Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Carta do Superior Geral dos Xaverianos ao laicato xaveriano


"Cada um de nós esteja pois intimamente convicto que a vocação, à qual fomos chamados, não poderia ser maior nem mais nobre, como aquela que nos aproxima de Cristo autor e consumador da nossa fé e dos Apóstolos " . (CT 1).

Queridas irmãs e queridos irmãos,

Aproveito a ocasião do dia 5 de novembro, em memória do nosso Pai e Fundador, São Guido Maria Conforti, para enviar a cada um de vós as minhas mais fraternas saudações, onde quer que estejais nos diversos países onde estamos presentes.

Este ano é de particular graça para a nossa família Xaveriana. Celebramos o primeiro centenário da aprovação das primeiras Constituições, ocorrida em 6 de janeiro de 1921. Este fato tem um significado muito específico e particularmente relevante para todos nós. Este é o reconhecimento oficial do carisma xaveriano pela Igreja. O carisma xaveriano é, portanto, reconhecido como um dom do Espírito para o bem do projeto de Deus para a humanidade.

É neste contexto do Ano Jubilar e do dia 5 de novembro, queridas irmãs e queridos irmãos, que vos escrevo uma carta pela primeira vez. O objetivo é muito simples: iniciar a elaboração de um Projeto Xaveriano para os Leigos, seguindo as indicações do XVII Capítulo Geral, celebrado em 2017.

As nossas Constituições, no número 1, dizem: "O Espirito do Senhor, que anima a Igreja e renova continuamente nela a consciência de sua missão no mundo, inspirou o Bispo Dom Guido Maria Conforti, a doar-se pela evangelização dos não-cristãos e a reunir numa comunidade missionaria homens chamados a consagrar a Deus a sua vida pelo mesmo ideal" (C 1).

Fala-se de uma comunidade missionária. Naquele momento, obviamente apenas masculina. Cem anos depois do seu início, esta comunidade missionária torna-se, à imagem da Igreja como Povo de Deus, a Família Xaveriana, composta por religiosos e leigos, celibatários e casados. O que nos une como família é uma vocação comum: dar "a nossa pobre contribuição para a realização do vaticínio de Cristo, que deseja a formação de uma única família cristã que abrace a humanidade" (CT 1).

Nos próximos dias vocês receberão da parte da Direção Geral, uma carta que tem por objeto: Elaboração do “Vademecum” dos Leigos Xaverianos. Ela especifica os passos a serem seguidos e indica os temas e perguntas para a elaboração do "Vademecum". O método de trabalho é simples: parte da reflexão pessoal, continua com o intercâmbio no grupo local e, finalmente, faz-se uma síntese em nível de Circunscrição; síntese que será enviada para o Padre Javier Peguero até o dia 28 de fevereiro de 2021.

“Recebida a síntese das reflexões, lê-se na carta citada, a Comissão para o Laicato Xaveriano as estudará cuidadosamente e a seguir procederá à elaboração do primeiro esboço do "Vademecum" que, assim que estiver pronto, será enviada aos responsáveis dos leigos e xaverianos das Circunscrições para fazerem correções ou sugestões.

A intenção é construir juntos um documento ao qual se refere todo o Laicato Xaveriano, a ser entregue no próximo Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos, previsto para o verão de 2023”.

Queridas irmãs e queridos irmãos, este caminho requer obviamente o envolvimento de todos. E isto é o que vos peço: que cada um dê o melhor de si na reflexão e na partilha, para encontrar o caminho certo que o Senhor nos pede que percorramos. “Se o Senhor não constrói a casa, os construtores trabalham em vão. Se o Senhor não protege a cidade, as sentinelas vigiam em vão” (Sl 127). É necessário, pois, colocar-nos na presença do Senhor e deixar que nos fale através da sua Palavra, dos Documentos Fundamentais da nossa Família, do contexto geográfico e existencial em que vivemos, a parte da humanidade que ainda não conhece Jesus Cristo ou vive como se nunca tivesse existido, a partilha de irmãos e irmãs com os quais formamos o mesmo corpo. O Senhor fala conosco por meio de todas essas mediações. Exige de nós uma disposição total para buscar e desejar a vontade de Deus - que é o amor - para a humanidade em geral e para nós de uma maneira particular.

A Família Xaveriana se enriquece com o dom da vossa vocação laical. Agradeço-vos, portanto, o dom de cada um de vós, a vossa disponibilidade e generosidade, porque agora estais presentes em todos os países dos continentes em que nos encontramos na África, Ásia, América e Europa. Juntos, como Família, caminhamos para o encontro com o Senhor abrindo os nossos braços e o nosso coração a todas as pessoas que encontramos no caminho da nossa vida, com suas origens, culturas, línguas, sensibilidades, religiões... colaborando com o Espírito Santo na realização do sonho de Deus: fazer do mundo uma só família!

Ajudemo-nos a caminharmos unidos na oração evangélica, no amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus, na fraternidade que nos faz irmãs e irmãos entre nós, e na paixão e no empenho quotidiano pela humanidade, especialmente pelos mais pobres, marginalizados, vítimas de um sistema estruturalmente injusto, que reduz muitas pessoas a viverem sem dignidade humana.

Celebramos o 5 de novembro e celebramos o primeiro centenário da aprovação das primeiras Constituições: o que de melhor oferecemos ao Senhor senão a nossa total disponibilidade para percorrer o caminho por Ele indicado? Este caminho concretiza-se na missão que a Igreja confiou à Família Xaveriana, religiosos e leigos, celibatários e casados: que nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos!

Que o Senhor abençoe a todos, vossas famílias e vossos países!

São Francisco Xavier e São Guido Maria Conforti, rogai por nós!

Fraternalmente,

Fernando García Rodríguez, sx

Superior Geral


Artigos relacionados

Leigos

CNBB APRESENTA O PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL

Uma ponte de integração, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte inte...
Leigos

A CAMINHADA CONTINUA...

“O amor de Cristo nos impulsiona até que Cristo seja tudo em todos”. São Guido Maria Confort...
Leigos

Inspirações da Carta Testamento na minha vida

Sempre me senti muito feliz por ter conhecido a Congregação dos Missionários Xaverianos, porque a...
Leigos

REDES SOCIAIS

O Papa Francisco, atento aos desafios do mundo atual confia à Igreja, na Rede Mundial de Oração, ...