Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

APELO DO PAPA NO CUIDADO COM A CASA COMUM


Para este mês de setembro/2019, Papa Francisco nos pede que rezemos pela proteção dos oceanos:  Para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos.

O mês de setembro inicia com a Jornada Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, instituída pelo Papa Francisco. A celebração deste dia é uma chamada de atenção a todos pela necessidade urgente de cuidarmos do planeta Terra, que vive uma gravíssima degradação, pondo em questão o futuro das novas gerações. Na sua intenção de oração, o Santo Padre pede uma maior atenção ao cuidado dos oceanos, e por aqueles que, a nível das decisões políticas, científicas e económicas podem tomar decisões de modo a contrariar os danos que estão a ser feitos.16049974 303

A comunicação social e as redes sociais têm, nos últimos anos, mostrado aspetos muito preocupantes sobre os oceanos, a imensa quantidade de lixo, especialmente plásticos, que põe em risco a sobrevivência de muitas espécies e o equilíbrio do ecossistema, com implicações já a curto prazo na vida humana. A Igreja representa uma grandíssima percentagem da população mundial e, por isso, somos chamados ainda mais a ser os primeiros a assumir com firmeza boas práticas ecológicas para proteger os oceanos.

Os plásticos que usamos e deitamos fora, o lixo que não reciclamos nem reutilizamos, temos consciência do impacto desta negligência? Um dos grandes problemas que temos é que não vemos em primeira pessoa o resultado dos nossos desperdícios. Quando deitamos o lixo fora, pensamos onde ele vai parar? Quando não separamos o lixo, não temos critério na compra de artigos que não são ecológicos, estamos a contribuir, numa pequena escala, para um drama futuro com consequências terríveis para a natureza. Se cada cristão levasse a sério este desafio do Papa, conseguimos imaginar as boas consequências que daí poderiam advir?

02 09 oceanos peixes corais foto pixabayVamos rezar juntos?

Pai de bondade, criaste o mundo para nós e confiaste aos teus filhos a obra da criação. Nós te pedimos perdão por não sabermos cuidar da beleza que nos foi confiada e usarmos de forma egoísta e irrefletida os recursos que necessitamos para viver. Pedimos-te perdão pela nossa falta de sensibilidade e amor para com a natureza e para com os teus filhos e filhas que sofrem as consequências das nossas más opções. Dá-nos luz para optarmos decididamente pela defesa da criação, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para fazer da Terra o lugar de beleza que sonhaste para nós. Pai-Nosso... Ave Maria... Glória...

Desafios para este mês:74c55d5920dc9c812f81a3a4c7b4a966

– Procurar informar-se, na internet, através das redes sociais e outras publicações, do impacto e dimensão da poluição dos oceanos e as consequências que trazem para o futuro do planeta. Tomar conhecimento das boas práticas que devem ser adotadas em casa, nas escolas, nos locais de trabalho, etc...

– Em casa, tomar decisões sobre as coisas que se compram, a quantidade de plástico, matérias poluentes e os resíduos que se criam. Optar pela regra ecológica do: reduzir; reciclar; reutilizar.

– Na própria comunidade, pensar como as instituições ajudam à sensibilização para boas práticas ecológicas, falando disso nas celebrações litúrgicas, na catequese, na implementação da separação do lixo, na diminuição dos desperdícios, no uso de materiais recicláveis, etc...

– (Re) pensar a forma de consumo: precisamos de tudo que compramos? São bens indispensáveis à nossa sobrevivência ou fruto do desejo de consumir?

FONTE: Rede Mundial de Oração do Papa


Artigos relacionados

Leigos

E A MISSÃO CONTINUA...

Acompanhar e animar as diferentes realidades dos grupos de base do Laicato Xaveriano Brasil Sul, ...
Leigos

ESPIRITUALIDADE DOS LEIGOS XAVERIANOS DO PARÁ

No último dia 17 de março, na Paróquia São Francisco Xavier, aconteceu a espiritualidade anual do...
Leigos

Atitudes para viver o Ano do Laicato

O cristão leigo é chamado a viver como discípulo de Jesus Cristo em seu dia a dia. Como...
Leigos

CNLB LANÇA NOTA EM DEFESA DA VIDA

O tempo do Advento nos aproxima e nos motiva a olhar o presépio de Jesus, lugar onde a vida se fa...