Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A situação dos refugiados e as novas formas de escravidão


Estamos vivenciando um momento crítico no cenário mundial que ameaça fortemente todos os esforços em prol da construção da paz no mundo. Podemos dizer que nunca estivemos tão perto de uma guerra nuclear que pode trazer consequências irreversíveis para a humanidade.

Além da ameaça de uma guerra nuclear, a situação dos refugiados no mundo tem revelado uma nova forma de escravidão que muitas vezes é ignorada e esquecida.

Recentemente acompanhamos uma triste reportagem que mostrou a venda de refugiados africanos na Líbia. Um comércio desumano que em pleno século 21 evidencia até que ponto o homem pode chegar na relação com o seu próprio semelhante. O caso da Líbia é apenas a ponta de um “iceberg”, um exemplo entre tantos outros que nos questiona fortemente em relação ao maior de todos os mandamentos: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Para fugir de todos esses problemas, os refugiados se aventuram na rota da morte tentando fazer a travessia do mar mediterrâneo para chegarem na Europa. Normalmente essas viagens são feitas em embarcações precárias e superlotadas, sem as mínimas condições de segurança e dignidade. Sem dúvida, o drama vivido pelos refugiados deveria nos questionar fortemente, sobretudo em nossa capacidade de acolher o estrangeiro que é nosso irmão, nosso semelhante.

04 24 irin migrants libyaAlém das novas formas de escravidão às quais os refugiados africanos estão sendo submetidos, existe um outro grande problema que muitas vezes passa despercebido: a acolhida dos refugiados quando os mesmos conseguem chegar no destino final. De um lado nós temos os países que abertamente recusam a acolhida, fechando suas fronteiras e criando políticas xenofóbicas. De outro lado nós temos os países que acolhem, mas pensando simplesmente em seus interesses próprios ligados à economia e ao desenvolvimento do país.

Acolher os imigrantes se torna sinônimo de mão de obra barata e porque não dizer escrava.

É inadmissível aceitar que os refugiados estão sendo vendidos como escravos em um comércio desumano, onde muitos são mantidos em prisões sem um tratamento digno para uma pessoa humana. É muito doloroso saber que crianças morrem de sede tentando atravessar o deserto fugindo dos terroristas e que muitas famílias se dividem nas embarcações precárias sabendo que o caminho para Europa pode ser o caminho para a morte. Isso sem falar das meninas que são arrancadas de suas famílias para se tornarem escravas sexuais e que muitas morrem vítimas da violência extrema à qual elas são submetidas.

Meu interesse não é ser pessimista, pelo contrário, quero simplesmente tocar em uma ferida aberta para que as pessoas comecem a olhar mais para os problemas do mundo buscando sempre caminhos de luzes e de vida. Como missionário na África posso dizer que muitas pessoas de boa vontade e muitos países estão fortemente engajados na construção da paz, porém, existe sempre uma força contrária que precisa ser combatida e denunciada.

Infelizmente, enquanto olharmos para os outros como rivais nunca poderemos construir um mundo de paz e de fraternidade, pelo contrário, estaremos sempre construído muros ao invés de construirmos pontes para favorecer a beleza do encontro com o outro que não deixa de ser encontro com o Cristo.

A construção de um mundo melhor ainda está muito longe, porém, ela é possível onde cada um é chamado a contribuir, dar um pouco de si mesmo para que essa construção se realize.

Vivemos uma situação muito dramática nas missões onde trabalhamos, porém, o desejo de servir o próximo anunciando a beleza do Evangelho é bem mais forte que todas as ameaças e dificuldade que estamos expostos. Diante das realidades mais difíceis e desafiadoras, o missionário deve ter um olhar transformador! Sempre cheio de paz, de esperança, de vida e de amor sonhando com a possibilidade de fazer do mundo uma só família.

14 Massimo SestiniA situação atual da Líbia é caracterizada por um anarquismo político que é fruto da intervenção militar dos Estados Unidos que culminou com a morte do presidente Muammar Kadafi em 2011. Até o presente momento, o governo atual encontra muitas dificuldades para consolidar um governo estável. Como resultado, a Líbia se tornou o caminho mais fácil para os refugiados africanos entrarem na Europa, sobretudo pela vulnerabilidade das fronteiras.

Normalmente, os principais motivos da imigração são: ameaças de guerras, terrorismo, miséria, perseguições políticas e religiosas e a falta de oportunidade para os jovens.


Artigos relacionados

Artigos

No Vietnã, uma Igreja mártir e alegre

Testemunho de um missionário do PIME referente ao país asiático, no dia da chegada do Papa na Coreia. Hanoi, 13 de Agosto de 2014 (Zenit.org)...
Artigos

Novembro: memória, saudade e oração

O mês de novembro nos traz a memória de nossos queridos defuntos. É um antigo costume pré-cristão lembrar os mortos, que a Igreja sabiamente 'crist...
Artigos

Missão e misericórdia

Nós, humanos, não teríamos condição de nos relacionar com o divino a não ser que o próprio Deus nos desse condição e liberdade de nos aproximar del...
Artigos

O dia dos mortos no México une a vida e a morte!

Cada ano o dia 02 de novembro celebramos o dia de todos os mortos. No México é uma festa tradicional no qual se visitam os cemitérios, se fazem cav...