Retomada do Noviciado nas Filipinas

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

O Senhor Deus dá continuidade à nossa família dando-nos novos irmãos. Nós os acolhemos com alegria e gratidão e nos comprometemos a transmitir-lhes, com a palavra e o testemunho, a experiência do Espírito que o nosso Fundador nos comunicou. A acolhida de novos membros e a formação deles é parte fundamental do nosso serviço missionário.

Lembrando a história

O dia 18 de junho de 2018, o Noviciado Xaveriano das Filipinas recomeçou na sede da Teologia Internacional) Maligaya. Nos arquivos da história estão presentes 5 gerações do Noviciado: padre Marco Milia, foi o primeiro Mestre dos Noviços da Delegação das Filipinas. Dos anos 1996 até 2001, padre Carl Chudy foi responsável das etapas de formação do Propedêutico e Postulando. Depois de ter sido eleito Superior Delegado (Setembro 1999), ele morava em Kamias e continuava a acompanhar durante alguns meses os estudantes que depois entrariam no Noviciado em maio de 2001.

Em 2001, padre Emanuele Borelli ficou como responsável do Propedêutico enquanto o mestre dos Noviços acompanhava também o postulando. Em 2007, e durante alguns anos, a animação vocacional sofreu algumas dificuldades devido principalmente à redistribuição das pessoas, ao revezamento de alguns confrades e as limitações do número de padres Xaverianos das Filipinas.

A falta de uma constante colaboração e a não clareza nos objetivos e na metodologia dos percursos da formação caracterizam a nossa realidade. Resultado de tudo isso foi que a continuidade de contatos com alguns grupos de vocacionados ficou prejudicada e o percurso vocacional e de formação definhou e ninguém mais entrou no Noviciado.

Dez anos depois, a Delegação das Filipinas na Casa de Teologia e por enquanto também do Noviciado para iniciar o noviciado na celebrar a Eucaristia presidida pelo Superior da Delegação padre Emanuele Borelli para a reabertura da etapa do noviciado nas Filipinas.

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018