Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Nas pegadas da espiritualidade confortiana


A Carta Testamento de São Guido Maria Conforti (1921), dirigida aos Missionários Xaverianos daquele tempo e aos futuros consagrados, como ele mesmo acentua, continua tendo um significado importante para uma Igreja que por vocação é missionária e está a serviço da construção do Reino.

Ressalto um trecho desta Carta que é revelador. Escreveu Conforti (nº 10) quando explicava a essência do carisma fundante dos Missionários Xaverianos... “um espírito de fé viva que nos faça ver Deus, buscar Deus, amar a Deus em tudo, incentivando em nós o desejo de propagar em todos os lugares seu Reino”.

Testemunho o meu carinho e o sentimento de pertença a esta proposta missionária que vem sendo vivenciada por seguidores corajosos e profetas, que ao longo da história, atualizam a presença de solidariedade e amor incondicional aos empobrecidos nos diferentes contextos em que se fazem presença e evangelizam na construção de um mundo mais humano, mais justo e fraterno.

Tive a felicidade de experimentar por 21 anos este carisma missionário na convivência com diferentes grupos e comunidades, desde os períodos de formação, passando pela profissão dos votos evangélicos e posteriormente no serviço sacerdotal no período de sete anos. Sou eternamente grato por este processo de caminho e de aprendizagem... Gratidão a Deus, aos Xaverianos e as comunidades com que convivi e aprendi.

No ano 2000 pedi desligamento da Família Xaveriana, porém na condição e vocação de cristão leigo tenho procurado dar continuidade ao sonho e projeto missionário, através do testemunho familiar.

Em Guaianases, periferia de São Paulo, diocese de São Miguel Paulista onde morei com minha família (Marlene e a filha Ana Dandara) por 13 anos, procuramos vivenciar a espiritualidade xaveriana na atuação pastoral e comunitária através das CEBs, dos Movimentos Sociais e da militância política. Em 2008 com o apoio e o acompanhamento do Pe. Rafael Lopez Villasenor, iniciamos um coletivo com o objetivo de resgatar as características e a identidade xaveriana. Posteriormente outros grupos de base foram sendo formados e hoje estamos presentes em diferentes cidades nos identificando como Leigos Missionários Xaverianos.

Atualmente moramos em Cascavel - Paraná, eu e minha esposa somos professores das escolas públicas e pertencemos a Paróquia Rainha dos Apóstolos, atuamos na catequese, nas CEBs e no Centro de Defesa dos Direitos Humanos e participamos de um grupo de leigos xaverianos, somos poucos, mas na simplicidade levamos adiante a proposta de “fazer do mundo uma só família humana”, procurando ser um sinal missionário nesta realidade.

Luiz Carlos Frederick e Marlene Alves dos Santos Frederick.


Artigos relacionados

Leigos

DEZENA MISSIONÁRIA

Para melhor celebrar o Dia Mundial das Missões, os Leigos Missionários Xaverianos da Paróquia San...
Leigos

Novas formas de ser missionário no mundo de hoje

Agradecemos o convite que nos foi dirigido para participarmos, como comunidade xaveriana e em nom...
Leigos

VII ASSEMBLEIA

Acontece nos dias 16 e 17 de novembro de 2018, em Piracicaba-SP a VII Assembleia dos Leigos Missi...
Leigos

O carisma xaveriano compartilhado!

O carisma missionário recebido de São Guido, é um dom do Espírito para a Igreja, e, portanto, é u...