Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

ENTRE NATAL 2019 E NOVO ANO 2020


SUPERAÇÃO DOS SINAIS DE MORTE APRIMORANDO OS SINAIS DE VIDA

As experiências vividas no Setor Xaveriano de Laranjeiras no final do ano 2019 seriam suficientes para escrever um livro. As três comunidades do Setor: o Seminário, a Paróquia Sant’Ana e a Paróquia São João Batista de Nova Laranjeiras têm passadas ao crivo do trabalho pastoral com o ritmo acelerado e cansativo. Por incrível que parece, foram algumas experiências que ressaltam a realidade “Pascal”, isto é, a passagem de morte para a vida, embora que nós estejamos respirando o ar natalino e o calorzão do fim do ano. Vale apenas destacar algumas delas:

1. As mutirões de confissões: além das confissões tradicionais organizadas nas paroquias, muita gente procurou “reajustar” a vida, isto é, buscar luzes para trilhar novos caminhos com benção e orientação espiritual. No seminário de Laranjeiras, tivemos inúmeras confissões e gentes buscando orientação espiritual. Precisava aprimorar essa atividade, deixando pouco de lado as visitas nas famílias e os encontros com a juventude. Na confissão a alma humana passa a experimentar a alegria de ser acolhida novamente por Deus e pela comunidade. É uma benção e a certeza de reiniciar a vida nova recebendo a misericórdia de Cristo nosso Senhor.

2. Celebração ecumênico de Natal no Educandário e no presidio de Laranjeiras: foi uma novidade no nosso serviço missionário. A iniciativa foi do Conselho da comunidade (Entidade ligada à Prefeitura de Laranjeiras) fazer momento ecumênico no Educandário (presidio para menores infratores) com as Igrejas cristãs da nossa região. Temos abraçados a proposta e o nosso setor foi representado pelo Padre Giovanni Murazzo na realização do culto ecumênico, no dia 17/12/2019. O encontro contemplou momento de confraternização com os presos e presidiários. No dia 19 foi a vez de celebrar o culto ecumênico no presidio para maiores. Nesta celebração o Pastor Raul da “Igreja Zoé” animou a liturgia da Palavra e o confrade Pe. Giovanni a liturgia eucarística. Dias depois houve momento de confraternização onde os presidiários e presos tiveram a oportunidade de sentar na mesma mesa com a presença de familiares.

3. A benção da empresa Augustin em Laranjeiras do Sul: fomos convidados para prestigiar aos momentos de inauguração da empresa Augustin que chegou recentemente em Laranjeiras do Sul. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades da cidade, os empresários e os representas das mídias locais. Pe. Crispim e Pe. Giovanni se fizeram presentes para realizar o momento de benção. A empresa Augustin é fornecedora dos equipamentos agrícolas de alto nível para Laranjeiras e regiões vizinhas. Ela trouxe também uma nova filosofia: “o trabalho de qualidade é fonte de confiança e responsabilidade”.

4. Os desafios antes do almoço de Natal. O Natal é geralmente a festa da família no Brasil. Os parentes e familiares têm costume de se reunir para matar a saudade e para comemorar juntos o Nascimento de Cristo e o início do Novo Ano. E os padres, o que fazem? No dia de Natal, pensávamos que também que os padres deviam ter momento de família para almoçar juntos. Infelizmente tivemos um problema. Em Laranjeiras onde pensávamos ir no restaurante, tudo estava fechado. Nem o cachorro passava na rua porque ia atrás do cheiro do churrasco em todos os cantos da cidade. Foi a cerca das 11.00 que tomamos consciência desta realidade. Diante disso tivemos duas opções: 1º. Abandonar a ideia de almoço no restaurante e fazer macarronada em casa. 2º. Ir de “penetra” numa família dos vizinhos para poder almoçar. Graças a Deus, na última horas alguém nos comunicou que tinha um restaurante aberto em Nova Laranjeiras. Que alivio! Fomos lá também para confraternizar e viver o Nosso Natal em família.

5. A construção do galinheiro no seminário. Os gaviões, as raposas e os lagartos procuraram acabar com a criação das galinhas e patos no seminário de Laranjeiras. Surgiu a ideia de tomar providencias: construir o galinheiro para colocar a criação no abrigo. Os predadores já tinham tomado conta do espaço por que estava meio abandonado. Sabemos que no novo ano, nós precisamos também de mudar certa mentalidade. Assim, tomamos a decisão de construir um galinheiro melhor, aproveitando das madeiras que estavam no quintal. Quem sabe se as galinhas e os patos vão agradecer o céu porque vai terão espaço bom para criar os filhotes e vê-los crescer em paz, longe de toda predação e ameaça natural. Assim, o sinal de morte se transforma em sinal de vida. Novo ano, espírito novo e esperança renovada.


Artigos relacionados

Artigos

O oásis ao fim do deserto

Neste período de quaresma, a Igreja nos convida a refletir sobre os caminhos que tomamos no dia a...
Artigos

Quaresma, tempo de conversão

 MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL - Queridos irmãos, temos iniciado o caminho quaresmal. Um rito s...
Artigos

A reforma de Francisco com o apoio de Bento XVI

Dois papas, dois estilos, mas o mesmo ideal: por um catolicismo que não perca o profetismo. F...
Artigos

FRANCISCO DE ASSIS: UM CÂNTICO DE AMOR E CORAGEM 

“Canta Francisco, com a voz dos pobres, tudo que atrevestes a mudar. Canta novo sonho, sonho de e...