Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ecologia: um ato criador divino


Muitas religiões acreditam que o universo, e tudo o que nele contém, seja fruto de um ato criador. O judeu-cristianismo, que moldou a cultura ocidental, vê Deus como a fonte criadora da qual tudo provém. E mais: lê no desígnio criador de Deus, um ato livremente fundado no amor; um amor que se desdobra em alteridade.

É certo que o cristianismo influenciou, e muito, uma visão que corroborou com uma supervalorização do ser humano, frente ao mundo. O mundo criado, dada uma leitura mais literal do texto bíblico do Gênesis, foi lido, muitas vezes, como lugar para a vida humana, em sentido último, e não como lugar da harmonia para o bem-viver em sentido orgânico. Ainda assim, o olhar teológico, portanto de fé, a respeito da criação, funda-se na compreensão de que se trata de um dom; um dom de amor.

O tema da ecologia é irrenunciável para o presente da humanidade. As mais diversas fontes de saber e de reflexão sobre a vida precisam contribuir para o surgimento de caminhos que transformem nossa relação com a natureza. À teologia, por sua vez, esse tema é incontornável, pois, segundo se crê, o tema da criação é fundamentalmente teológico. Aos discursos nascidos a partir da fé, urge a importância de uma contribuição efetiva para uma nova leitura da relação do ser humano com o mundo, pois isso diz respeito à mais fundamental vocação do ser humano à vida.

Além disso, quando lançamos nosso olhar atento à sapiencialidade bíblica, temos a feliz oportunidade de compreender de modo profundo, aquilo que o livro do Gênesis?" Em sua linguagem própria?" Aborda acerca do ato criador de Deus, e do lugar do ser humano na relação com o mundo: uma vida sábia, isto é, bem-vivida, é aquela que encontra o justo lugar na relação entre todas as coisas criadas.

É muito importante que a teologia e as vivências de fé se coloquem na posição de escuta, daquilo que cientistas de outras áreas têm apontado para os danos causados pela sanha humana em sua relação com o mundo, e os riscos aos quais estamos todos, sobretudo as futuras gerações, estamos correndo. Do seu próprio lugar, o cristianismo tem um papel importante na formação da consciência de seus adeptos.

Uma vez, pois, que sua fé é compreendida como voltada para o Deus que a tudo criou, o testemunho dessa fé no mundo precisa se efetivar como superação de uma relação utilitarista e desrespeitosa para com o planeta, para uma relação de comunhão e harmonia. Ouvir especialistas para, em seguida, qualificar ainda mais o discurso teológico, é um caminho urgente ao qual não podemos renunciar. Pastoralmente, o papa Francisco tem dado sinais muito importantes para o itinerário que o cristianismo católico precisa seguir, em sua relação com o mundo.

Felipe Magalhães Francisco (Fonte: Dom total)


Artigos relacionados

Artigos

Matando a saudade de Deus

Sonho da humanidade, ousadia de Moisés.  O primeiro casal manifestou o sonho querendo ser co...
Artigos

XAVERIANO NO SÍNODO PAN AMAZÔNICO

Amazônia: Novos Caminhos para Igreja e para uma Ecologia Integral O relatório do Secretário Gera...
Artigos

Os povos indígenas estão vivos e se transformam

“Valorizar a cultura indígena significa antes de tudo respeitar o ser humano”, afirma a pesquisad...
Artigos

Festa da Epifania do Senhor

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Ori...