ESPIRITUALIDADE DOS LEIGOS XAVERIANOS DO PARÁ

  • Telma Vilas Boas
  • Leigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

No último dia 17 de março, na Paróquia São Francisco Xavier, aconteceu a espiritualidade anual dos leigos Xaverianos do Pará, com o tema: “Laicato Xaveriano e politicas publicas”.

Tivemos Francisco Batista, da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Belém, para desenvolver o tema. Onde expôs a deficiência das politicas públicas: na segurança (perda de vidas), na educação, no saneamento básico. ”Temos que ter ’consciência  critica’ para garantir nossos direitos como cidadãos, pois é o pobre que sente na pele a falta de politicas publicas e não a classe privilegiada que vive em uma bolha”.

Padre Saul Ruiz, relatou sobre os povos indígenas na Amazônia: “O governo tem que entender que eles precisam ser ouvidos (diálogo é necessário e urgente)”. Há muita exploração, migração, nacionalismo e coronelismo. Também falou do carisma Xaveriano.

Tivemos o testemunho, em vídeo, da leiga missionária Xaveriana Ruth, que está no Oiapoque, contando sua experiência com os povos indígenas e os povos da fronteira, onde existe muita exploração sexual, drogas e discriminação.

Houve uma linda celebração com os padres: Saul, Xavier, Valter e Elias, que estava aniversariando, e um testemunho da irmã Naíra, Xaveriana de Maria, sobre sua missão em Camarões, na África.

Finalizamos com um almoço partilhado.

 

IMG 20190317 WA0037

 

IMG 20190317 WA0124

 

IMG 20190317 WA0121

 

IMG 20190317 WA0007