Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Aparecida: o lugar da Virgem Maria


Nossa Senhora Aparecida, a Mãe da compaixão que abriga em seu manto todos os empobrecidos. Ela é acolhida pelo catolicismo popular, onde milhares de peregrinos acorrem ao santuário.

Aparecida do Norte é lugar onde Deus já estava.

Neste chão religioso plural e profundamente enraizado, temos heranças religiosas com tradições de romarias e devoção popular, desde culturas primordiais de nossos antepassados ameríndios e africanos. Deus já estava em Teotihuacán, em Chavín de Huántar e em muitos lugares sagrados, como também caminhava com os grupos em suas romarias; Deus estava na cultura Diaguita, de quem os incas herdaram o culto à Pachamama; Deus sempre esteve na peregrinação guarani rumo à Terra Sem Males. A Deusa-Mãe Tonantzin estava nas ruínas do seu santuário, no Tepeyac, por onde passou o asteca Cuahutlatóac, que os missionários cristãos batizaram com o nome de Juan Diego. Nesse lugar sagrado, a face materna e o olhar de compaixão do “Deus do Perto e do Junto” revelou-se ao povo oprimido através da Virgem de Guadalupe que, inculturada na tradição da deusa-Mãe, pede uma casa de dignidade para todos os vencidos.

O lugar é a casa da Mãe. Ela é Maria de Nazaré, mulher pobre da “Galiléia dos gentios” (Mt 4,15), que é lugar de gente misturada, mestiçada, dada à religião sincrética,  desprezada pelos ortodoxos judeus de Jerusalém. E quem conhece essa localidade insignificante, do interior da Palestina, chamada Nazaré? As Escrituras não a citam, o Talmud não a conhece e Flávio Josefo nunca dela ouviu falar. Como Nazaré, Aparecida é a casa dos pobres que encontram na religião o sentido para a vida e a luta.

IMG 20150409Mas, o lugar é também a própria Mãe, Maria, mostrada no ponto alto do relato lucano da Anunciação, num paralelo com a memória da nuvem misteriosa do Êxodo: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35). A nuvem ensombreava a tenda da reunião, casa comunitária do povo que se liberta. E a casa da comunidade se transformava em morada de Deus (Ex 40, 34; Nm 10,34).

O Espírito cobre a virgem e ela se torna fecunda do Filho de Deus. Por isso, ela é a nova shekinah, casa de Deus, tabernáculo do encontro da humanidade com seu Deus. Em Guadalupe, em Aparecida e em múltiplos lugares sagrados, neste continente Maria é a mesma nova shekinah,aberta e acolhedora, a serviço da cura integral de multidões de pessoas, padecentes dos males da injustiça social.

As águas do rio Paraíba do Sul, nas proximidades do Porto de Itaguassu, tornaram-se “encantadas” em 1717. Ofendem-nas hoje a poluição, causada inclusive pela própria basílica. Mas, são águas que fluem a memória e a presença da hierofania da imagem quebrada, que três pescadores acharam no fundo do rio.

A narrativa popular diz que a “aparição” da imagem foi seguida de uma pesca milagrosa. Guardado com veneração o corpo sem cabeça, imediatamente a cabeça foi achada “mais abaixo”, e o pescador João Alves, na canoa, guardou num pano essa imagem machucada.

Após quinze anos de culto familiar, na casa do pescador Filipe Pedroso, a Tenda da presença de Deus na solidariedade fraterna dos pobres estabeleceu-se sobre um altar de paus, numa capelinha de beira de estrada, na Vila de Guaratinguetá.

A devoção do povo tinha grande irradiação.

O mesmo Espírito que cobriu Maria com sua sombra dinamiza a devoção popular de construir capelas e santuários. Foram os escravos do capitão Raposo Leme, com a ajuda de pessoas da vizinhança, que construíram a igreja velha, no Morro dos Coqueiros, em 1745.

O santuário é morada da imagem milagrosa, através da qual se tem intimidade com a Mãe que, por sua vez, é morada do Salvador. A imagem reciclada e bricolada pelos pobres, nos malabarismos de sua riqueza cultural, é signo que se abre e se entrega a contínuos ajustes e acréscimos de sentido.

Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, desde o início do século XVIII é lugar de gente pobre, escravizada, explorada e profundamente devota em sua fé cristã. No ciclo da mineração constituiu-se como um entreposto de mercadorias e de escravos, um lugar de passagem de tropas, comerciantes e multidões de migrantes, gente de todas as classes sociais, na avalanche da febre do ouro que trazia gravíssimos problemas sociais e constante repressão policial. O século XIX foi o do ciclo do açúcar, que consumia os escravos nos canaviais. A sobrevivência através da pesca era a tentativa dos pobres, submetidos a dura recessão.

Maria “apareceu” nesse lugar, num ambiente de forte tensão social, achada por pescadores explorados. Assumiu a cor da etnia mais discriminada e excluída. Seu culto nasceu, propagou-se e se mantém através da fé ativa de pessoas leigas empobrecidas, humildes e anônimas. E o primeiro favorecido por um milagre dela foi um escravo fugitivo e recapturado que, ao invocá-la, viu se quebrarem as pesadas correntes que o prendiam pelo pescoço.

A imagem-signo é emprestada da Senhora da Conceição, que, dentro do catolicismo hegemônico, era símbolo do poder colonial. Maria de Nazaré, a cheia de graça, torna-se presente e atuante através de uma imagem da Conceição, enegrecida e frágil, pequena e com cicatrizes, mas que já trazia, desde a arte do seu escultor, traços transgressores em relação à oficialidade: com covinha no queixo e sorriso nos lábios, penteado longo e solto, flores nos cabelos e na testa, porte levemente empinado para trás, numa identificação com as mulheres brasileiras pobres. O símbolo da resistência se compõe e recompõe, por bricolagem, nessa imagem híbrida, que faz parte do mundo das pessoas escravizadas e reduzidas à servidão, e que permite a circulação de elementos simbólicos, entre os oficiais e os da tradição popular.

O lugar da imagem oficial deveria ser um centro simbólico da cristandade brasileira. A imagem da Senhora da Conceição foi utilizada para dar coesão interna à identidade da nação.

Mas, o povo brasileiro surgiu e cresceu de uma maneira constrangida e deformada, debaixo de extrema violência, escravização e extermínio. A hierarquia desta sociedade foi constituída sobre frágeis fundamentos, por regras frouxas e noções de dupla significação, de maneira que a ambigüidade tornou-se marca típica da cultura e do catolicismo popular brasileiros. O santuário de Aparecida, que põe em movimento multidões de romeiros do centro-sul do país, é mais um dos diversos santuários marianos, numa realidade policêntrica de catolicismo devocional. No imaginário do povo devoto, a basílica de Aparecida não é, exatamente, o centro nacional da catolicidade. E o universo simbólico e o complexo calendário de festas das classes populares desencontram-se do controle político-econômico e também do controle da Igreja.

O controle se estabeleceu desde cedo. O santuário do Morro dos Coqueiros, com o culto e os cofres, foi tomado pela Confraria de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, constituída pelos ricos da região. Depois, veio a intervenção da coroa portuguesa, que se valia do padroado régio. Dom Pedro I reafirmou a Senhora da Conceição como padroeira do império brasileiro, tolerando como apêndice o título de Aparecida. Mas, sua cor negra foi alvo de intolerância. Em 1854, o bispo da diocese de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Melo, tentou branqueá-la, mandando que se queimassem as estampas em que ela era representada negra e apresentando para a difusão uma estampa da Aparecida na cor branca, que mandara imprimir na Franca. E o episcopado brasileiro, após longa ausência nas romarias do povo, e sem ter visto em Nossa Senhora Aparecida o significado de libertação dos escravos, quando se estabeleceu a República empenhou-se na utilização desta devoção popular em sua campanha de restauração católica, numa militância anti-secularista e anti-positivista.

Sob o controle da hierarquia, a igreja velha foi ampliada, declarada santuário episcopal em 1893 e confiada aos missionários redentoristas alemães. A imagem foi solenemente coroada em 1904. em 1908, o santuário recebeu da Santa Sé o título de basílica menor.

Na década de 1930, o episcopado brasileiro conseguiu reunir grandes massas de fiéis e ostentar, diante do governo secular, o poder da nação católica. Dom Sebastião Leme proclamou, a 31 de maio de 1931, o título de Rainha e Padroeira do Brasil, que, no ano anterior, o papa Pio XI havia concedido à imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Junto a um milhão de fiéis e perante as autoridades civis e militares, a Igreja mostrou sua competição com o populismo de Getúlio Vargas. Em 1980 inaugurou-se a basílica nova, ocasião em que a imagem milagrosa recebeu, da Santa Sé, a rosa de ouro. O governo secular, por sua vez, deu-lhe um feriado nacional.

Entretanto, a santa do não-lugar, protetora dos sem-lugar, escapa ao controle e subverte as fronteiras estabelecidas. Ela se deixa bricolar, no seu significado, por pessoas despossuídas e dadas aos sincretismos. Ela se enegrece. Através dela, a adesão de coração ao evangelho, impossibilitada pela opressão colonizadora, se faz por um outro registro. Ela legitima, por um desvio, o processo sócio-cultural-religioso dos pobres.

Em seu cântico de libertação, o Magnificat (Lc 1, 46-55), Maria revela o que há de mais profundo da espiritualidade vivida, no povo da Primeira Aliança, pelos anawin, pelos profetas e pelos cantores da libertação dos pobres. É consciente, inteira e jubilosamente como servidora, que ela se coloca, junto com seu Filho, na ação de Deus que subverte a lógica da opressão e da exploração. É a primeira discípula, mulher de fé a toda prova. Nas Bodas de Caná (Jo 2,1-12),  ela abre a ação subversiva do seu Filho e se adianta a Ele. Ele faz as talhas destinadas às abluções ficarem transbordantes do melhor vinho: da escravidão da lei vai para a vida abundante para todos e todas; da coerção vai à verdadeira liberdade, do dogma ao ser humano, da repressão à festa.

Na América Latina e Caribe, crescentemente os conceitos do catolicismo libertador se assentam no simbolismo tradicional da Mãe dos pobres, sempre presente e protetora. Maria é também companheira de caminhada, lutadora corajosa, junto com outras Marias do povo. Especialmente através das comunidades eclesiais de base, das minorias proféticas, grupos e movimentos de pessoas que vivem sua fé cristã empenhados na transformação da sociedade, Ela vem sendo reconhecida numa afirmação sócio-religiosa de identidade dos negros, índios e mestiços. A conscientização se faz mantendo vivo o sentido religioso e ressignificando elementos da religião popular.

No santuário de Aparecida, é preciso escutar a voz de Maria que canta a ação do Deus libertador dos pobres. Como discípulas e discípulos do seu Filho, temos que reafirmar e atualizar a opção pelos pobres, buscando dar respostas concretas e eficazes para os problemas de injustiça que persistem nas relações sociais de classe, gênero, raça/etnia, geração, cultura. Temos que abraçar a inculturação da boa nova, inclusive no diálogo aberto e solidário com as inusitadas recomposições do imaginário do povo.

Com os pés despidos para sentir o chão por onde vão pés dos romeiros, poderemos participar do Cântico de Maria, nele inserindo as maravilhas que Deus Pai e Mãe tem operado entre os povos da América Latina e Caribe.

Maria Cecília Domezi.


Artigos relacionados

Artigos

Novo reitor no seminário de Londrina

O Pe. Michel da Rocha, 42 anos, é o novo reitor do Seminário Xaveriano de Londrina (PR). Ele nasc...
Artigos

Um ano do papa Francisco

O primeiro ano de pontificado do Papa Francisco constitui um bom motivo para um olhar ao mesmo te...
Artigos

61ª Assembleia Geral da Conferência da CNBB

Os 442 bispos estão buscando encontrar caminhos de evangelização no Brasil. Para isso tem se reun...
Artigos

Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões

Santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, morreu em 1° de ou...