Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Epifania do Senhor, a salvação é para todos


A festa da Epifania é a grande convocação universal que Deus faz, a fim de que todas as nações e raças encontrem forças para tornar humano e fraterno o nosso mundo. Jesus veio para todos. Missão que se concentra na salvação dos pagãos, representados pelos magos, que vão em busca do rei dos judeus, do recém-nascido e o encontram em Belém. Em Jesus que toma corpo e forma a promessa de Deus, aparecendo como proposta salvífica para a todos.

Contudo, a ganância e o desejo de poder, presentes no Herodes do tempo de Jesus e nos Herodes de todos os tempos, tentam sufocar essa esperança. Porém, os homens de boa vontade têm uma “estrela” que os guia, não cessam de “sonhar” um caminho alternativo, que não passa pelos poderosos, mas nasce do menino de Maria e José. 

A salvação não vem de Jerusalém, onde está o tirano Herodes, mas de Belém, cidade de Davi, onde está o menino Jesus. A salvação vem através do pequeno da periferia como Maria e José com o pequeno Jesus. Os magos guiados por uma estrela, são os primeiros em encontrar e adorar o novo poder que nasce do pobre e humilde.

Guiados pela estrela, que primeiro os leva para Jerusalém de maneira errada e, só reaparece depois que se afastaram de Herodes e de Jerusalém, para dar continuidade a caminhada até encontrarem o menino em Belém.

 A caminhada para chegar até o recém-nascido é cheia de dificuldades, mas é Deus quem a ilumina, gerando forças e vida nova. Os magos representam todos os povos que aderem ao projeto de Deus, que salva as pessoas a partir do pequeno e do pobre, e não a partir dos poderosos e violentos como Herodes.

Para os Padres da Igreja, os presentes dos magos oferecidos para o recém-nascido simbolizam: o ouro a realeza, o incenso a divindade e a mirra a paixão de Jesus.

A festa dos magos mostra que o caminho da salvação não passa pelo poder de Jerusalém e menos ainda tem algo a ver com o aparato político-repressor do arbitrário Herodes. A salvação vem de Belém que passa pela humildade, o discernimento, a justiça, a solidariedade com os pobres. A salvação é universal, é para todos representada pela visita dos magos.


Artigos relacionados

Artigos

Francisco: “não deixemos roubar a esperança!” diante da pandemia

"Por favor, não deixemos roubar a esperança!" é o apelo do Papa Francisco aos participantes de um...
Artigos

Mensagem da Quaresma 2022 do Superior Geral

Queridos irmãos, acabamos de iniciar o tempo da Quaresma, o tempo litúrgico que antecede a celebr...
Artigos

Vídeo da Campanha da Fraternidade 2020

Segundo a editora Edições CNBB, que prepara os materiais da Campanha da Fraternidade, o vídeo ofe...
Artigos

Francisco aos brasileiros: fortalecer o valor da vida (vídeo)

O Papa Francisco dirigiu sua tradicional mensagem aos fiéis brasileiros por ocasião do início da ...