Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O fim dos confinamentos? É hora de sair da Igreja...


O jejum tem virtudes profundas. Não é à toa que é praticado em todas as grandes tradições religiosas. E agora que as medidas impostas pelas autoridades civis privaram milhões e milhões de convivas deste alimento essencial que é o pão da vida.

MaiaEsta privação coletiva era um sinal claro de Deus. Ou então Deus nunca se manifesta. Se somos cristãos, essa fome teria que ter aumentado em nós para que entrássemos melhor em seu mistério. Então, agora, que alegria! Ah, sim, que alegria profunda ver porta se abrir, apesar das medidas de barreira, das precauções, das fileiras de cadeiras interditadas... sim, os dias de jejum chegaram ao fim! E terminaram, que sorte, nesta bela festa de Pentecostes, em que nasce a Igreja universal.

No entanto, um arrependimento. Deveria ter sido um período mais intenso de penitência, de conversão e de evangelização digno da provação. Mas vamos falar sem rodeios e sem máscara. Acima de tudo, temos sido capazes de medir a amplitude do abismo entre a minoria de católicos praticantes e o resto da sociedade, incluindo crentes e cristãos, que muitas vezes entendem mal, quando ainda a toleram, a própria natureza da fome eucarística. Diz-se “imaterial”? Eles escutam “irracional”. “Indispensável”, “vital”? Eles respondem “irresponsável”, “fútil”. “Oração”? Consultamos o ministro do Interior, que afirma que tal hobby se pratica em casa. Ora, o corpo de Cristo não é um capricho nosso, nem uma conquista nossa, nem a recompensa por nossa boa conduta, de acordo com o direito civil ou o direito canônico. Tudo isso seria pura e simples blasfêmia. É o pão vivo descido do céu. Fomos capazes de testemunhá-lo?

Infelizmente, este tempo de confinamento também mostrou a tendência dos cristãos a se ocupar de questões triviais do que do Espírito Santo. Aqueles que gostariam que todas as religiões se dessem as mãos contra aqueles que pensam que a Igreja Católica não precisa se unir à associação dos barretes, turbantes e kippas. Aqueles que posam de leal cidadão. Aqueles que a julgam rebelde. Aqueles que não sentem a falta da missa, obrigado, e aqueles cujo coração arde para receber o Jesus-hóstia. Aqueles que não suportam mais o clericalismo. Aqueles que esperam o batismo com lágrimas na alma. Aqueles que querem confinar a esta ou aquela esquerda, à extrema direita, ontem, esta noite, amanhã, assim, assado.... Aqueles que acham que os bispos foram dormir e aqueles que estão indignados por terem se rebelado. Ou, então, não é culpa desses padres infames? Essas divisões só tornam a esperança cristã mais estrangeira. Não foi desta vez que dissemos: “Veja como eles se amam”. E eu me incluo neste lote.VilaFlor

Mas seria uma pena, e quase mais grave, esquecer muito rapidamente o que vivenciamos, descobrimos e semeamos; considerar que tudo isso era apenas um parêntese sanitário; apressar-nos para nos assentar primeiro e retomar nossa vidinha de lojas, vestidos e cadeiras. Estes esforços para tornar a missa acessível de acordo com os meios atuais, estas Igrejas domesticas nascentes, este serviço aos pobres aprofundado como um sacramento onde Cristo se entrega, este Evangelho em saída, periférico... esta experiência ética e espiritual do jejum não pode ter sido em vão. E eu não acho que será. Não é tarde demais para aprofundar. Eu por primeiro, tenho vontade de me acotovelar para conseguir meu ingresso na cantina eucarística. Mas frequentar as igrejas só é interessante se delas sairmos. Transformados. Tendo recebido o Espirito Santo. Falando em outras línguas.

Jean-Pierre Denis.

Fonte: site da UNISINOS.


Artigos relacionados

Artigos

No Vietnã, uma Igreja mártir e alegre

Testemunho de um missionário do PIME referente ao país asiático, no dia da chegada do Papa na Cor...
Artigos

A vocação de ser pai!

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele...
Artigos

São Francisco Xavier: Padroeiro das Missões

O dia 3 de dezembro, a Igreja no mundo celebra a memória de São Francisco Xavier que em 1925, jun...
Artigos

Ano de São José, o homem justo

Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o P...