Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

O sofrimento à luz da cruz de Cristo


Estamos vivendo a crueldade da pandemia do covid-19, que ceifou mais de 300 mil vidas no Brasil. Realidade que nos ajuda a refletir a cruz de Cristo a partir do sofrimento e dos crucificados, usando como pano de fundo o profeta Isaias.  Diante do sofrimento, da morte causada pela pandemia, como pregar a cruz de Jesus num mundo de crucificados?

O sofrimento é uma experiência universal. Não o podemos evitar, faz parte da existência humana. Todo ser humano no percurso da vida, passa por inúmeras situações de sofrimento, às vezes mais intenso outras menos. Há diversas formas e intensidades de aflição na vida. Mas, qual é a origem e o sentido do sofrimento? Como evitá-lo? Existem várias respostas, mas todas são incapazes de nos deixar satisfeitos. Nosso sofrimento, como cristãos só tem sentido diante da morte e da cruz de Jesus Cristo. A morte faz parte do sofrimento, a cruz é parte da vida, estão enraizados na história. Somo seres finitos.

Em tempos de pandemia, o mundo contabiliza quase três milhões de mortes, no Brasil mais de 300 mil vidas ceifadas e milhões de infectados. A cruz limita a vida, faz sofrer e dificulta andar, é imposta.  Na Semana Santa acompanhamos "o Filho de Deus crucificado", mas também devemos acompanhar o "povo crucificado". Isto é, o sofrimento humano em tempo de pandemia.

O documento de Puebla ao falar do povo crucificado, descreve os rostos sofridos na América Latina, que nos levam a reconhecer as feições sofredoras de Cristo, o Senhor que nos questiona e interpela (Cf. Puebla 32-39).  Por sua vez, o documento de Aparecida fala do “encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles” (DAp 257).  

Ao fazer o paralelo entre a Cruz de Jesus, o sofrimento do Servo Sofredor (Is 53) e o povo crucificado, diante da pandemia, nos reparamos que a realidade atual é a continuação histórica do Servo Sofredor, do povo desfigurado pela doença do covid, que continuam trazendo tanto sofrimento e arrebatando muitas vidas. Como Cristãos somos chamados sermos solidários diante do sofrimento humano, contribuindo com a saúde, favorecendo a resiliência, a serenidade, apresentando parâmetros éticos, estimulando a vacina, a esperança e um olhar que transcenda a realidade.

O profeta Isaias apresenta o Servo Sofredor como homem de dores, habituado ao sofrimento (Is 53,3), essa também é a condição do povo crucificado diante da doença: precariedade no atendimento medico, doença, superlotação dos hospitais, morte, descaso das autoridades... não sendo mais considerados como pessoas, diante do aumento das vítimas são apenas números, causando espanto, (Is. 52,14; 53,2).  O Servo Sofredor sofre as consequências de uma estrutura injusta de morte, onde se vive e se morre esmagado pelo pouco caso das autoridades incompetentes (Is. 53, 4-12). 

Não há salvação apenas pelo fato do sofrimento e da cruz; não é no sofrimento que está a salvação, isto seria absurdo!  É necessário ressuscitar. Só um povo que vive porque tem ressuscitado da morte que se lhe tem imposto, é que pode salvar o mundo.  Assim como Jesus crucificado ressuscitou, o povo crucificado, diante da pandemia deve ressuscitar. A ressurreição de Jesus é a esperança da ressurreição e de futuro para os crucificados, que estão ainda na sexta-feira santa e lutam para ressuscitar e terem vida em abundância (cf. Jo 10,10).

A ressurreição de Jesus torna-se afirmação da vida e rejeição de todo estado de morte e sofrimento diante do covid. É a supremacia da vida sobre a morte. O Ressuscitado aparece aos Apóstolos com uma corporeidade, tem fome, desejo de partilha e justiça. A ressurreição é afirmação à vida corpórea dos pobres, dos doentes, dos sem-direitos, sobre todo tipo de morte e de opressão, manifestando ao Deus da Vida.

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Teologia

Como foram as últimas horas de Jesus na cruz?

Como Jesus viveu suas últimas horas? Qual foi sua atitude no momento da execução? Os evangelhos n...
Teologia

As Periferias do Cristianismo

Quando perguntam a Pedro Casaldáliga o que resta da Teologia da Libertação e do Cristianismo Libe...
Teologia

Advento é tempo de Esperança

No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança.  O Advento é o tempo litúrgico que an...
Teologia

MÊS DA BÍBLIA: I CARTA DE JOÃO, DEUS É AMOR

O mês da Bíblia de 2019, tem como tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, a partir da pri...