Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Nasceu para vocês o Salvador do mundo


Como sabemos, em 25 de dezembro celebramos a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Embora seja um festividade cristã, o comércio se apropriou e tomou conta do Natal,

passando apenas a ideia do Papai Noel, da árvore de natal, dos pisca-pisca, da troca de presentes e cartões, junto com uma ceia abundante. Inclusive o Papai Noel converteu-se no garoto propaganda do comércio natalino, distorcendo o verdadeiro sentido do Natal.

Pensemos um pouco como cristãos sobre o verdadeiro sentido da festividade religiosa do Natal. Lembremos que no Natal o menino Jesus nasceu pobre e humilde em Belém e deve nascer também no nosso coração, através das nossas ações solidárias e fraternas em favor dos mais pobres e excluídos.

081eneroNão deixemos que o comércio natalino pegue o lugar da festividade religiosa do nascimento do menino Jesus. Sabemos que não há lugar para Jesus nascer na sociedade consumista, como não havia lugar na sociedade do tempo de Jesus e nos lares de Bélém. Maria deu à luz o menino num estábulo, fora de casa, na maior solidão e abandono, sem encontrar espaço digno entre os parentes e amigos. Foi a manjedoura que acolheu Jesus no seu nascimento (cf Lc 2,7).

            Em Belém, os primeiros a receber o anúncio da Boa Nova do nascimento do Salvador são os pastores, pobres e marginalizados. Eles acolhem Jesus e lhe dão um lugar importante. O anjo proclama: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor" (Lc 2, 11). Os pastores ficaram atentos a mensagem vinda do alto e reconhecem o Messias na manjedoura. Também nós precisamos estar atentos como os pastores, ouvir os sinais dos tempos e reconhecer o anúncio natalino. Aprender que a festa do nascimento de Jesus é partilha de sonhos, ousadias e caminhos. Não podemos perder a manifestação de Deus dirigida a toda a humanidade.

Natal, manifestação de Deus na nossa condição humana, Deus abre mão de sua condição divina e assumindo nossa condição humana para ser acolhido por cada um de nós. Natal, encarnação de Deus na humanidade; o divino se torna humano para o humano se tornar divino.

Natal, um convite para uma mudança da nossa condição, um apelo para dar lugar Jesus na nossa vida e família.

Que bom seria se o verdadeiro espírito natalino tomasse conta todos os dias da nossa família e da nossa existência humana.

Tomara que possamos reconhecer que o Natal é o ponto alto da comunicação amorosa do Deus da Vida com a humanidade.

Desejamos um Feliz e Santo Natal para todos!!!

Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

Dom Adolfo Zon: "foi muito bom ver tanta coisa num período tão marcado pela pandemia"

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou sua segunda se...
Artigos

Por que não aos sacramentos online? Entenda!

É possível se confessar por telefone? Como não posso viajar, é possível ser padrinho acompanhando...
Artigos

Desafios da Igreja

O Sínodo da Família, convocado pelo papa Francisco, teve início em Roma a 4 de outubro, e será en...
Artigos

São Guido Maria Conforti, missionário do Mundo

Os dons que Deus faz a uma pessoa são para o bem de todos. A canonização de Dom Guido Conforti é ...