Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Inspirações da Carta Testamento na minha vida


Sempre me senti muito feliz por ter conhecido a Congregação dos Missionários Xaverianos, porque assim pude ter uma preciosa oportunidade de conhecer o Carisma, a Espiritualidade Xaveriana e conhecer melhor o Fundador São Guido Maria Conforti. Essa experiência me ajuda muito no meu caminho para seguir Jesus Cristo mais de perto. São Conforti foi minha inspiração. Além disso, durante o Ano Jubilar da Congregação Xaveriana 2020-2021, os Leigos Xaverianos de Jacarta realizaram vários encontros para refletir sobre a Carta do Testamento (CT), o que me levou a fazer algumas reflexões sobre minha vida como cristão.

O sonho de São Conforti para os seus missionários, presentes e futuros, onde quer que estejam, é de difundir o Evangelho entre os não cristãos e de fazer do mundo uma só família, me move a sentir-me envolvida. Penso que este sonho deve ser um apelo a todo cristão, pois fomos amados incondicionalmente, como escreve São Conforti na sua CT: o Senhor não poderia ser mais bondoso conosco.

Como parte da minoria cristã que vive na Indonésia, um país com diversas religiões, grupos étnicos e culturas, estou convencido de que o sonho de São Conforti de fazer do mundo uma família também deve ser o meu sonho. O que está escrito na CT, sobre ver a Deus, buscar a Deus e amar a Deus em todas as coisas, nem sempre é algo fácil de se viver no dia a dia, mas acho que Deus vai me ajudar se eu trabalhar junto com ele.

Nunca esquecerei uma frase do Pe. Francesco Marini SX, logo no primeiro dia de nossa formação como leigos xaverianos: “Todo ser humano vem do próprio Deus, por isso, todos pertencemos a uma mesma família”. Em outras palavras, somos todos irmãos e irmãs, independentemente de nossas religiões, culturas ou grupos étnicos. Essa intuição me dá uma nova visão da minha vida. Aprendo que outras pessoas não são meus concorrentes ou inimigos, mas meus irmãos e irmãs em minha jornada para encontrar Deus. Desde então, prometo a mim mesmo: devo estabelecer uma nova amizade com todos, especialmente com aqueles que não pertencem à comunidade cristã. Preciso expandir minha zona de conforto.

Em primeiro lugar, comecei a melhorar meu relacionamento com meus vizinhos, que na sua maioria não são cristãos. Agora sempre encontro tempo para participar com entusiasmo das atividades que acontecem no meu bairro e me permito estar ativamente envolvida. Percebo que para compartilhar o amor de Deus, preciso estar presente com os outros. Não devo guardar o dom da fé apenas para mim; pelo contrário, devo compartilhar com os outros, a alegria de ser a filha favorita de Deus. Estou feliz porque todos os meus vizinhos gostam da amizade que lhes ofereço. Isso não significa que eu era reservada antes ou que não queria me misturar com eles, mas a partir da nova compreensão de que Deus também mora em todas as outras pessoas, me sinto muito mais feliz fazendo amizade com eles. Vejo tudo de uma forma positiva e, consequentemente, sinto-me mais cordial e compreensiva com os outros que nem sempre são amáveis ​​e aprendo a superar os meus preconceitos.

Em segundo lugar, aproveito todas as oportunidades durante os meus encontros com outras pessoas para iniciar uma conversa simples e amigável: o cabeleireiro, o motorista de táxi, o vendedor ambulante, o vendedor de verduras no mercado, etc. Mesmo que seja apenas uma conversa curta e simples, pode significar muito para todos nós. Acredito que Deus está presente entre nós e pode me usar para tocar a vida de outras pessoas ou falar comigo por meio deles.

Em terceiro lugar, como professora particular de línguas, tenho muitos alunos que seguem religiões diferentes e pertencem a várias etnias. Estou ciente de que essas diferenças muitas vezes podem levar a conflitos, debates acalorados e desconforto. Por isso, costumo escolher temas de leitura que promovam a tolerância, ou histórias cujos personagens aprendem a aceitar as diferenças. Em algumas ocasiões, também peço aos meus alunos que apresentem seus eventos religiosos e compartilhem com outros amigos como suas famílias os celebram. Faço tudo o que posso para ajudar meus alunos adolescentes a aprender os bons valores e compartilhá-los com suas famílias.

Estes são alguns exemplos que descrevem como tenho tentado ser parte ativa do sonho de São Guido Conforti e obviamente nunca vou deixar de fazê-lo. Vou continuar com muito mais entusiasmo, porque percebo que não estou realizando este sonho sozinha, mas que estou junto com os outros membros da Família Carismática Xaveriana que espalham a Boa Nova pelo mundo e acreditam que Deus nos guiará, fortaleça-nos e abençoe este caminho. De forma alguma vou negligenciar minha vida de fé, como orações, meditação, leitura da Bíblia, eucaristia e retiros anuais para sempre permanecer fiel e estar mais perto de Deus.

Esta é a minha breve reflexão sobre a Carta do Testamento. Estou convencida de que os meus outros amigos dos Leigos Xaverianos da Indonésia (PAX) também têm suas próprias formas de participar da realização do sonho de São Conforti.

Anna Winardi Darmati (Yakarta - Indonésia, abril 2021)


Artigos relacionados

Leigos

História dos Leigos Missionários Xaverianos

Os Missionários Leigos Xaverianos tem como finalidade atuar de forma organizada, vivendo, testemu...
Leigos

CNBB APRESENTA O PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL

Uma ponte de integração, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte inte...
Leigos

VISITA DO SUPERIOR AOS LEIGOS

No dia 30/06/2018, tivemos a alegre presença do Pe. Fernando Garcia (Superior Geral), Pe. Javier ...
Leigos

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO O GRUPO GAMIX

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Grupo Amigos Xaverianos (GAMIX), paróquia São Francisco Xavier, em ...