Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


No próximo domingo, dia 24 de outubro, na Missa do 30º Domingo do Tempo Comum, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, com o lema: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). É o ponto alto do mês missionário, dia de reflexão e de oração para que todos nós, batizados e batizadas, tomemos consciência da necessidade de reconhecermos que somos todos missionários.

Na verdade, desde a Conferência de Aparecida, em 2007, a Igreja tem nos levado a este reconhecimento: somos discípulos missionários de Jesus Cristo! Nele, nossos povos têm a vida. Reconhecer que somos missionários é questão de entendimento da fé, compreensão exata da vida e do Evangelho de Jesus Cristo. Anunciar o Evangelho, pregar a Palavra, é a nossa missão. E ainda mais como anúncio de uma experiência vivida do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo. 

O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Missões afirma: “Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos. A relação de Jesus com os seus discípulos, a sua humanidade que nos é revelada no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias (cf. CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo de hoje, Gaudium et spes, 22). Eis, portanto, como podemos e devemos celebrar este dia, mas não só um dia ou um mês, mas sempre devemos ser animados por esta missionariedade que não é uma característica facultativa, dispensável, mas é da própria natureza da Igreja. 

O Dia Mundial das Missões, acompanhado de um gesto de generosidade da nossa parte, com a coleta em prol das missões, também é um dia para pedirmos perdão se nós colocamos obstáculos à obra da evangelização. É ainda o Papa Francisco a nos chamar a atenção: “com frequência, os obstáculos à obra da evangelização encontram-se, não no exterior, mas dentro da própria comunidade eclesial”. Por isso, tendo como tema “Jesus Cristo é missão”, somos chamados a viver essa realidade como essencial em nossa vida.

A missionariedade não é uma dimensão qualquer ou facultativa. Ela é a própria vida de Jesus, enviada ao mundo (cf. Gl 4,4s). A missão de Jesus não é um anúncio de tristeza ou de algo que amedronte. Ela é a proclamação do amor de Deus por todos os homens e mulheres, pelo mundo, pela casa comum em que habitamos (cf. Jo 3,16s). 

Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo de Natal (RN)


Artigos relacionados

Artigos

O Papa recebe os indígenas

O Papa Francisco recebeu, na tarde desta quinta-feira, 17 de outubro, um grupo de indígenas, acom...
Artigos

Nasceu para vocês o Salvador do mundo

Como sabemos, em 25 de dezembro celebramos a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em...
Artigos

60 anos da "Pacem in terris" de João XXIII

No 60º aniversário da publicação da encíclica, propomos novamente as palavras que o Papa João XXI...
Artigos

Falece Dom Tomás Balduíno, ícone da luta em favor dos pobres da terra

Faleceu na noite desta sexta-feira, 02 de maio, Dom Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás, funda...