Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Quatro palavras do missionário


Quando começamos os estudos da língua tailandesa, no primeiro dia de aula, a professora nos ensinou quatro palavras muito importantes que iriam nos acompanhar durante todo o período de aprendizagem desta língua, ou seja: fan didi (escutar bem), du didi (ver bem), kít didi (pensar bem) e finalmente pût dandan (falar alto).

Estas palavras me ajudam a partilhar um pouco do meu ministério missionário na Tailândia.

ฟังดีๆ Escutar bem

A primeira coisa que o missionário é chamado a fazer, entrando em uma nova terra, é colocar-se à escuta do povo que o acolhe. Este processo, difícil e delicado, é essencial para uma inserção verdadeira e adequada na vida deste povo.

Desde que chegamos à Tailândia estamos procurando escutar através de encontros e diálogos com religiosos e religiosas que aqui trabalham há vários anos. Mas, sobretudo, a relação quotidiana com amigos e amigas, leigos e leigas tailandeses nos ajuda a escutar e a acolher o vento impetuoso que o Espírito sopra nesta terra.

Se a atitude de escuta não é nada fácil, escutar em outra língua é uma dificuldade ainda maior. O idioma tailandês (que possui caráteres próprios, 44 consonantes, 32 vogais e cinco tons diferentes) se apresenta como um grande desafio, mas é fascinante devido à beleza que ele possui. Muitas vezes os obstáculos da língua e as dificuldades em escutar são superados através de um gesto de amizade, gentileza e cordialidade.

ดูดีๆ  Ver bem

O missionário é chamado a olhar ao seu redor para compreender melhor o “universo cultural” que o circunda. As nossas atividades pastorais, na paróquia e nas periferias – que se desenvolvem em colaboração com as irmãs Xaverianas e os padres do PIME – são para nós oportunidades de ampliar a nossa visão e alargar os nossos horizontes.

Um olhar atento nos leva a adotar gestos e atitudes, cheios de valores e significado, que caracterizam o povo com o qual vivemos. Por exemplo, aqui na Tailândia antes de entrar na casa de outra pessoa, ou na própria casa, é preciso tirar os chinelos ou os sapatos como sinal de respeito e cortesia. Também o modo de cumprimentar, unindo as mãos e fazendo uma reverência, exprime atenção e gentileza.

Olhando à nossa volta, nos deparamos também com problemas que são verdadeiras feridas na sociedade tailandesa, como por exemplo: a prostituição e o fenômeno da imigração. O olhar do missionário, porém, não se limita a um simples observar, mas procura imitar o olhar de Deus que “vê a situação do seu povo, escuta o seu grito de aflição e desce para libertá-lo”.

คิดดีๆ Pensar bem

Escutar com atenção o existente ao nosso redor, ver com deferência o contexto no qual estamos inseridos, nos ajuda a pensar em profundidade. Esta profundidade é fruto da ação do Espírito em nós que nos leva à cultura do encontro e nos impede de permanecer na superfície das coisas e dos eventos, capacitando-nos a vislumbrar – na realidade que está diante de nós – vestígios do divino; pagadas da presença de Deus.

A Tailândia é um país onde a maioria da população é budista. O número dos cristãos não chega ao 1%. Este contexto nos pede de empenhar-nos no âmbito do diálogo inter-religioso, conscientes de que as “sementes do Verbo” estão espalhadas em todo lugar e pedem plenitude. Este caminho nos leva a procurar aquilo que nos une que é muito mais do que aquilo que nos divide.

พูดดังๆ Falar alto

A motivação do escutar bem, ver bem e pensar bem do missionário é o desejo de gritar para o mundo inteiro – mais do que com palavras, com a própria vida – o amor de Deus para com a humanidade em Jesus Cristo, o qual nos doa o seu Espírito que nos impele a proclamar toda Beleza, Bondade e Verdade do Eavngelho.

Esta Boa-Notícia abre diante de nós horizontes intermináveis de fraternidade, caridade e comunhão.

Pe Thiago Rodrigues.


Artigos relacionados

Artigos

8 de março, dia Internacional da mulher

08 de Março é o dia Internacional da Mulher é uma data que celebra a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. É um dia de refle...
Artigos

A Ascensão do Senhor!

Pe. Tomaz Hughes, svd, faleceu dia 15 de maio de 2017. Dias antes, mesmo debilitado, escreveu seu último texto: Domingo da Ascensão do Senhor. ...
Artigos

Quaresma: um caminho feito com Jesus ao calvário

Todos os anos, no tempo da Quaresma, fazemos o caminho para a Páscoa da Ressurreição, motivados pela mensagem e unidos aos sentimentos de Jesus Cri...
Artigos

Mês extraordinário missionário (vídeo)

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da ...