Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A missão "Inter Gentes"


O tempo histórico que estamos vivendo nos remete ao essencial da Igreja e de sua missão. Diante dos questionamentos de um mundo em constante mudança, emerge nas fileiras eclesiais a necessidade de reencontrar o autêntico significado de sua atividade missionária, aprofundar seus objetivos e voltar à sua verdadeira identidade.

As profundas e rápidas mudanças no mundo contemporâneo, onde se dá a prática missionária, exigem mudanças também na compreensão do conceito de Missão.

A Missão é de Deus, nós somos apenas instrumentos em suas mãos.

Por isso, ao longo da história, a Igreja é chamada a rever suas práticas para anunciar o essencial: o Reino de Deus. A Missão nasce da própria essência de Deus que é Trindade. Nessa perspectiva, a Missão deve construir o diálogo de Deus com o mundo e com a humanidade, que é multicultural. O fim da Missão não é a Igreja, mas o Plano universal de Salvação que Deus Criador oferece à humanidade através do mistério pascal de Cristo, morto e ressuscitado. Hoje, a Missão deve ser pensada como Missão de Deus que está em diálogo com toda a humanidade. Assim, o diálogo não é uma opção, mas um imperativo, conforme nos lembram os documentos conciliares e encíclicas missionárias.

No dia 20 de junho celebramos o Dia Mundial dos Refugiados. O fenômeno das migrações, pela mobilidade humana, muito além dos problemas sociais, está provocando uma crescente multiculturalidade. Calcula-se que temos hoje, pelo menos 150 milhões de migrantes e 50 milhões de refugiados nas diversas partes do mundo. Isso muda o rosto das nossas cidades e nos obriga a viver com o diferente.

Como consequência, a Missão Ad Gentes não pode mais ser considerada somente como Ad Extra (para fora), porque as ‘gentes’ estão em todos os lugares, lá fora e também em nosso meio. No campo da missiologia surge o conceito de Missão Inter Gentesque não muda, mas complementa o Ad Gentes pensado como Missão Ad Extra. A Missão Inter Gentes é concebida como diálogo e encontro com as “gentes”, povos, grupos humanos… Requer uma prática onde o missionário faça a própria morada no meio das “gentes”. Esta perspectiva está em plena sintonia com o processo de enculturação e da própria encarnação que Jesus Cristo viveu. Somente quando formos capazes de nos tornar um entre as ‘gentes’ seremos capazes de comunicar Jesus Cristo.

Consequência dessa nova  percepção da Missão Ad Gentes vivida como Missão Inter Gentes,  está o compromisso de construir uma Igreja multicultural, acolhedora, respeitosa, instrumento de diálogo saudável entre as culturas, sinal do Reino de Deus.

Padre Antônio Pernia.



Artigos relacionados

Artigos

Ano Jubilar Xaveriano: “fazer do mundo uma só família”

Serão três os principais eventos do Ano Jubilar Xaveriano: o início do Ano de Graça, previsto para 2 de julho de 2020; a celebração da solenidade d...
Artigos

A CNBB denuncia as queimadas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota sobre a situação em que classifica de “absurdos incêndios” e outras criminosas depre...
Artigos

Verdadeiramente o Senhor Ressuscitou

 “Nossos corações ardiam dentro de nós enquanto ele falava conosco ao longo do caminho, quando explicava as Escrituras para nós? (…) O Senhor ...
Artigos

Vídeo vocacional: Cristo Vive! Somos suas testemunhas

Por ocasião do Mês Vocacional na Igreja no Brasil, que teve início agora em agosto, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida...