Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O chamado para trabalhar no Reino


A vocação cristã reforça e explicita a vocação que temos como criaturas. Desde que o Filho de Deus veio neste mundo, a nossa vocação como homens e mulheres ficou enriquecida e mais definida, graças à sua palavra e ação. “Certo dia, Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver” (Lc 10,23-24).

Paulo de Tarso escreveu que o mistério escondido em Deus e que era o anseio dos povos antigos, foi revelado a nós em Cristo. E acrescenta: “Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, o mistério escondido desde o co-meço dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. (Cl 1,25-26)

A vocação à missão pelo Reino

O próprio Jesus nos convida a ver o laço que há entre vocação, missão e vida cristã. Para começar, Jesus está mais preocupado em cumprir e propor uma missão do que fundar uma religião. Ele é um jovem leigo, da periferia, que fica trabalhando na cidadezinha de Nazaré, como um jovem qualquer, até os trinta anos. Foi quando deixou seu trabalho de carpinteiro e se despediu da mãe. Os seus compatrícios se admiraram por ele despertar para a missão de pregador (e curador), que o rebaixava da classe média dos artesãos para a classe baixa dos andarilhos sem-teto.

Quanto à natureza da missão de Jesus, os evangelistas iniciam suas redações dizendo que Jesus ia para toda a Galileia anunciando: “O Reino do Deus está próximo. Convertam-se e acreditem nesta Boa Notícia” (Mt 4,17; Mc 1,14s; Lc 4,43; Jo 3,5). Em suma, Jesus aos trinta anos empreendeu uma missão que visava estabelecer o Reino de Deus, querendo ganhar para isso a adesão das pessoas. Podemos ver com a imaginação o jovem pregador indo para todas as vilas, povoados, praças, sinagogas..., repetindo: “Vocês têm muitas más notícias. Mas meu Pai do Céu me enviou para lhes dar umas boas notícias, aliás, esta que é “a” Boa-Notícia (evangelho, eu-anguellion, em língua grega): que agora o Reino de Deus está próximo; está no meio de vocês; vocês podem entrar nele. Se desconfiam, achando que a vinda do Reino é um milagre impossível, bom demais, se convertam e passem a acreditar nesta Boa Noticia; se não for pelas minhas palavras, acreditem pelas curas que eu opero”.

Como evangelizador, Cristo anuncia em primeiro lugar um reino, o reino de Deus, de tal maneira importante que, em comparação com ele, tudo o mais passa a ser "o resto", que é "dado por acréscimo". Só o reino, por conseguinte, é absoluto, e faz com que se torne relativo tudo o mais que não se identifica com ele. Narrador como ele era, Jesus falou do Reino em parábolas, para tirar a imagem engessada, que seus compatrícios tinham, de Reino de Deus como grandeza, poder econômico e militar. Mas no termo “Reino de Deus” se encerravam todas as coisas mais bonitas: uma fascinação. De fato, Reino de Deus é o mundo como Deus o sonhou e o quer: uma cidade-jardim onde todos encontram vida, fraternidade, dignidade.

Falando em Reino de Deus aos romanos que lhe pediam, Paulo de Tarso disse que o Reino de Deus é “justiça, paz e alegria no Espírito” (Rm 14,17). É para cumprir esta missão de estabelecer o Reino, de acordo com a vontade do Pai, que Jesus enfrentará a morte de cruz. E será premiado pelo Pai com a ressurreição pela sua fidelidade à missão.

santidadeSer cristão é se deixar atrair e apaixonar por este jovem homem-Deus, e aceitar seu convite. Com efeito, ele convidou e reuniu colaboradores para o Reino: 12 apóstolos, 72 discípulos, um grupo de mulheres e outros simpatizantes. No momento da despedida deste mundo, ele manifestou a vontade que todos se tornassem seu colaboradores, todos discípulos-missionários, se imergindo na água batismal do seu ideal evangélico. Ser cristão não quer dizer ter poltrona reservada no paraíso, mas dar sentido e salvação à sua própria vida, fazendo da missão de Jesus Cristo a nossa missão, encontrando nisso alegria e realização.

E a missão está vinculada - repito - com o projeto do Reino, que é uma proposta de ruptura com todo sistema, lógica, prática e mentalidade de dominação e poder; una proposta dialética de assunção e transformação do mundo. Daqui entendemos a relevância histórica da missão.

Tão importante e grande é a missão, que deve ser feita em mutirão, em comunidade. De fato, para dar continuidade à missão dele, Jesus não deixou apenas os padres: ele deixou as comunidades (coordenadas pelos sucessores dos apóstolos, bispos e padres). E nas comunidades cada um descobre seu ministério, seu carisma, de acordo com sua vocação, ciente que na Igreja-comunidade não há “soldados rasos”, fieis passivos: todo cristão é chamado a um trabalho específico. São Paulo não cansa de nos lembrar que somos um “corpo de muitos membros e funções, que tem Cristo como cabeça”.  (Cf. Rm 12,15; Cor 12,12-14; Ef 1,23; 3,6; 4,16; 5,23; Cl 1,18; 2,19).

Corpo de Cristo é a comunidade-Igreja

A imagem do corpo não é o único ícone de comunidade-igreja: os outros são a árvore (a videira), o povo, a grei... Eles têm a característica de ser “coletivos”. Mas a imagem do corpo é aquela que melhor nos fala de unidade na diversidade e de diversidade na unidade. Paulo de Tarso tem os capítulos 12-14 da Carta aos Coríntios que são um livrinho interessante sobre o assunto (2 Cor 12).

Sugestiva a imagem de nós como corpo, e corpo de Cristo (bem diferente de “galera”)! Paulo não se prende a uma listagem “careta”, como seria a de colocar em paralelo os membros e as funções-vocações: quem seriam as mãos na comunidade-Igreja? Quem os pés? Os olhos? Exaltante é nos sentirmos parte deste corpo do Senhor Jesus, e procurarmos a “sugestão” certa para nós. Tereza de Lisieux descobriu ter a vocação de ser o coração no corpo da Igreja! Paulo, porém, não renuncia a elencar possíveis ministérios e carismas, priorizando os primeiros, aliás, priorizando a vocação ao amor!

A Igreja (a comunidade) é o corpo de Cristo, e Cristo do corpo é a cabeça  (ICor 12,28-31). A Igreja é a continuação de Cristo na missão de realizar o Reino. Na Igreja impera o “nós” e não o “eu”. A mística da missão me pede de colocar o meu centro fora de mim, em Cristo, isso é, em Deus e no próximo (mesmo assim eu não me alieno de mim mesmo, pois Cristo é o meu eu mais profundo e verdadeiro). Ninguém vive só para si, mas para ser útil aos outros, como Cristo que não veio para ser servido e sim para servir. Seja você rico ou pobre, não tem pior desgraça na sua vida do que ser inútil, não servir para nada e para ninguém.

Se no passado, em se falando de vocação, logo se pensava em padres e irmãs,   hoje a teologia pastoral nos ensina  que  a  vocação cristã é transversal e interessa os três “estados de vida”: matrimônio, vida consagrada, sacerdócio. É vocação a do pai e da mãe cristãos: em viver o amor (Deus é amor!), criar os filhos e contribuir na construção de uma sociedade que seja sinal do Reino de Deus. É vocação a da irmã consagrada que vê a si mesma naquela frase de Jesus: “Há pessoas que não casam a motivo do Reino do Céu” (Mt 19,12). É vocação a do sacerdote que coordena a comunidade e faz de ponte com ela entre o mundo e Deus.

Pe Arnado De Vidi.


Artigos relacionados

Artigos

São Romero da América Latina

“Aqueles que tem a dom Romero como um amigo na fé que o invocam como protetor e intercessor, quem admira sua figura, encontrem nele força...
Artigos

A devoção do papa para com Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro de 2019, no âmbito dos trabalhos do Sínodo dos Bispos para a Amazônia o Papa Francisco gravou uma mensagem ao povo brasileiro,...
Artigos

ENTRE NATAL 2019 E NOVO ANO 2020

SUPERAÇÃO DOS SINAIS DE MORTE APRIMORANDO OS SINAIS DE VIDA As experiências vividas no Setor Xaveriano de Laranjeiras no final do ano 2019 seriam ...
Artigos

Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira de toda a América

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar ...