Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Guido Maria Conforti, um santo missionário


Há algumas fotografias que retratam São Guido Maria Conforti (cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de novembro). O olhar sereno e o sorriso esboçado são as constantes daquelas imagens. Aqueles que viveram com Ele recordam-no como um homem inteligente, alegre e com um grande amor a Cristo e aos seus irmãos e irmãs. Uma ascese simples e profunda, vivida no segredo do cotidiano.

Vitral Granell ConfortiNascido numa das melhores famílias de Parma, foi ordenado sacerdote e viveu um sentido de responsabilidade nas tarefas confiadas ao serviço da diocese: reitor do seminário, cónego e vigário geral, estava disponível para todos. Razões de saúde o impediram de ser missionário, mas não o desejo. Em 1895 inaugurou o seminário da Congregação de São Francisco Xavier para missões estrangeiras. A família xaveriana é seu legado mais importante. O sonho se tornou realidade.

Ao longo de sua vida, Conforti passou por muitas dificuldades, mas a perseverança e a fé superaram tudo. As provações, os sofrimentos são o pão de cada dia e, no entanto, ele continua. Ele não para em nada. Como arcebispo de Ravena e depois de Parma, esteve próximo do seu povo. Participou ativamente de um intenso trabalho de pacificação social que deu frutos e dedicou-se à caridade. Em 1919, Vítor Emanuel III, pelo bem-feito em tempo de guerra, quis conceder-lhe a honra de mérito da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro. Conforti comenta que apenas cumpriu seu dever. Um dever que, para ele, é estar em oração diante do Santíssimo Sacramento, visitar os doentes, amparar os mais necessitados, ajudar os trabalhadores.

É um homem prático. Ele vive uma fé feita de serviço e abandono à providência que compartilha com todos, especialmente com as pessoas em dificuldade. Seu palácio é conhecido por todos: quem tem uma dor ou uma necessidade pode bater naquela porta, com a certeza de ser acolhido por um pai, e não apenas por uma autoridade. Os abandonados estão no centro de seu coração. Durante a greve agrária de 1908, escreveu um Apelo à Paz, testemunhando sua atenção à comunidade: "Neste momento, com o carinho ansioso de um pai amoroso, preocupado com o bem e o futuro de seus filhos, exorto-vos à paz com seus irmãos e irmãs". Visitou várias vezes a diocese de Parma, incluindo as realidades dos Apeninos, partilhando esperança e solidariedade. Em 1928 visitou os missionários xaverianos na China, realizando nessa jornada o sonho de sua vocação. Conforti é o homem das bem-aventuranças e de saber encontrar Deus em todas as coisas. Nos momentos de maior adversidade, ele olha para o Crucifixo que, explica aos seus missionários, é o livro que contém todo o amor de Deus pela humanidade. Ele morreu em 5 de novembro de 1931 em Parma.

O Padre Faustino Turco, Postulador Geral da Congregação Xaveriana, observa: "Num contexto de mudança de época, nos níveis histórico, social e eclesial, nós, xaverianos, somos chamados a viver a missão com um novo estilo, redescobrindo nosso carisma ad gentes, dedicando-nos ao serviço eclesial e social e a projetos comuns, como o diálogo, a ecologia, a paz e a justiça social. Guido Maria Conforti, com seu exemplo de vida e santidade, é sem dúvida um grande intercessor junto a Deus e, para nós e para a Igreja, um forte estímulo para a ação social inspirada na fé viva. De fato, agir pela justiça e participar da transformação do mundo são para nós xaverianos uma dimensão integral da pregação do Evangelho, como afirma nosso Regulamento no artigo 14. 2)”. Levar o Evangelho ao mundo: eis o segredo de Conforti que, hoje, entregou aos seus filhos e a todos aqueles que vivem o seu carisma e partilham o seu amor.


Artigos relacionados

Artigos

Vídeo sobre o Pe. Paolo Andreolli sx, nomeado bispo auxiliar de Belém

O Papa Francisco nomeou o Missionário Xaveriano Pe. Paolo Andreolli, como Bispo Auxiliar da Arqui...
Artigos

Agosto, mês vocacional

Todos os anos, durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil convida os fiéis a refletirem sobre as...
Artigos

As mortes da pandemia podem ser muito mais!

Marca de meio milhão de mortos já teria sido atingida há meses no Brasil. Falta de clareza sobre ...
Artigos

ENTRE NATAL 2019 E NOVO ANO 2020

SUPERAÇÃO DOS SINAIS DE MORTE APRIMORANDO OS SINAIS DE VIDA As experiências vividas no Setor Xav...