militares, quando celebrava a eucaristia. Pensavam que dessa forma silenciariam sua voz profética. Mas, pelo contrário, ela passou a ecoar cada vez mais forte e mais longe, animando muitas pessoas e comunidades no mundo inteiro a denunciarem as injustiças e a defenderem os direitos os pobres. Sua missão continuou na vida de muitos cristãos, de muitas outras pessoas e de muitos grupos e comunidades. Ele mesmo já tinha advertido, no contexto das ameaças que vinha recebendo: “se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho”; “um bispo morrerá, mas a Igreja de Deus, que é o povo, não perecerá jamais”.

Celebrar a memória de Romero é confirmar sua vida e assumir sua missão. É continuar fazendo o que ele fez no lugar e no contexto em que vivemos. Não basta reconhecer sua santidade e dar vivas a ele em uma celebração. É preciso torná-lo vivo e atuante em nossas comunidades através de nosso compromisso e de nossa ação em defesa dos direitos dos pobres e oprimidos. Mesmo que isso custe caro. Jesus mesmo já tinha advertido: “Se me perseguiram, também a vós perseguirão” (Jo 15, 20).

A celebração da memória de Romero, unida à celebração do memorial de Jesus Cristo, o mártir por excelência, compromete-nos a todos. Através dela, confirmamos sua vida e nos unimos a ele, fazendo nossa a sua missão, atualizando em nossa vida e ação pastoral seu compromisso com os pobres. Só assim podemos celebrá-lo evangelicamente e gritar sem hipocrisia: Viva São Romero!!! Pois nosso grito não será mais que a proclamação profética de que Romero vive entre nós e vive, precisamente, através de nosso compromisso com a Causa dos pobres, com a luta pela justiça. Viva São Romero!!! Que ele viva!!! Para a “glória de Deus” que é o “pobre que vive”!

Francisco Aquino Júnior (CEBs)


Artigos relacionados

Artigos

As origens das festas juninas

Na cultura popular brasileira, as festas juninas valorizam tradições locais e também re...
Artigos

05 de novembro, festa de São Guido

O fundador da família xaveriana nasce em Parma, na Italia, aos 30 de março de 1865. Faz seus pri...
Artigos

São Romero da América Latina

“Aqueles que tem a dom Romero como um amigo na fé que o invocam como protetor e interce...
Artigos

Natal no Japão: festa de aniversário sem o aniversariante

 Você já participou de uma festa de aniversário onde o festejado não estava presente? Acredi...