Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Carta do Superior Geral dos Xaverianos ao laicato xaveriano


"Cada um de nós esteja pois intimamente convicto que a vocação, à qual fomos chamados, não poderia ser maior nem mais nobre, como aquela que nos aproxima de Cristo autor e consumador da nossa fé e dos Apóstolos " . (CT 1).

Queridas irmãs e queridos irmãos,

Aproveito a ocasião do dia 5 de novembro, em memória do nosso Pai e Fundador, São Guido Maria Conforti, para enviar a cada um de vós as minhas mais fraternas saudações, onde quer que estejais nos diversos países onde estamos presentes.

Este ano é de particular graça para a nossa família Xaveriana. Celebramos o primeiro centenário da aprovação das primeiras Constituições, ocorrida em 6 de janeiro de 1921. Este fato tem um significado muito específico e particularmente relevante para todos nós. Este é o reconhecimento oficial do carisma xaveriano pela Igreja. O carisma xaveriano é, portanto, reconhecido como um dom do Espírito para o bem do projeto de Deus para a humanidade.

É neste contexto do Ano Jubilar e do dia 5 de novembro, queridas irmãs e queridos irmãos, que vos escrevo uma carta pela primeira vez. O objetivo é muito simples: iniciar a elaboração de um Projeto Xaveriano para os Leigos, seguindo as indicações do XVII Capítulo Geral, celebrado em 2017.

As nossas Constituições, no número 1, dizem: "O Espirito do Senhor, que anima a Igreja e renova continuamente nela a consciência de sua missão no mundo, inspirou o Bispo Dom Guido Maria Conforti, a doar-se pela evangelização dos não-cristãos e a reunir numa comunidade missionaria homens chamados a consagrar a Deus a sua vida pelo mesmo ideal" (C 1).

Fala-se de uma comunidade missionária. Naquele momento, obviamente apenas masculina. Cem anos depois do seu início, esta comunidade missionária torna-se, à imagem da Igreja como Povo de Deus, a Família Xaveriana, composta por religiosos e leigos, celibatários e casados. O que nos une como família é uma vocação comum: dar "a nossa pobre contribuição para a realização do vaticínio de Cristo, que deseja a formação de uma única família cristã que abrace a humanidade" (CT 1).

Nos próximos dias vocês receberão da parte da Direção Geral, uma carta que tem por objeto: Elaboração do “Vademecum” dos Leigos Xaverianos. Ela especifica os passos a serem seguidos e indica os temas e perguntas para a elaboração do "Vademecum". O método de trabalho é simples: parte da reflexão pessoal, continua com o intercâmbio no grupo local e, finalmente, faz-se uma síntese em nível de Circunscrição; síntese que será enviada para o Padre Javier Peguero até o dia 28 de fevereiro de 2021.

“Recebida a síntese das reflexões, lê-se na carta citada, a Comissão para o Laicato Xaveriano as estudará cuidadosamente e a seguir procederá à elaboração do primeiro esboço do "Vademecum" que, assim que estiver pronto, será enviada aos responsáveis dos leigos e xaverianos das Circunscrições para fazerem correções ou sugestões.

A intenção é construir juntos um documento ao qual se refere todo o Laicato Xaveriano, a ser entregue no próximo Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos, previsto para o verão de 2023”.

Queridas irmãs e queridos irmãos, este caminho requer obviamente o envolvimento de todos. E isto é o que vos peço: que cada um dê o melhor de si na reflexão e na partilha, para encontrar o caminho certo que o Senhor nos pede que percorramos. “Se o Senhor não constrói a casa, os construtores trabalham em vão. Se o Senhor não protege a cidade, as sentinelas vigiam em vão” (Sl 127). É necessário, pois, colocar-nos na presença do Senhor e deixar que nos fale através da sua Palavra, dos Documentos Fundamentais da nossa Família, do contexto geográfico e existencial em que vivemos, a parte da humanidade que ainda não conhece Jesus Cristo ou vive como se nunca tivesse existido, a partilha de irmãos e irmãs com os quais formamos o mesmo corpo. O Senhor fala conosco por meio de todas essas mediações. Exige de nós uma disposição total para buscar e desejar a vontade de Deus - que é o amor - para a humanidade em geral e para nós de uma maneira particular.

A Família Xaveriana se enriquece com o dom da vossa vocação laical. Agradeço-vos, portanto, o dom de cada um de vós, a vossa disponibilidade e generosidade, porque agora estais presentes em todos os países dos continentes em que nos encontramos na África, Ásia, América e Europa. Juntos, como Família, caminhamos para o encontro com o Senhor abrindo os nossos braços e o nosso coração a todas as pessoas que encontramos no caminho da nossa vida, com suas origens, culturas, línguas, sensibilidades, religiões... colaborando com o Espírito Santo na realização do sonho de Deus: fazer do mundo uma só família!

Ajudemo-nos a caminharmos unidos na oração evangélica, no amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus, na fraternidade que nos faz irmãs e irmãos entre nós, e na paixão e no empenho quotidiano pela humanidade, especialmente pelos mais pobres, marginalizados, vítimas de um sistema estruturalmente injusto, que reduz muitas pessoas a viverem sem dignidade humana.

Celebramos o 5 de novembro e celebramos o primeiro centenário da aprovação das primeiras Constituições: o que de melhor oferecemos ao Senhor senão a nossa total disponibilidade para percorrer o caminho por Ele indicado? Este caminho concretiza-se na missão que a Igreja confiou à Família Xaveriana, religiosos e leigos, celibatários e casados: que nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos!

Que o Senhor abençoe a todos, vossas famílias e vossos países!

São Francisco Xavier e São Guido Maria Conforti, rogai por nós!

Fraternalmente,

Fernando García Rodríguez, sx

Superior Geral


Artigos relacionados

Leigos

2020: A VIDA É MISSÃO EM FAMÍLIA

Mensagem de Novo Ano da Coordenação do Laicato Xaveriano Brasil Sul. Neste ano de 2019, os (a...
Leigos

Dia nacional dos leigos e leigas – Festa de Cristo Rei

É com grande alegria que neste domingo, 20 de novembro, Festa de Cristo Rei, celebraremos o ...
Leigos

O chamado Deus para a missão na sociedade

O chamado Deus, vai para além da subjetividade da própria fé. É assim que vejo a minha experiênci...
Leigos

O Laicato Missionário Xaveriano

A família Xaveriana tem um longo caminho a percorrer no laicato missionário. A congregação não te...