Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Ordenação Presbiteral de Lucivaldo de Sousa Costa


A Diocese de Abaetetuba tem em sua história a presença dos Missionários Xaverianos, que chegaram nesta localidade em 1961. Pode-se afirmar, que Lucivaldo é também fruto desta semente missionária plantada e regada com carinho nesta Igreja amazônica.

A Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras (Missionários Xaverianos), acolheu com alegria a ordenação presbiteral do diácono LUCIVALDO DE SOUSA COSTA, pela oração e imposição das mãos de Dom Adolfo Zon, bispo Xaveriano da Diocese do Alto Solimões (Amazonas) e concelebrada por diversos presbíteros diocesanos e xaverianos. A celebração aconteceu na Paróquia São Francisco Xavier, Região Episcopal São João Paulo II, da Diocese de Abaetetuba, no dia 14/08/21 (sábado), as 18h00min, na cidade de Quatro Bocas, município de Tomé Açú-Pa. Na solene liturgia celebramos a Vigília da Assunção de Nossa Senhora.

Por causa da pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV2) transmissor da COVID-19, foi limitada a participação das pessoas para não causar aglomerações e seguiu as recomendações das autoridades sanitárias.  Entretanto todos tiveram a oportunidade de acompanhar a santa celebração da ordenação do neo-sacerdote Xaveriano pelo facebook da Paróquia São Francisco Xavier Quatro Bocas { https://fb.watch/7q6Jcb7APP/ } e pelo canal no youtube dos Missionários Xaverianos { https://youtu.be/pjDciyS8ueg }. A presença do povo na celebração foi imensa e fez-se notória a alegria neste acontecimento ímpar, expressado no empenho e dedicação das lideranças paroquiais que organizaram tudo com muito carinho

O neo-sacerdote Xaveriano Padre Lucivado,SX,  foi enviado para a missão na Tailândia, um país do Sudoeste Asiático, onde os cristãos são a minoria, afim de que, Nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado.

O lema de ordenação foi:

“A VOCAÇÃO À QUAL FOMOS CHAMADOS NÃO PODERIA SER MAIOR, NEM MAIS NOBRE” (CT 1). DOM GUIDO MARIA CONFORTI.

Ao iniciar a homilia dom Adolfo saudou na pessoa do Padre Marcio Baia (pároco local), o Bispo Diocesano Dom José Maria Chaves dos Reis e a todos os padres diocesanos ali presentes, saudou os Missionários Xaverianos ali presentes, na pessoa do padre Pedro Saul Ruiz Alvarez, SX, Superior Regional dos missionários xaverianos no Norte do Brasil, saudou também ao Padre Lucivaldo, na pessoa de sua mãe, senhora Raimunda de Sousa Costa, pelo grande dom de Deus e grande graça, de entregar o seu filho à vida missionária e por fim, saudou a todos os fieis da paróquia local e também da paróquia Santa Maria (Tomé Açú-Pa).  Lembrou-se de sua passagem por aquela região quando ainda era padre e mencionou o decreto ad gentes do Vaticano II, onde se propõe sobre um grande Plano Pastoral, logo parabenizou a diocese e em especial as duas paróquias pelos frutos ali produzidos.

Ressaltou sobre um grande marco para a congregação, expondo “que esta ordenação se dá nos cem anos da Carta Testamento, do reconhecimento oficial por Roma das Constituições da congregação dos Missionários Xaverianos (presentes e futuros)” e ainda frisou que, “Não é privilégio ser padre, pois o único sacerdote e sumo sacerdote é o próprio Jesus Cristo, mas Deus quer que esse sacerdócio seja compartilhado, e não é só o Lucivaldo, mas todos NÓS, que através do nosso batismo somos consagrados e nos é confiado também sermos sacerdotes: reproduzir, atualizar e realizar o sacerdócio do próprio Jesus”, reiterando sobre o autêntico sacerdócio; “por isso o sacerdócio que nosso Lucivaldo, filho desta igreja vai receber é o SACERDÓCIO MINISTERIAL – à serviço de..”  e por fim, reassaltou as três (03) características que o Fundador da Família Xaveriana São Guido Maria Conforti deixou na Carta Testamento e  que ajudarão os padres xaverianos a exercerem com êxito “o sacerdócio ministerial que está a serviço do sacerdócio  existencial comum, a fim de que todo o povo de Deus possa realizar as ofertas que agrade a Deus”.

 PRIMEIRA NOTA: Uma fé viva – “que nos leve a procurar, a ver e a amar Deus em tudo”.

SEGUNDA NOTA: Obediência pronta – “saber escutar: os superiores, mas também a realidade”.

TERCEIRA NOTA: Amor intenso à família – “não somente com a família Xaveriana, mas com o mundo, pois é o lema da congregação – FAZER DO MUNDO UMA SÓ FAMÍLA”.

Reiterou que a igreja é ministerial, portanto, precisa-se criar uma cultura vocacional e concluiu dizendo; “Caríssimo Lucivaldo, força, coragem e procura sempre está unido a este Cristo sacerdote, profeta e rei, para que possas reproduzir cada vez mais esse Cristo e assim poder viver e comunicar aos nossos irmãos e irmã. Eu rezo para que isso seja uma realidade e procura como missionário  estar com aqueles que são os prediletos do Senhor – os pobres.”.  

O padre Lucivaldo, S.X; expressou seus agradecimentos à todos que diretamente e indiretamente fizeram parte deste longo caminhar e a frase que embasou toda a sua fala foi a saudação de Nossa Senhora  “A MINHA ALMA ENGRANDECE O SENHOR E MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS MEU SALVADOR”(Lc. 2: 46-47), justificando-se; “Eu as menciono por duas razões. Primeira razão, porque desde o início da minha jornada vocacional, Maria foi sempre meu modelo de vocação. O seu sim sempre fiel a Deus, fazendo a vontade d’Ele em sua vida. Segunda razão, o fato de estarmos celebrando a Vigília da Solenidade de Assunção de Maria, que será amanhã. Meu coração também engrandece e se alegra em Deus por esse grande dia.”

Por fim, ele ressaltou que a caminhada formativa durante 12 anos com inúmeras dificuldades, sofrimentos, perigos, e as crises vocacionais que trouxeram a vontade de desistir, Não valeu apena! Mas, VALEU TUDO!  Por fim, encerrou dizendo: “Obrigado! Sem a presença de todos vocês, a minha alegria não estaria completa!  Thank you very much! !! Maraming Salamat Po!! Muito obrigado!! Obrigado a todos!!”

Parabéns Pe. Lucivaldo, s.x! Que tua missão seja sempre abençoada por Deus, e que possas viver este sentido de família sonhado por São Guido Maria Conforti, com os irmãos e irmãs aos quais fores enviado!

(Leonan Souza)

 

0021

005

 

 

 


Artigos relacionados

Novidades

Infância e Adolescência Missionária faz 175 anos

Fundada no dia 19 de maio de 1843, em Paris (França), a IAM (Infância e Adolescência Missionária)...
Novidades

Retiro dos Xaverianos do Brasil Sul

Os Missionários Xaverianos do Brasil Sul estiveram reunidos dos dias 9 ao 13 de julho, em retiro ...
Novidades

Embaixador assassinado na RD do Congo era engajado no social

Quem acompanha as notícias, ficou sabendo da morte do embaixador italiano, segunda feira 22 de fe...
Novidades

Retiro dos leigos missionários xaverianos em Curitiba (PR)

Aconteceu no dia 14 de dezembro o retiro do laicato xaveriano em Curitiba (PR). Algumas pessoas r...