CASA COMUM

  • ELIZETE DA APARECIDA TOLEDO
  • Leigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Lanço um convite urgente para renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós (Papa Francisco Ls 14).

 A complexidade da crise sócio-política-ambiental que é apresentada pelo Papa Francisco de diferentes modos, demonstra uma preocupação que deveria ser de todo ser humano, quiçá dos cristãos católicos que sentir-se-iam motivados a entrar nessa tarefa de cuidar da nossa casa comum. Papa Francisco destaca ainda que é cada vez mais comum uma sociedade agressiva e globalizada, portando a missão de cada um estará repleta de desafios para superar a desigualdade, injustiça e a segregação.

Neste ano de 2019 fará quatro anos da publicação da Laudato si e o que já mudamos em nossas práticas relacionais com a natureza e com o homem e vice versa? Somos conclamados a realizar uma mudança, na radicalidade do Evangelho, com relação ao meio ambiente com mudanças no estilo de vida, na economia e na forma como tratamos a Terra.

Para nos questionarmos neste mês de abril de 2019: Como Laicato Xaveriano Brasil Sul, como temos enfrentado estes desafios urgentes e que exigem respostas? Temos cumprido nossa missão profétca de ser "sal da terra e luz do mundo"  junto com nossa comunidade de base e em nosso trabalho? Temos respondido acertivamente aos apelos do Papa Francisco quanto aos cuidados com a nossa Casa Comum?